domingo, 25 de abril de 2010

Os dois caminhos


Quando era jovem, aprendeu o que era certo e errado, e quando julgou saber o suficiente, abandonou a casa paterna e saiu a trilhar o caminho da vida. Houve dias em que correu e saltou com alegria, houve aqueles que tropeçou nas pedras, caiu e se machucou. As vezes levantar foi fácil, em outras desejou permanecer deitado até que tudo chegasse ao fim.

Com o tempo descobriu que as quedas educavam, e que o levantar era uma batalha e o perseverar no caminho uma graça. Em alguns trechos encontrou companhia (nem sempre adequada) e em outros descobriu que caminhar sozinho nem sempre é sinônimo de solidão. Em seu coração nutria sonhos e projetos, que sabia eram possíveis de realizar.

Mas até aquele dia seu coração não estava preparado o momento onde a estrada se torna mais estreita para depois se dividir em duas. Qual caminho seguir? Procurou alguma indicação e viu que os dois caminhos possuíam placas idênticas: Alegria e tristeza, Vitória e Derrota.

A insegurança atormentava. Então dando alguns passos para trás ouviu a voz de um velho:

_ Não podemos voltar no caminho da vida. Querer refazer o caminho por insegurança a pedir ao universo que envie dor ao seu coração.

Ao olhar para trás viu que o velho caminhava em sua direção.

_ Quem é você?

O velho não respondeu.

_ É normal ter dúvidas nessa parte do caminho. Avançamos tanto que as escolhas se multiplicam, mas não são as escolhas que definem uma vida. O que nos define é o modo como nos comportamos diante do que escolhemos..

_ Então por que as placas são iguais? Os caminhos são os mesmos?

O velho sorriu:

_ Não os caminhos. O destino é o mesmo, sempre, o que muda são as condições da chegada. Ao escolher o caminho, você também escolhe como vai percorrê-lo. Suas escolhas podem trazer resultados que você não desejava, e isso é mais normal do que você imagina. Há pessoas que aceitam essa realidade e tentam aprender com as experiências, elas amadurecem e continuam seu caminho. E mesmo diante das maiores tristezas, encontram alegria em seus corações. Entendem que vencer e perder são lados de uma mesma moeda, e que pequenos fracassos não impedem ninguém de ser vitorioso.

“Mas há aqueles que não compreendem isso. Não compreendem que muito do que passam resultam de suas escolhas e culpam os outros, a si mesmo ou o Criador pelos problemas. Por não se contentarem com as pequenas alegrias, vivem imersos em tristezas. Por não compreender que os erros superados contribuem para o seu crescimento, não desfrutam de suas vitórias e constroem para si palácios de dor e sofrimento.

Ambos sorriram, pois é o que ocorre quando se entende aquilo que a vida tanto quer revelar.

O velho se foi. Antes de dar o próximo passo, palavras foram sussurradas a um coração: Não deixe que meus olhos me ceguem com o brilho daquilo que é passageiro, nem que meus ouvidos esqueçam o som da verdade. Que possa ver o essencial com teus olhos e procure aquilo que realmente nos faça feliz”.

E só depois disso escolheu o seu caminho.

EMERSON LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!