segunda-feira, 18 de maio de 2015

Crônica – Caminhamos rumo a uma civilização de idiotas?



Mario Sérgio Cortella, filósofo brasileiro, escreveu um interessante livro em parceria com o educador (e hoje Ministro da Educação) Renato Janine, intitulado “Política para não ser um idiota”. Os dois pensadores suscitam questões importantes sobre o rumo da política em nossa sociedade. “São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós”.
Várias das ótimas palestras do professor Mário Sérgio estão disponíveis no Youtube e sempre recomendo aos meus amigos que vejam uma, outra, ou todas. Hoje a internet proporciona a um número cada vez maior de pessoas ferramentas para que se aprimorem em suas capacidades e se eduquem, no amplo sentido da palavra.
Mas o que vemos é que há uma parcela de pessoas cada vez mais intolerantes. A liberdade de expressão nas redes sociais permite que as ideias se propaguem rápido, e os preconceitos também. Os intolerantes parecem ser a maioria porque fazem mais barulho, não entendem o princípio da isonomia e desconhecem a pluralidade de opiniões e visões de mundo. Com eles é sempre preto no branco, na verdade, desejam que fosse branco no branco, e, por isso, alguns ainda alimentam preconceitos de cor e gênero como se fossem bichos de estimação.
Falta-lhes o conhecimento da política para não tornarem-se idiotas. É bom ressaltar que hoje usamos a palavra para designar pessoas com algum grau de deficiência mental, mas neste texto quero dar ao termo sua conotação original. Para os gregos, que criaram a palavra, o idiota era aquele que tinha plenas condições para participar da vida de sua cidade e escolhia não fazê-lo. A raiz da palavra, Ideo, significa próprio e dela derivam Identidade e individual, por exemplo.
O idiota grego era aquele que preocupava-se apenas com suas necessidades individuais e não com o bem-estar de todos os cidadãos.
E convenhamos, há muitos idiotas (como os gregos lhes chamavam) no mundo moderno. Cheios de certezas e sem qualquer dúvida, havidos por espalharem boatos e destruírem reputações com poucos cliques, batedores de panelas profissionais, que o fazem não para protestar contra a ordem vigente, mas por desejar negar ao outro o direito de falar, de se fazer ouvir, o que no fim significa o desejo de não ser convidado a repensar suas atitudes.
O idiota se orgulha de não gostar de política, como disse Brecht, e ao negar a política veta a participação social, o espaço dos questionamentos e das proposições, o seu próprio direito de ser cidadão.
A idiotização parece ser um caminho sem volta no Brasil, mas em mim ainda arde uma chama trêmula de esperança.  Muitos jovens ainda desejam intervir positivamente no mundo, querem ver derrubadas estruturas arcaicas que limitam a liberdade e impedem as pessoas de viverem com dignidade. Eles ocupam espaços, fazem passeatas, promovem tuitaços, invadem assembleias e o mais importante: não desejam calar ninguém.
Rezo para que sejam eles, com sua prática questionadora e renovadora, que espalhem a política de não se ser idiota.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!