segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A força da juventude




José Fernandes de Oliveira, o célebre sacerdote, cantor e compositor conhecido afetuosamente como Padre Zezinho em uma de suas muitas canções afirmou que a juventude é uma semente. Muitos autores já frisaram a importância de políticas públicas que não desprezem a juventude. O Brasil há pouco comemorou os vinte anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e há pouco mais de oito tem investido no ingresso cada vez maior de jovens nas instituições de Ensino Superior.

Ainda nos falta muito enquanto nação para que uma educação de qualidade seja ofertada aos jovens desde a sua infância. Mas a semente da juventude não para de surpreender. Foram os jovens de ontem que lutaram contra a ditadura, pintaram a cara contra um presidente e acreditaram que um metalúrgico poderia mudar os rumos da nação. Os jovens do mundo pintaram 1968 com as cores das revoluções sexuais, pelos direitos civis e pelo fim das guerras. Os jovens árabes começam a clamar por ventos democráticos no islã tão marcado negativamente por nossos preconceitos.

Numa conversa com um grade amigo ouvi uma frase que marcou meus pensamentos: “A juventude tem tendência à oposição”. Seus anseios de mudança vão de encontro a muitas estruturas existentes e autoridades constituídas que nãos lhes oferecem vez nem voz. Como professor, tenho orgulho em ver que nossos jovens sabem pensar sozinhos e não são massa de manobra. O sistema coronelístico que marcou o Nordeste por tanto tempo não tem influencia nos espíritos jovens que já se preocupam com justiça social e as questões do nosso tempo. O poder econômico, embora ainda seduza a alguns, não é pedra de toque para agregar mentes e espíritos sedentos por oportunidades de transformar para melhor as comunidades onde estão inseridos. Ninguém confunda a irreverência dessa geração com inocência ou displicência.

A juventude tem a força da transformação. Ela questiona, interpela e julga. É crítica e propositiva, é a semente do amanhã. Na teoria de John Lennon em pensar globalmente e agir localmente digo sem medo de errar, a juventude é uma força a ser considerada, respeitada e temida por aqueles que ainda não viram que os jovens não estão presos pelas amarras que tentavam capturá-los.

Ou se respeita a juventude ou se enfrenta as consequências!

Um comentário:

  1. Olá, Emerson!

    Tudo bem?

    Estamos aguardando notícias de Venturosa para o nosso Portal.

    um forte abraço.

    Atenciosamente,

    Wagner
    Redação.

    PS.: PODE ENVIAR NOTÍCIAS PARA: pdogreste@gmail.com

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!