terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mensagem aos alunos do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde

Senhores pais, meus ilustres colegas professores e meus amados alunos, boa noite! Não posso esconder a alegria que senti ao ser escolhido para essa difícil tarefa: sintetizar numa fala emoções tão intensas quanto a que cada um de nós vivenciou durante essa caminhada. Assim como aquele que se banhou em um rio e ao sair percebeu que tanto ele quanto o rio sofreram mudanças, nenhum de nós, professor ou aluno, permaneceu o mesmo. Não falo apenas do conhecimento lógico matemático, do funcionamento da incrível máquina humana ou do poder impressionante das palavras! Também não estou me referindo a discussões de geopolítica, de conflitos internacionais ou de eventos que marcaram a história da humanidade, falo de coisas mais profundas e não menos importantes: de sonhos e conquistas, da formação plena dos homens e das mulheres que moldarão de forma decisiva o mundo de amanhã.
Numa sociedade que caminha assustadoramente para o individualismo, cultuando o hedonismo, tantas escolas tem se deixado seduzir por esse modelo de competitividade que esqueceram de sua missão fundamental. Optam por slogans e frases de efeito que mostrem o seu diferencial: se arvoram em “berços de líderes”e “fábrica de feras”, locais onde o sucesso está garantido. Quando adentrei no Colégio Cardeal fiquei tocado com a sua proposta. Nossos alunos tem se destacado nos esportes, em atividades culturais e sendo aprovados em vestibulares cada vez mais concorridos, mas nunca um dos nossos professores ou funcionários abriu a boca para se referir ao colégio como uma fábrica de alunos autômatos, máquinas de responder questionários. O colégio Cardeal apresenta a cada um de nós a mais audaciosa proposta: um projeto de vida!
Um projeto de amor, de respeito a dignidade da pessoa humana e comprometido com uma formação plena, que envolva o conhecimento,a ética e a espiritualidade. E sem dúvida alguma, a mola propulsora desse projeto são vocês, amados alunos e alunas.
Nessa noite, tão singular e cheia de significado, vocês avançam mais um passo de uma longa e exaustiva jornada. O primeiro de muitos outros rumo a realização de seus sonhos. Sei que hoje estão diante de nossos olhos futuros engenheiros, médicos, juízes, pessoas que irão desempenhar bem os seus papéis profissionais, mas desejo acima de tudo ver em vocês hoje futuros pais e mãe amorosos, profetas de um novo tempo, construtores de uma sociedade mais fraterna e que cultive valores interiores e não exteriores belos e desprovidos de essência.
Alguém já disse que o que fazemos hoje ecoa na eternidade. Hoje o futuro se apresenta diante de vocês, talvez com novos medos e novos desafios a serem vencidos. Escolhas nem sempre fáceis, mas o importante é não perder a meta, não esquecer do grandioso projeto de vida do qual todos nós fazemos parte. Confiante que faço minhas as palavras dos meus pares, desejo que Deus possa abençoar cada um e cada uma de vocês, que lhes dê sabedoria em suas escolhas e a capacidade de perseverar no árduo trabalho de converter sonhos em realidades. Ralph Waldo Emerson afirmou que somos aquilo que pensamos ser. Fujam da tentação do querer ser melhor que, abracem o desejo amoroso de ser melhor para os outros, melhores filhos, melhores estudantes, melhores amigos, enfim, grandes seres humanos. Já possuímos ótimos técnicos, nos falta quem ame em demasia. Coragem! O sucesso é resultado de tudo isso aliado ao nosso esforço. Que ao término dessa noite, possamos sair daqui orgulhosos, não apenas pela etapa vencida, mas por fazer e ter feito parte desse grandioso projeto de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!