ARTIGOS DE OPINIÃO DOS LEITORES DO BLOG

VENTUROSA PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA - Artigo de Opinião do Dr. Jonatas Heber

Pouco tempo depois de dar uma entrevista ao blog Amo Venturosa o Dr. Jonatas Heber já foi citado por nossos leitores como uma das personalidades mais influentes da cidade. "Sem papas na língua", como ele mesmo diz, o filho do saudoso Dr. Reginaldo Gomes e dono de clínica BioHeber não teme expressar suas opiniões sobre vários temas polêmicos. O de hoje será mais um deles. Mantendo a tradição de publicar artigos de nossos leitores e de pessoas que atuem em Venturosa, o blog cede espaço para que o Dr. Jonatas fale sobre a política municipal. Lembrando que as opiniões expressas a seguir são estritamente pessoais e de inteira responsabilidade do autor do artigo.

Uma ótima leitura.



VENTUROSA PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA

O Brasil de hoje é diferente do de ontem, e nossa cidade também. Primeiro quero agradecer a mais uma oportunidade de expor minhas idéias de forma democrática nesse blog sobre um tema tão presente em Venturosa que é a política. Infelizmente pessoas que vivem dela procuram sempre deturpar o que não agrada a seus objetivos, principalmente pela pequena aristocracia da cidade. E como não tenho tempo nem paciência para esse jogo de calúnias, já que quando me pronunciei nada mais fiz do que expor os reais problemas existentes no sistema municipal de saúde. Isso bastou para criar um incidente político que desvirtuou o debate proposto, que era sobre a saúde e as negligências cometidas contra esse sistema em Venturosa. Sendo assim gostaria de convidar a população e os lideres políticos desse município para um pequeno debate publico onde as pessoas possam ser esclarecidas sobre os temas em questão.

Por hora minha preocupação repousa na saúde dos venturosenses e nos serviços prestados em minha clínica. Quem abraça a saúde como vocação se preocupa com a qualidade de vida das pessoas, com o seu bem estar e não com picuinhas. Falei o que muita gente tem vontade de falar, mas por vários motivos é obrigado a se manter em silêncio.  Na nota enviada ao seu blog agradeceram pelos serviços que prestei, num tom quase que de despedida, o que não entendi já que não pretendo me aposentar nem abandonar a cidade pelo contrario em 2014 venho com a ampliação da policlínica para um hospital onde a população possa receber um atendimento descente, e nem se tornem refém desse sistema político, Como minhas declarações sobre saúde foram distorcidas e levadas para o campo político, gostaria de fazer desse o tema central desse artigo.

Em política tudo muda muito rápido, principalmente em Venturosa. A idéia passada de que o ex-prefeito continuaria como orientador do governo atual não vingou, e hoje alguns membros do atual governo querem atribuir suas dificuldades ao gestor anterior, usando-o as vezes como desculpa para não honrar seus compromissos. O homem que antes era endeusado por eles hoje mal é ouvido e está afastado das grandes decisões isso é facilmente percebido. A ingerência é tanta que se comenta que o 13º salário estaria ameaçado e dependendo de empréstimos ou subsídios, e a dois meses de definir quem serão os deputados ninguém sabe com quem o governo vai seguir, por não saberem quem vai ocupar o espaço deixado pelo querido Inocêncio Oliveira. Ou quem o ex vai apoiar.

Se está assim agora, como será na próxima eleição para prefeito? Imagina o quadro: Se o atual  procurar sua reeleição o ex não volta, se o ex voltar, o atual terá que admitir que não fez um bom governo, e pra formar uma chapa juntos teria que descartar o visse, que foi visto por muitos como o salvador da campanha seria uma extrema falta de respeito e bom senso, Caso aja um racha muita gente não sabe onde ficará, incluindo secretários e articuladores políticos. Tem gente que admite até três palanques, e como ficara o servidor publico sem poder expressar sua real intenção de voto por conta do seus empregos já que ninguém pode expressar opiniões contrarias ao governo sem sofrer represarias, como a que venho passando ou seja, será o jogo de quem tem mais moral.

