segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Salve o povo Guarani – Kaiowá porque já tem muita gente cuidando de Jorge.


O assunto tem percorrido as redes sociais nas últimas semanas. O drama enfrentado pelos índios da etnia Guarani – Kaiowá. Como tantos outros povos indígenas no Brasil eles lutam para assegurar em lei o direito a retomada de suas antigas terras. Mas isso não envolve apenas a posse de terras. Para os índios isso quer dizer o direito inalienável à vida, a preservação de sua cultura, a perpetuação de suas tradições e a continuidade de todo um povo.

Para os fazendeiros e megaempresários do agronegócio terra quer dizer lucro, e lucro quer dizer muito dinheiro. São eles que elegem deputados e senadores das bancadas ruralistas, são do seio de suas famílias que nascem juízes, desembargadores, oficiais de justiça, delegados da polícia federal, prefeitos e vereadores, e claro e não menos importante que cooptar o sistema a seu favor, é do bolso deles que sai boa parte da publicidade das revistas e emissoras de televisão.

Os guarani Kaiowá se encontram acampados há um ano nas terras dos seus ancestrais, terra que para eles é sagrada. O grupo de 170 indígenas se fixou em terras de uma fazenda à beira do rio Hovy, no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.

Ante o temor de serem expulsos dessa terra pela Justiça Federal os índios já expressaram por meio de carta que de lá não sairão vivos. Contra eles já se levantou a lei da força, aquela usada pelos fazendeiro que contratam pistoleiros e usam a seu favor da mão do Estado contra as minorias.

A revista VEJA também já fez seu papel de instrumento da extrema direita conservadora. Criminalizou os índios, acusou os manifestantes de ignorantes e de desconhecerem a realidade e elogiou a produtividade agrícola do Mato Grosso do Sul. O “rei” Pelé emprestou seu prestígio para a turma da senadora Kátia Abreu e estrelou um comercial dos ruralistas marcando um enorme gol contra a ética e a dignidade. Vestido com as cores da seleção brasileira o "rei" apoiou aqueles que se colocam contra direitos básicos dos povos indígenas.

Estudantes se mobilizaram em Brasília em defesa dos Guarani e Kaiowá. Milhares de pessoas tem aderido a essa campanha nas redes sociais. “Todos somos Guarani – Kaiowá” compartilham e “curtem” insistentemente como forma de chamar a atenção para o drama dos índios, torcendo para que a justiça não seja tão cega.

No horário nobre a Globo traz a tona o tema do tráfico de seres humanos. Atravessa o atlântico para narrar o drama dessas pessoas enquanto fecha os olhos para o que acontece em nossas rodovias e no interior dos nossos estados. SALVE JORGE? NÃO! Já tem muita gente preocupada com ele, vamos salvar os nossos índios, nossas matas, nossa cultura, nossas famílias e o futuro dos nossos jovens, quem sabe assim conseguimos salvar também a nossa dignidade e o orgulho de sermos brasileiros.

Emerson Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!