terça-feira, 9 de outubro de 2012

DECRETARAM O NOSSO FIM: "ACABOU-SE"

O post a seguir foi motivado pelo desenrolar da sucessão de prefeito em Venturosa, onde um grupo decretou o fim da oposição no município.



Decretaram o nosso fim.

“Acabou-se!”.
Venho discordar veementemente de tal afirmação. Nenhum ser humano é detentor da verdade, dono da história ou senhor do destino alheio. Os regimes onde um líder ou grupo são capazes de pela força decretar o fim dos sonhos, desejos e esperanças dos outros é chamado de ditadura! A ditadura oficial no Brasil foi extinta, e desde 1988 temos, no papel, a Carta Cons
titucional mais democrática do planeta.

“Acabou-se!”

Como acabar com o desejo de um povo que sonha com estruturas mais justas, com uma forma de governo participativa, com investimentos reais em educação, saúde, cultura, esporte e lazer? Como pôr fim a liberdade de escolha? Como por fim aos direitos individuais sagrados a cada um de nós?

“Acabou-se!”

 Como assim, acabou-se?

Acabou somente porque um projeto não foi escolhido pela maioria popular num determinado momento? Acabou porque um grupo que por ora detém o poder econômico e influencia os meios de comunicação locais e algumas esferas de poder assim o desejam? 
Infelizmente para os mentores e alguns de seus mais próximos seguidores essa profecia apocalíptica não vai se cumprir. A esperança não se cansa de lutar. Ernesto “Che” Guevara disse que os poderosos podem matar uma ou duas flores mas jamais deterão a chegada da primavera.

O poder é afrodisíaco: seduz, cega e deturpa a percepção. Não há somente santos ou pecadores neste processo e é injusto satanizar quem pensa diferente. A esse tipo de conduta seria muito feliz dizer que ela sim “acabou-se”. Como tantos outros fui perseguido, caluniado e até ameaçado. Coisas das quais não vale nem a pena expor, mas tudo por que como tantos (de um grupo ou de outro) manifestei meu pensamento e permaneci fiel a ele. Isto “acabou-se”? Gostaria de dizer que sim, mas creio que esta seja mais uma das utopias do nosso processo eleitoral.

O fato é que nada “acabou-se”. O povo continuará a sonhar com dias melhores, nós continuaremos unidos pelo propósito de uma cidade mais inclusiva e com mais oportunidades, continuaremos a expor nosso pensamento e a defender nossos ideais e dedicar todas as nossas forças pelo bem da cidade que tanto amamos.

Milhares de pessoas deram o seu sim a esse sonho e além de depositarem seu voto nos candidatos a prefeito elegeram cinco vereadores. Então assim como a fênix renasce das próprias cinzas não encaramos esses resultados como uma derrota. São apenas mais um passo dado no caminho que escolhermos trilhar na luta pelo que acreditamos ser melhor para nossa cidade. 

Nada “acabou-se”, estamos apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!