quarta-feira, 8 de junho de 2011

DOM FRANCISCO BIASIN É TRANSFERIDO DE PESQUEIRA E ASSUMIRÁ A DIOCESE DE VOLTA REDONDA NO RIO DE JANEIRO


O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 8, o pedido de renúncia dos bispos dom Roberto Gomes Guimarães, 75, da diocese de Campos (RJ), e dom João Maria Messi, 76, da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A renúncia de ambos tem como base o cânon 401 § 1º, que prescreve o pedido da renúncia do bispo ao completar 75 anos.
Para a diocese de Campos, o papa nomeou o bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói (RJ), dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Para Barra do Piraí-Volta Redonda, foi nomeado dom Francesco Biasin, transferido da diocese de Pesqueira (PE).


BIOGRAFIA

Dom Francesco Biasin é italiano de Arzercavalli (Pádua). Foi ordenado bispo de Pesqueira (PE) em 12 de outubro de 2003. Na última assembleia da CNBB, no mês passado, dom Francesco foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

Dom Francesco nasceu no dia 6 de setembro de 1943 e foi ordenado padre em Padova (Itália) em 20 de abril de 1968. Fez os estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior de Padova e especialização em catequese, em Milão. Veio para o Brasil como missionário “Fidei Donum” em 1972, radicando-se na diocese de Petrópolis (RJ).

Antes do episcopado foi vigário Paroquial na cidade de Fossò, Itália; assistente eclesiástico da Ação Católica - setor jovens. Na diocese de Petrópolis, foi pároco da paróquia de São Sebastião de Gramacho, em Duque de Caxias; coordenador da região pastoral da Baixada Fluminense e dos padres “Fidei donum” da diocese de Pádua no Brasil.

Na diocese de Duque de Caxias, criada em 1981, foi pároco da catedral; vice-presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Leste 1 da CNBB; membro da equipe central que preparou o 7º Encontro das CEBs em Duque de Caxias.
Na diocese de Itaguaí, foi vigário paroquial de Mangaratiba; diretor espiritual e professor de Pastoral e Teologia Espiritual no Seminário de Nova Iguaçu; pároco da paróquia Santa Terezinha de Piranema, em Itaguaí; diretor do Centro Missionário diocesano e administrador Diocesano de Itaguaí.

Seu lema episcopal é “Dar a vida pelos irmãos”.

Informações do site: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/alteracao-no-episcopado/6791-nomeados-novos-bispos-para-as-dioceses-de-campos-e-barra-do-pirai-volta-redonda

ATUALIZADO EM 09/06/2011

Carta do Pastor Dom Francisco à Diocese de Pesqueira - PE



"Dar a vida pelos irmãos"
Dom Francisco Biasin - Diocese de Pesqueira

“Há um momento para tudo
 e tempo para cada coisa debaixo do céu:
tempo de abraçar
e tempo de se separar.” (Ecl 3, 1.5)

No seu entendimento, o sábio da Antiga Lei descreve muito bem as fases alternas da vida dos
humanos sobre a terra e conclui: “Tudo o que Deus fez é apropriado em seu tempo!”. (Ecl 3,11)
Jesus, homem perfeito, não desdenhou de manifestar os seus sentimentos para com os discípulos sobretudo na hora da despedida: “... sabendo que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim!”. (Jo 13,1) Amados fiéis, após quase oito anos de feliz pastoreio no meio de vocês, a Igreja, através do Santo Padre, me pede de servir como Pastor outra porção do rebanho do Senhor. Acreditando que tudo o que Deus faz é bom para nós porque Ele é Pai que nos ama, desejo neste momento, expressar os sentimentos que passam no meu coração, sabendo que em breve espaço de tempo os deixarei para iniciar a nova missão que me espera.


O primeiro sentimento é de gratidão por ter experimentado a grandeza do amor de Deus através da Ordenação Episcopal recebida no meio de vocês e para vocês. Quem poderia duvidar que a praça da Catedral de Pesqueira, ao cair da tarde daquele dia 12 de outubro de 2003, estava repleta da força, da unção e da graça do Espírito Santo de Deus, sob o manto da Mãe Aparecida, no caloroso abraço do povo em festa pela chegada do novo pastor? 


Gratidão por ter experimentado constantemente a delicadeza e a docilidade de vocês como filhos e filhas, meus irmãos na fé, em seguir os ditames do Evangelho e as orientações da Igreja. Gratidão, enfim, por ter percorrido com vocês um trecho de caminho na história desta amada diocese, crescendo juntos em corresponsabilidade, compartilhando alegrias e dores, enfrentando os desafios do tempo presente, abrindo estradas novas e vislumbrando horizontes mais amplos para a evangelização e a missão.


Outro sentimento é de grande amor! Eu não sei se vocês me amaram mais ou se eu os amei mais. Tenho a impressão que foi uma competição no amor, onde quem venceu foi Jesus presente no meio de nós, tornando-nos um só corpo. Talvez seja por isso que este momento de despedida seja regado de algumas lágrimas e revestido de saudades! O que nos consola é que tudo quanto construímos juntos no amor permanecerá para sempre porque é de Deus, e que "para estar juntos não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro". Vocês estarão sempre dentro do meu coração em sinal de bênção!


Enfim emerge um sentimento de profunda e sincera humildade: o meu projeto de vida ao assumir o pastoreio desta Igreja era de ficar aqui até o fim. Pesqueira é o bastante para realizar-me plenamente. Nunca almejei coisas grandiosas, nem promoções. Nasci na pobreza e na simplicidade, aprendi a satisfazer-me com o que a vida me dá, alegre na penúria e alegre na fartura e desejo viver assim até o fim. A minha atenção e os meus cuidados pastorais aqui na diocese se voltaram para as pessoas que mais precisam, sem excluir ninguém, procurando transmitir a todos o amor de Deus. 


Consciente dos meus limites, entrego tudo ao misericordioso coração de Deus e à benévola compreensão dos irmãos.  E agora me espera uma nova missão no novo campo de trabalho: a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Vou sereno e confiante, grato a Deus pela experiência feita aqui com vocês e no meio de vocês, de coração aberto e sempre “pronto a dar a vida pelos irmãos”!


Com minha bênção de Pastor!
Pesqueira, 08 de junho de 2011
Dom Francisco Biasin




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!