sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Abastecimento de Água em Venturosa pode ser suspenso em breve.





    Segundo informações recentes a água da barragem da Ingazeira (Venturosa - PE) foi analisada e mais uma vez chegou a níveis impróprios para o consumo humano. O risco de transmissão de doenças por meio de bactérias ameça a suspensão do fornecimento de água da cidade pela Compesa. 
A cidade já sofre a meses com a escassez de água provocada pela longa estiagem. Desde maio deste ano o blog do professor Emerson Luiz já alertava para o drama enfrentado pela população de Venturosa, principalmente das áreas rurais que a essa época já eram abastecidos por carros-pipas. De acordo com declarações o abastecimento de água pode ser suspenso no final deste mês de novembro. Em teoria a barragem - única fonte de água do município - ainda suportaria quatro meses de estiagem, mas o nível de bactérias e toxinas teria atingido um nível crítico.
A Ingazeira projetada para comportar 4.800.000m3 de água, mas vem sofrendo há anos com as falhas humanas. A rede de esgoto da cidade é lançada no curso dos seus afluentes, além da mesma receber parte da água de um açude - totalmente poluído - na época das chuvas. Em relatório do IBGE publicado em 2008 já apontava para o assoreamento dos cursos de água e a constante poluição da água no município de Venturosa. Para piorar ainda mais a situação parte da rede de esgotos da Vila próxima a barragem é lançada dentro dela.



O descaso de sucessivos governos, a conivência de boa parte da população e o histórico das estiagens do Nordeste hoje compõe um quadro crítico que atinge a todos os venturosenses. Esse quadro só poderá ser superado com a chegada das chuvas - que segundo os meteorologistas continuaram escassas no ano de 2013. - mas, como é comum ao forte homem do Nordeste, colocaremos nossa fé em Deus, este que nunca abandona o seu povo.

Mas que este quadro sirva para alertar nossas autoridades e os populares a elaborar e exigir políticas públicas para combater o assoreamento dos cursos de água  e rios, a revitalização de suas margens, o reordenamento das redes de esgoto e uma nova postura diante dos nossos recursos naturais. Como dizem os indianos:

"Só reconhecemos o valor da água quando a fonte seca".

Emerson Luiz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!