quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Venturosa que temos e a Venturosa que queremos - Adilson Leonilo (Pitu)

Como postei anteriormente este humilde blogueiro procurou lideranças políticas da cidade de Venturosa e as arguiu sobre a cidade que temos e a cidade que eles desejam ou se propõe a ajudar a construir.

O segundo a enviar suas ideias foi um dos vereadores de oposição: o atuante Adilson Leonilo (Pitu).

A seguir reproduzo o texto enviado por ele:




Queremos uma cidade com:

·        Orçamento participativo, e que a comunidade, por meio de assembleia, possam votar a escolha de obras nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura, saneamento e urbanização. O calendário da assembleia administrativa será definido junto à comunidade. Transparência na administração, um Portal Público onde serão expostos todos os gastos, licitações e compras da prefeitura.
·        Pregão eletrônico. As licitações públicas serão feitas por meio de pregão eletrônico. Programa mensal de radio para prestação de contas e apresentação de projetos.
·        Um programa de COMBATE A CORRUPÇÃO.
·        Incentivar a participação e fiscalização dos cidadãos, no controle popular da gestão pública.
·        Estatuto próprio do servidor público, com regras definidas para o funcionalismo municipal.
·        Queremos uma EDUCAÇÃO com índice de Analfabetismo Zero, Evasão escolar zero, Repetência e Reprovação Zero. Essa é a cidade que esperamos ter no futuro próximo.
O município precisa de um programa e um calendário anual para Capacitar todo corpo docente, além de valorizar todos seus profissionais e trabalhadores da educação e assegurar um transporte escolar de qualidade, acabando definitivamente com os paus de araras.
É preciso pensar em escolas municipais com tempo integral, e que isso possa acontecer gradativamente.

Nossa cidade precisa, entre outras coisas:
·        De um Calendário Anual de Eventos
·        Centros de acesso à internet gratuita.
·        Dotar a cidade com cobertura total de acesso à internet gratuito (via radio, Wi-Fi, Wireless ou GSM) transformando-a em cidade digital.
·        Instalar laboratórios de informática em todas as escolas municipais.

Queremos e precisamos de uma saúde em que os Postos de Saúde da família sejam interligados via intranet. É preciso investir em Convênios com hospitais públicos e privados, e exigir dos profissionais de saúde que cumpram integralmente às oito horas diárias de atendimento nos Postos de Saúde da família.
Ainda precisamos de aparelhos de ultrassom e de mamografia.
Ainda necessitamos de um Centro de Atendimento à População para atender situações emergenciais e da implantação de um Banco de Alimentos.
Nossa cidade precisa de uma estação de tratamento de esgoto e canalização da rede de esgoto total da cidade, Fazer rede fluvial e padrão de calçamento urbano. Sabemos dos avanços para construção da nova caixa d’água, mais não podemos perder de vistas essa obra tão importante para nosso município.
Precisamos de incentivo à agricultura, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
·        Treinamento e cursos de capacitação para todos os Guardas Municipais,
·        Sistema de monitoramento de câmeras na cidade,
·        Construção da base da Guarda Municipal,
·        Aquisição de rádios de comunicação.
Eu penso que essas ações são necessárias para nossa cidade.
Precisamos ainda de um setor da administração para organizar a Indústria e Comércio, um Programa de alocação e capacitação profissional permanente, Incentivos fiscais para empresas que se instalarem no Município e contratarem trabalhadores locais. Queremos uma cidade que possa criar 1.000 novos postos de trabalho.
Queremos uma Coleta de lixo seletiva e melhoria na coleta normal. Venturosa precisa de um novo matadouro assim como um Aterro Sanitário, Cooperativa de catadores de papel e de metal e é preciso incentivar e criar cooperativas para regularizar a atividade no município.

Essa é a Venturosa que queremos

Adilson leonilo bezerra (Pitú)

O blog disponibiliza espaço para comentários. Os amigos navegantes são livres para expressar sua opinião, mas os comentários emitidos para agredir ou denegrir não serão publicados. 

* Este humilde blogueiro ainda postará as opiniões de Donizete Zacarias, Ademar (Sec. de Saúde), Adelson de Macêdo e José Lemos de Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!