terça-feira, 14 de junho de 2011

Parabéns a Escola Cônego Emanuel Vasconcelos

Na última semana, precisamente na Sexta-Feira, 10 de junho de 2011, o governo do Estado de Pernambuco divulgou as notas do IDEPE, o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera, a exemplo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos estudantes da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do Ensino Médio nos exames do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática.

No último resultado divulgado a Escola Cônego Emanuel Vasconcelos apresentou um índice de 2,74 (menor que o resultado obtido em 2008). Através de esforços conjuntos entre as gestoras Rosely e Dinha e todos os professores, e  escola Cônego Emanuel Vasconcelos conseguiu mais uma vez superar as adversidades impostas e conseguiu o incrível índice de 5,73, a maior nota da GRE de Arcoverde.

Isso é a mostra que a matéria prima para uma educação de qualidade é o compromisso e o desejo de fazer o seu melhor. Esse índice foi alcançado após a escola ser despejada do prédio que pertence ao município de Venturosa, ter funcionado em 3 prédios alugados, com alunos em salas separadas por paredes de gesso e cobertas com telha brasilite, com um laboratório de informática desativado pois não havia instalações para as máquinas e com a pressão de alguns que desacreditaram no trabalho dos seus gestores, educadores, técnicos, auxiliares, e principalmente, na qualidade de seus alunos.


O Estado de Pernambuco comemorou o resultado obtido com as Escolas de Referência, pois como a metodologia do IDEPE é similar a do IDEB, as mesas teriam atingido as metas previstas para 2021. Caso isso se confirme a meta atingida pela Escola Cônego Emanuel Vasconcelos supera aquela  prevista para o ano de 2021, que seria de 4,3! Isso confere a instituição um crédito ainda maior em sua luta pela aquisição de um prédio próprio (Já prometido pelo governador Eduardo Campos a equipe que participou do seminário Todos por Pernambuco em Arcoverde) junto ao governo do Estado.

A escola deve comemorar essa "nota" não por ser a maior nos anos finais do Ensino Fundamental II entre todas as escolas da GRE ARCOVERDE, mas por ser um reflexo de todo o esforço que está sendo feito para que a Escola Cônego Emanuel Vasconcelos continue a existir e mantenha sua tradição com uma educação de qualidade a serviço de toda a comunidade venturosense.

Parabéns as gestoras Rosely e Dinha, a todos os professores, representados nas pessoas de Elaide e Vitória, e, principalmente, aos alunos e pais que continuaram a crer nessa instituição e deram o seu melhor para que isso fosse possível.



Um comentário:

  1. Oi Emerson! Figuei muito feliz pela escola, vocês merecem.Parabéns pelo blog, muito rico viu!

    Denise Valério

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!