segunda-feira, 15 de abril de 2013

Segundo Magno Martins Pernambuco está no vermelho!


DO BLOG DE MAGNO MARTINS
Atolados em dívidas
A revista ISTOÉ traz uma reportagem mostrando as concessões que a presidente Dilma vem fazendo com os Estados para garantir a reeleição. Revela que o Congresso deve aprovar, até maio, a Medida Provisória 589, que reduzirá em 50% os juros que os Estados pagam pelas dívidas e ainda propõe o abatimento de até 100% dos encargos legais dos débitos.
Adianta que com o abatimento e as novas regras de “reparcelamento”, os gestores poderão ganhar uma certidão negativa de bons pagadores e se endividar ainda mais, numa concessão economicamente muito perigosa.
Revela, ainda, Estados que estão com suas contas em vermelho, entre eles Pernambuco, serão privilegiados na liberação de recursos de convênios. Só  no último mês, segundo ainda a publicação, o Estado recebeu R$ 822,7 milhões, terceiro maior repasse entre os endividados, abaixo apenas de São Paulo e Minas.
O que surpreende é uma revelação da revista e que a equipe do governador Eduardo Campos ainda não se pronunciou para rebater: Pernambuco tem, segundo a reportagem, o maior déficit do País.
A MP de Dilma, para agradar Estados governados por aliados ou com os quais tenha interesse em esvaziar o discurso, como o de Eduardo, candidato ao Planalto, o Governo vai irrigar as contas públicas com financiamentos para obras que mascaram administrações afundadas em dívidas.
Apesar de fechar no vermelho, esses Estados não rejeitam a oferta do Governo Federal, esquecem a responsabilidade fiscal e tomam como prioridade transformar seus Estados em canteiros de obras para ter o que mostrar à população em ano eleitoral com Dilma candidata à reeleição. Além de Pernambuco, estariam endividados até o pescoço Rio de Janeiro, Paraíba, Acre, Sergipe, Roraima e Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!