domingo, 24 de fevereiro de 2013

Eduardo Campos se reúne com Prefeitos em Gravatá, mas o alvo é o Palácio do Planalto.



Governador de Pernambuco anuncia aplicação de recursos diretamente nos municípios, mais liberdade para os prefeitos e que está no páreo para as eleições de 2014



A cada dia o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dá mais um passo para pavimentar seu nome entre os presidenciáveis de 2014. O encontro com prefeitos dos 184 municípios de Pernambuco na cidade de Gravatá é mais um episódio da jornada iniciada por Eduardo rumo à presidência.

Em Janeiro a presidente Dilma promoveu um encontro com os prefeitos em Brasília (http://emersonluizgalindo.blogspot.com.br/2013/01/atencao-prefeitos-dilma-facilitara.html) para, entre outras coisas, reforçar seu contanto e fortalecer sua base para as próximas eleições presidenciais.
Campos se reuniu com prefeitos de todo estado para celebrar seu modelo de gestão e anunciar o que tem sido apelidado pela impressa pernambucana de “pacote de bondades”. Explico: O governo do estado vai liberar R$ 612 milhões em recursos para os municípios. Eduardo criou o Fundo de Desenvolvimento dos Municípios – FDM, e é por ele que os repasses serão feitos diretamente aos municípios, com menos burocracia que o governo federal, já que será utilizada livremente pelos prefeitos.

Não precisamos nos esforçar muito para imaginar como os prefeitos ficaram felizes com essa notícia, já que dos 184 municípios pernambucanos 174 estão temporariamente impedidos de firmar convênios com a União por apresentarem algum tipo de irregularidade no Cadastro Único de Convênios da Secretaria do Tesouro Nacional.  Só em Janeiro desse ano 169 municípios pernambucanos já apontam irregularidades.
Ao propor um novo modelo de repasse Eduardo Campos critica a burocratização do governo federal e indiretamente o modelo de gestão da presidente Dilma. Em sua fala o neto de Arraes afirma claramente que é preciso romper o binômio PT – PSDB.

Embora tenham sido aplaudido pelos prefeitos ao anunciar o “pacote de bondades” muito desse montante será administrado pelo próprio estado, já que está diretamente ligado a projetos como o mãe coruja e o academia das cidades. O restante deve ser empregado diretamente em obras de Infraestrutura, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Pois é prefeitos, vamos arregaçar as mangas!

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!