domingo, 7 de março de 2010

Mulher




É possível te definir mulher? Enquadrá-la em contextos, modelos, padrões? Rotular-te como “dona do lar”, “sexo frágil” ou outros modismos? Aprisionar-te a padrões de beleza estética inalcançáveis fora dos programas de computador ou sem a supervisão de uma equipe de maquiagem?

Seria justo reduzir tua importância ao vinculá-la como anuncio de cervejas, cigarros, meias, casas, carros, viagens, pegue-e- pague, ligue-e-tire, sopre-e-acenda? Valorizar teu corpo e esquecer que sois alma, coração e corpo é sinal de reverência a tua capacidade?

Mulher. Difícil demais te definir. Podes ser imagem de Deus na terra, símbolo de bondade e amor. É capaz de fazer os maiores sacrifícios por pessoas que nem sequer vão notar. Abdicar de sonhos, e mesmo assim, sonhar plenamente a vida que irradias.

Mas também se esquece de que é forte, de que possui dignidade e coragem. Esquece de suas quase infinitas possibilidades e se deixa aprisionar por projetos que não são os seus. Persegue um corpo, um cabelo, um jeito de andar, de sorrir, de olhar, que não são teus. E nisso esquece de quem és, de quem deve ser, e quando isso ocorre não és uma mulher, és massa.

Tens em ti o infinito. A capacidade de criar e recriar a vida. O milagre de perpetuar, por amor, a existência. Tens a voz que cala o coro dos anjos, que traz a esperança e a alegria. Tens o toque que faz cessar as guerras internas, o olhar que acalma as feras e afasta as tempestades da alma. E quando choras, quem pode não chorar contigo? Choras na alegria e na tristeza, e isso não é fraqueza, é equilíbrio, porque sabes viver com intensidade cada momento.

Por trás de um grande homem há uma grande mulher? Não. Ao lado de grandes homens existem grandes mulheres, e o resultado do amor e da compreensão é a harmonia e o sucesso mútuos. Imaginar um mundo sem ti? Impossível! Querer celebrar você em um único dia também.

Desejo que conquiste seu lugar ao sol, mas durante o processo, conquiste a você mesma. Conheça sua beleza singular, externa e (principalmente) internamente. Que saiba ser dura sem perder a ternura, e não se bestialize convivendo nessa selva de pedra. Seja o que é, e todos nós seremos eternamente gratos.

Pelo seu dia e por todos os outros que também são teus.


Emerson Luiz Galindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!