terça-feira, 14 de abril de 2015

NOTÍCIAS SOBRE A GREVE DE PROFESSORES EM PERNAMBUCO: PAULO AMEAÇA CORTAR O PONTO DOS GREVISTAS, ESCOLAS DO SERTÃO ADEREM EM QUASE 100% E EDÍLSON SILVA ENTRA COM AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA O GOVERNO

A VIDA NÃO ANDA FÁCIL PARA OS EDUCADORES DE PERNAMBUCO. Após prometer em campanha que dobraria o salário dos docentes em quatro anos de governo, o governador Paulo Câmara não consegue nem implantar o piso para toda a categoria. Sob alegações que a crise econômica também atingiu Pernambuco e que piso não é igual reajuste, o governador, na prática, premiou apenas professores que possuíam o antigo magistério, deixando de fora mais de 40 mil mestres. 

Os professores declararam greve na última sexta-feira e hoje a queda de braço com o governo já se mostra ferrenha. O G1 trouxe a notícia de que, no Sertão, quase 100% das escolas aderiram à greve:

"Em Petrolina, no Sertão pernambucano, três das 44 escolas da rede estadual de ensino tiveram aulas na segunda-feira (13), primeiro dia letivo após a greve deflagrada na última sexta-feira (10). O motivo da paralisação das atividades por tempo indeterminado é a reivindicação de reajuste salarial em 13,01%, de acordo com a Lei do Piso Salarial anunciada este ano. Em outras cidades do Sertão como Dormentes e Lagoa Grande, a adesão à greve foi de quase 100%, segundo o sindicato da categoria.
De cordo com o Secretaria de Educação de Pernambuco, em todo o estado, 574 unidades de ensino não aderiram à greve, o que equivale a 55%. Ainda segundo a Secretaria outras 239 escolas tiveram paralisações parciais. Entretanto, no Sertão do estado a adesão foi maior, segundo a coordenação regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe)."
O BLOG DE JAMILDO TROUXE NOTÍCIA DE QUE O GOVERNO VAI CORTAR O PONTO DOS GREVISTAS
"....Mesmo frisando que busca manter o compromisso com a valorização dos profissionais de educação do Estado, o Governo Paulo Câmara decidiu fazer a publicação de portaria, nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado, sobre os procedimentos em relação à greve dos profissionais da educação do Estado.
A portaria vai determinar a apuração da frequência dos servidores que não comparecerem nas unidades de trabalho da Secretaria de Educação, por motivo de greve e diz que eles terão o desconto dessas faltas na sua remuneração.
“Interromper as atividades escolares é uma medida que traz prejuízos principalmente para os alunos, familiares e aos próprios profissionais”, diz o governo em nota oficial.
Os servidores contratados temporariamente que aderirem à paralisação poderão ter os seus contratos de trabalho rescindidos.
Já os servidores lotados nas escolas de referência que aderirem à paralisação poderão ser removidos para posterior localização em outra unidade de trabalho, sendo aberto processo para a substituição destes.
O Governo Paulo Câmara também disse que manifesta a intenção de continuar negociando e e pediu que o Sindicato dos Profissionais em Educação de Pernambuco (Sintepe) interrompa a paralisação.
“Nós estamos recorrendo ao bom senso da parcela dos professores que estão em greve para que retomem as suas atividades nas escolas. A retomada da negociação só será realizada caso haja a suspensão da greve e, consequentemente, retorno ao trabalho”, informa a Secretaria de Educação.'
E O SISTEMA JORNAL DO COMMERCIO INFORMOU QUE EDÍLSON SILVA ENTROU COM AÇÃO PARA DEFENDER OS PROFESSORES:
" ...O deputado estadual e presidente do PSOL em Pernambuco, Edilson Silva, promete anunciar da tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça (14) à tarde, que seu partido entrará com mandado de segurança contra a ideia do governo de cortar o ponto dos professores grevistas.
Neste momento os advogados estão trabalhando na argumentação jurídica, que o deputado e presidente do PSOL detalhará quando anunciar oficialmente a ação judicial.
Na segunda (13), o governo do Estado divulgou nota informando que vai descontar os dias de paralisação dos salários dos grevistas. O governo destaca que a retomada da negociação com a categoria só será realizada caso haja a suspensão da greve e, consequentemente, retorno ao trabalho desses profissionais."

ISSO TUDO EM APENAS DOIS DIAS DE GREVE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!