segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Protesto contra a falta de água em Venturosa.


TEXTO DO Pe. FÁBIO PEREIRA DOS SANTOS
          
 Nesta segunda-feira a uma grande parcela da população de Venturosa realizou um protesto contra a falta de água na cidade. Sabemos que o problema não é falta de água (a Barragem está cheia), mas a  incompetência e a falta de gerenciamento adequado na distribuição da água. Foi um protesto válido,muito interessante e necessário. Porém não posso me omitir diante de um fato: Nós passamos a ano inteiro falando da preservação do meio ambiente, inclusive vivenciando a campanha da fraternidade de 2011 que teve por tema "Fraternidade e vida no Planeta" e por lema "A criação geme em dores de Parto (Rm 8,22)" e no entanto o propesto termina com queima de pneus, uma das coisas que mais poluem.  E pior,  com a presença de alunos que trabalham o tempo todo com o tema do meio ambiente. Inclusive esse ano fizemos caminhadas e trabalhos em parceria, Paróquia e escolas , sobre o Tema. O que trouxe alegria foi muitos alunos  e outras pessoas que vieram a mim para reclamar. Um bom sinal! Muitos diziam: "Padre e o meio ambiente?", " Padre e a poluição?" "Tem crianças, idosos  e doentes nessas casas?" "Veja Padre a nuvem de fumaça que sobe".
           Em muitas cidades e lugares fazem protesto assim. Falta a eles orientação, formação e consciência ambiental. Nós não. Poderia botar pedras, madeira, carros, fazer cordão humano. Enfim, existem tantos meios.
           Falo porque não fezemos a campanha da fraternidade para cumprir tabela, como penso que as escolas não estudam educação ambiental simplesmente para cumprir currículo escolar. Fazemos tudo isso para a vida. Portanto pensemos nisso.
           No entanto quero reafirmar a necessidade do protesto, o qual foi muito importante e que a comunidade está de parabéns pela iniciativa.

Pe. Fábio Pereira dos Santos é pároco de Venturosa - PE e tem um trabalho reconhecido tanto no município quanto na Diocese de Pesqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!