domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sobre festejar o Carnaval em Venturosa ou Não



Escrever este post é difícil. Quando nos propomos a comunicar algo devemos sempre usar da ética em nossos argumentos, principalmente quando o assunto não é unanimidade! 

Esse ano divulguei, aqui no blog, a programação do Carnaval de algumas cidades como Pesqueira e Alagoinha. Mas devido a gravidade da seca algumas cidades que historicamente realizam grandes festas de carnaval, como Buíque, optaram por não fazê-lo esse ano de 2013. Até agora Venturosa não divulgou sua programação oficial.

Então pergunto: é certo ou errado decidir por não realizar o Carnaval municipal?

Como expressei no início é uma resposta difícil. Em Filosofia aprendemos a complexidade de elaborar uma resposta que atenda aos critérios éticos e morais. Poderia simplesmente dizer "que falta de organização!", "já no começo do mandato e nem carnaval faz?". Mas aí vejo o caso das comunidades sem água. No Tará, até a semana passada, cada casa recebia somente três latas d´água para seu consumo, dia sim, dia não! O dessalinizador estava parado e o caminhão pipa também. Barbado, Campo Grande, Olho D'água, Carrapateira e tantas outras comunidades rurais sem água, sem contar a Zona Urbana! As escolas já cogitam como manter água e merenda em tempos de estiagem. 

Então surge outra resposta, caso o poder público optasse (ou opte) por realizar o Carnaval em Venturosa. Muitos poderão dizer: "A gente sem água e eles gastando dinheiro com festa"! 

Difícil agradar a todos, por isso é uma coisa que nunca deve ser tentada por ninguém. Não vamos atirar pedras se a decisão do gestor municipal seja não realizar o Carnaval 2013, há muitos motivos para isso. Mas para que isso ocorra, o dinheiro que seria gasto com o evento deve empregado de forma correta e eficiente em políticas públicas que diminuam o drama da seca. Qualidade de vida antes das festas, o que não pode nem deve ocorrer é o povo ser penalizado por ineficiência ou falta de vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!