quarta-feira, 6 de junho de 2012

Artigo de opinião - Joédson Almeida

Este é o segundo artigo (na verdade uma crônica) que recebo de Joédson, filho de Venturosa que hoje reside em São Paulo. Joédson é historiador formado pela USP, uma das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do país e deu-me a honra de uma segunda contribuição.

Segundo ele, o texto a seguir nasceu das redes sociais. Um comentário que gerou uma série de réplicas e tréplicas. A proposta então foi transformar esta pequena "fala" numa crônica. Tomo a liberdade de postá-la junto aos artigos de opinião produzidos pelos leitores deste humilde blog.


AMO MINHA CIDADE PORQUE....



Joédson Almeida


"Ela dispõe de água potável em abundância, jorrando das torneiras dia e noite, por isso nem é preciso recorrer a carros-pipa para compra-la, pois ela conta com serviço autônomo de água e esgoto, que foi municipalizado, muito eficiente. Ela trata 100% do esgoto, reaproveitando assim a água tão rara na região. Ela dispõe de diversos poços artesianos, equipados de dessalinizadores para transformar água salobra em água potável; ela dispõe de um amplo teatro municipal para encenação de peças, inclusive, para uso de outros tipos de manifestações culturais; ela dispõe de uma grande biblioteca com amplo acervo, sendo esse um dos espaços mais frequentados pelos jovens; ela dispõe de uma agenda cultural variada e uma vez por ano acontece um grande evento nos moldes do FIG e da Virada Cultura de S. Paulo, claro que em menor proporção, por isso seu povo sequer canta o “tchu tcha tcha tchu tchu tchã”, pois o que rola no evento é o mangue-beat, o maracatu, o frevo, a toada, etc., atraindo assim centenas de pessoas de todo o Brasil; ela dispõe de avenidas e ruas bem delineadas, de dar inveja a Curitiba, Brasília, Niteroi, etc., todas pavimentas com asfalto, tudo isso graças a sua moderna lei de zoneamento urbano que é seguida à risca, por isso é possível entrar de carro em todas elas sem nenhuma dificuldade para manobrar; ela dispõe de coleta seletiva de lixo, inclusive, parte desse lixo se transforma em energia; ela dispõe de praças e parquinhos para as crianças, em cada quarteirão, por isso não falta espaços para o lazer; ela dispõe de infraestrutura esportiva moderníssima para prática de todas as modalidades, incluindo um campo de futebol invejável; ela dispões de muitas empresas de pequeno e médio porte que emprega muita gente, pois seu parque industrial é um dos mais modernos, se levado em conta o porte da cidade; ela dispõe de centro técnicos para treinamento e qualificação da mão de obra com cursos na área de tecnologia da informação, mecatrônica e outros de menor grau de complexidade. Tudo isso graças a boa administração de todos os seus governantes, incluindo o atual"
 

A intenção da crônica não foi criticar a atual administração e sim todas elas, mas sobretudo, fazer uma provocação, no bom sentido, ou seja, fazer com que as pessoas analisem e reflitam sobre a realidade e olhem para o futuro. Não vendo tudo o que menciono como uma utopia e sim como algo possível e ao alcance, pois basta esforço e vontade política, sobretudo, uso adequado das verbas públicas, uma vez que o problema do nordeste não é a seca e sim a falta de políticos sérios. O sertanejo deve conviver com a seca e se adaptar a ela, encontrando formas de garantir uma vida digna sem depender de favores de ninguém, acima de tudo, dos políticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!