quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PRECONCEITO COM NORDESTINOS. CONTRA DILMA, MÉDICO XINGA PERNAMBUCO E GERA REVOLTA.


Pernambuco 247 - Uma reação exarcebada e preconceituosa contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff por meio das redes sociais acabou por levar ao cancelamento de uma palestra que seria realizada por um anestesista gaúcho no Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), que acontecerá ainda este mês no Recife. Em sua postagem, o anestesista demonstrou sua revolta: "Comunico que estou agradecendo o convite para palestrar em RECIFE no CBA deste ano, mas não vai dar. Não piso nesta terra de merda mais em toda a minha vida!", escreveu. Em Pernambuco a presidente Dilma obteve 70% dos votos válidos no segundo turno das eleições presidenciais.
De acordo com o portal G1 Pernambuco, a postagem – que seria de um ex-presidente regional da Sociedade de Anstesiologistas do Rio Grande do Sul - foi denunciada ao Conselho Federal de Medicina, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), ao Ministério Público Federal (MPF), à Câmara Municipal do Recife, à Assembleia Legislativa de Pernambuco, Governo do Estado de Pernambuco e à ONG SaferNet Brasil. Ainda segundo o G1, o médico foi procurado sem sucesso para comentar o caso. O seu perfil na rede social também teria sido apagado.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Fernando Matos, disse que, apesar de repudiar a atitude do profissional, o órgão de classe não tem como enquadrar o autor da postagem no código de ética da categoria. "Foi uma declaração imprópria, mas foi uma livre manifestação como cidadão, não foi dirigida a outro médico especificamente nem envolve a prática da medicina, por isso não cabe processo ético, uma providência tem que ser tomada em outro âmbito. O Conselho e os médicos do Rio Grande do Sul têm o maior respeito com população do Recife, trata-se de uma posição isolada", destacou.
O CBA informou que a comissão executiva do evento optou por decidir o cancelamento da participação conjuntamente com o médico. O CBA também emitiu uma nota de repúdio contra a postagem feita pelo profissional.
Veja abaixo a nota emitida pela organização do CBA.
"NOTA DE REPÚDIO
Foi com extrema indignação que lemos sua postagem em rede social se referindo de forma desrespeitosa ao Estado de Pernambuco, ao declinar do convite para palestrar no 61° Congresso Brasileiro de Anestesiologia.
Reconhecemos seu direito de não querer participar do CBA, afinal essa é uma decisão de foro íntimo. Mas repudiamos a maneira preconceituosa como o senhor tratou a população do nosso Estado, que inclui toda a categoria médica pernambucana.
O conteúdo da sua declaração mostra um preconceito inaceitável e não condiz com a postura que se espera de um profissional. Além disso, o meio utilizado para a recusa de um convite já aceito a apenas 20 dias da realização do congresso, demonstra descompromisso com a atividade associativa.
Aproveitamos para reafirmar que o CBA é um evento científico, apartidário, democrático e que tem como objetivo, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes, promover a união e o congraçamento entre todos os anestesiologistas. Temos convicção de que suas declarações contra Pernambuco, não refletem a opinião da maioria esmagadora dos anestesistas do nosso País.
Por fim, reafirmamos o espírito plural e fraterno com que estamos nos preparando para receber os colegas congressistas de todas as regiões do Brasil. Espírito esse que é uma marca registrada de todos os encontros de anestesistas e também do povo pernambucano.
Recife, 27 de outubro de 2014
Comissão Executiva do CBA - Congresso Brasileiro de Anestesiologia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!