segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Ao contrário do que diz Barbosão, Cardozo acerta ao lidar com advogados da Lava Jato.


do blog de KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acertou ao se reunir com advogados das empresas acusadas na Operação Lava Jato. É uma atitude correta e que deve ser feita com transparência.
Nesse sentido, é um exagero o pedido de demissão de Cardozo feito numa rede social pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. Numa democracia, Barbosa tem o direito de emitir a sua opinião, mesmo que ela seja exagerada.
Barbosa comentou reportagens que mostraram que Cardozo recebeu advogados das empresas acusadas na Operação Lava Jato. Exemplo: representantes da Odebrecht.
É tarefa de um ministro da Justiça receber advogados, ainda mais de uma grande empresa citada na operação Lava Jato. Cardozo chefia a Polícia Federal, órgão do Ministério da Justiça e que faz parte da força-tarefa da Operação Lava Jato.
Até hoje, Cardozo tem recebido mais críticas do PT e de colegas do governo por dar liberdade à Polícia Federal do que por uma eventual intromissão na investigação.
O ministro tem agido corretamente ao não tentar controlar a Polícia Federal. Receber advogados de uma empreiteira não é crime. Um ministro da Justiça tem de estar informado sobre o que acontece na sua área. O fundamental é dar transparência a esses encontros. Deixar claro na agenda oficial que recebeu tais pessoas, para evitar suspeitas e teorias da conspiração.
É legítimo o governo se preocupar com os efeitos econômicos da Lava Jato. Na semana passada, funcionários de uma obra interrompida pela Petrobras fecharam a ponte Rio-Niterói. Uma grande empreiteira demitiu boa parte de seu pessoal de escritório. As empresas devem responder por seus erros, com as multas e a responsabilidade penal devidas.
Mas a simples destruição das companhias não interessa ao país. É preciso ter uma visão equilibrada dos fatos e de suas consequências. Desmantelar um setor da economia vai resultar em desemprego desnecessário.
*
Qualquer intervenção indevida tentada pelo governo se tornaria pública rapidamente. Não duraria o segredo de um eventual acordão por baixo dos panos. O escândalo é grave demais para ser tratado na sombra.
O correto é o governo tratar com transparência a sua preocupação com os efeitos econômicos da Lava Jato e com a sobrevivência das empresas. Um acordo teria de envolver o Executivo, a Justiça, o Ministério Público e o TCU (Tribunal de Contas).
Sobre a versão de que Cardozo teria dito que depois do Carnaval poderia haver uma guinada na Lava Jato, isso se deve à expectativa em relação à manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A presidente Dilma Rousseff tem a esperança de que Janot, ao eventualmente acusar uma fornada de políticos, divida os desgastes da Lava Jato. Janot também fará o primeiro grande filtro do trabalho do juiz Sergio Moro.
Ao longo da Lava Jato, houve vazamentos e divulgação oficial de alguns depoimentos. Temos uma visão parcial dos fatos. Com Janot, saberemos quais políticos com foro privilegiado poderão responder a inquérito ou processo no Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores, há rumores de que nomes de peso da oposição também estariam na lista de Janot. O escândalo não feriria apenas partidos governistas. Será preciso aguardar o fim da Carnaval para matar a curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!