quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ESCÂNDALO! LIXO À VISTA DE TODOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

 / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

A crise que faz o Hospital das Clínicas agonizar e impõe sofrimento a pacientes ultrapassou os corredores da unidade e agora está instalada no estacionamento dos médicos, à vista de todos. Pilhas de sacos plásticos pretos, entulhos e materiais hospitalares são jogados na parte de trás do terreno, localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Membros amputados e sangue humano também são descartados como lixo comum, contrariando as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O hospital-escola da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriga um lixão há quatro meses. E ensina o mau exemplo.

A TV Jornal inicia hoje uma série intitulada HC – um hospital em crise. Na primeira das três reportagens, a denúncia de que a perna direita de uma senhora foi depositada no lixão, embrulhada num saco plástico e num pano. Deveria ter sido incinerada, sepultada ou levada a um aterro sanitário dentro de um recipiente lacrado, como é a forma correta de descartar resíduos infectantes. A mulher teve que ser submetida a uma amputação, mas não resistiu e morreu em seguida.

Outro vídeo, também obtido pela equipe de reportagem, mostra um carrinho de coleta de lixo sujo de sangue e material hospitalar. Como 11 dos 15 elevadores do hospital estão quebrados, os resíduos infectantes são transportados nos poucos que ainda funcionam e dividem o mesmo espaço com refeições, pacientes e funcionários. Além de membros amputados e sangue, também são classificados como resíduos infectantes drenos, sondas e gazes, por exemplo. (JORNAL DO COMMERCIO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!