quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Artigo de Opinião - Dryelly Anne fala sobre a importância do primeiro voto.


Mais uma vez a jovem Drielly Anne - estudante de Direito - nos brinda com mais um texto. Dessa vez ela aborda um tema mais que atual: a importância do primeiro voto. Uma jovem falando para jovens de todas as idades. A todos uma boa leitura!



Primeiro voto consciente: De sua importância pessoal à participação social.
           


Chegando perto das eleições, o protagonista desse período começa a se preparar. E para aqueles que entrarão nesse cenário pela primeira vez, a expectativa e o orgulho é maior, o sentimento de cidadão aflora e a estampa de 1º voto consciente circula.
            É certa a importância pessoal do 1º voto, pois nesse exato momento, o jovem passa a diretamente poder decidir os rumos do seu município, sendo efetivamente um cidadão. A alegria motivada por esse título, garantido a todos os brasileiros maiores de 16 anos, não tem uma explicação, percebe-se apenas que ela transparece no rosto de alguns e surge um jovem, ainda que inacabado com vigor necessário para transformar o mundo da política.
            Depois, podemos compreender que no âmbito social, esse voto jovem e consciente também é importante, podendo até dizer que define uma eleição ou uma direção que o município irá tomar. O jovem, sempre caracterizado pela criatividade e coragem, dispõe nesse processo, onde todos são chamados a decidir o futuro dos próximos quatro anos da nossa cidade, de meios para utilizar todas as suas qualidades em favor do bem comum. Com isso, muito mais que se promover ele com atitudes conscientes, responsáveis e democráticas pode dar um rosto jovem ao processo político do município e a cidade, em si própria.
            Depois dessa pequena visão duplicada é possível afirmar que, muito mais que um acúmulo de documentos, o primeiro voto traz em si um significado muito maior proporcionando ao jovem uma maior participação no processo democrático do país. No qual, o mesmo pode por meio de suas qualidades mudar velhas práticas do sistema eleitoral e ajudar no desenvolvimento consciente do país, do município e de seus cidadãos.
            Por fim, quero chamar a atenção para a importância maior: Ter consciência em todos os atos, analisar, refletir, observar e escolher pela melhor forma. Especificando um pouco mais, é preciso que antes de dar o primeiro voto as propostas do candidato escolhido sejam analisadas e refletidas. Ainda que a emoção nesse período seja intensa é preciso controla-la e ser mais racional.
            Desejo a todos um bom exercício da democracia!

Dryelly Anne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!