Venturosa precisa de uma nova política, uma que vá além disso que estamos vendo. Uma que debata publicamente não só a saúde, mas a educação e outros temas com sua população. O governo tem de explicar suas ações, começando, por exemplo, a detalhar como gastou 5 milhões com a saúde. Na nota enviada pelo governo e publicada também neste blog como resposta a minha entrevista fiquei pasmo em ver como usam de serviços públicos que sempre existiram para se promover politicamente. Usar atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde – SUS aqui e nas cidades onde os pacientes são encaminhados e alegar para a população que gastam com isso é se aproveitar da falta de informação de alguns. Em relação aos psfs estes estabelecimentos funcionam com a verba que vem diretamente do governo federal para o programa de saúde da família onde se pagam os médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares, então essas consultas e esses procedimentos odontológicos que eles falam ter sido feitos 6.000, 4.949, 84, 4.000  são obrigação dos médicos e dentistas porque estão recebendo do governo pra isso não é por que a secretaria de saúde está pagando por esses procedimentos. Outros exames são  realizados com verbas de programas como Mãe Coruja e do Rede Cegonha  e tantos outros, também não trazem custos ao município já que os recursos são estaduais e federais. é ate perigoso para essa gestão divulgar esses números e fazer campanhas  com órgãos públicos em jornais,
  
Esse costume de fazer propaganda com recursos federais têm de acabar. A presidente Dilma sabendo que alguns prefeitos se aproveitam do governo federal foi ao programa do Ratinho e explicou que doou, ou seja deu de graça, máquinas para todos os municípios brasileiros para que os prefeitos pudessem fazer manutenção de estradas de terra, ampliação e limpeza de barragens. Foi Dilma que deu e o pessoal solta girândolas e arrumam mil e uma explicações para se aproveitar da inocência das pessoas. Creio que isso não está correto e que falta transparência de quem age dessa forma, do gestor aos seus subordinados de primeiro escalão.

O povo não quer mais ficar prisioneiro desse modelo e pouco a pouco tem mostrado sua insatisfação. Venturosa precisa de novas políticas e novas posturas. Perseguir os que pensam de forma diferente e tem coragem para colocar isso para o povo é o primeiro sinal de que algo está errado. É a política dos coronéis que insiste em querer vingar até nos dias de hoje e que tem de ser superada. Nas eleições passadas o debate foi evitado e se concentraram em espalhar boatos e fazer denúncias que não engrandeceram em nada a política municipal nem contemplou as necessidades do povo, Modelos que estão velhos demais. Eu gosto do debate, da conversa e vou continuar lutando para que Venturosa tenham melhores serviços de saúde. Não tenho medo de pressões ou represálias e não me intimido com críticas sem fundamentos.  Que os políticos dessa cidade aprendam a respeitar a inteligência do povo e lhes dê o que é seu por direito, porque ninguém merece ter de agendar doenças para o horário comercial.

Dr. Jonatas Heber



5 comentários:


  1. é parece que apareceu alguém com coragem para falar a verdade nessa cidade meus parabéns !
    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.
    ResponderExcluir

    Respostas


    1. quem fez isso?
      Excluir
    2. Alguém da escola postou um comentário falando mal do dr. Jonatas e depois apagou. Mas vou repetir o que tava aqui, dizia que ele não tinha ideologia política e que só tava falando em proveito próprio além de nao ser doutor pq não tinha doutorado. vc apagou só que eu li
      Excluir
  3. Ele deve ter sido mais um dos iludidos na campanha passada que acreditaram no que foi dito por eles e agora viu que o atual governo não está fazendo um bom trabalho. Todo mundo tem o direito de defender o que acredita e não ser dominado por um partido ou cego por suas cores. No Brasil temos o costume de chamar de doutor quem trabalha com saúde e eu não sei se Eudes tem douturado também só sei que o filho de Dr. Reginaldo tem coragem e que Venturosa precisa de gente assim.
    ResponderExcluir

Artigo de Opinião da advogada Débora Almeida - A importância da Constituição de 1988.


Em novembro a Paróquia de São José realizará a sua segunda roda de conversa, desta vez contemplando o aniversário da Constituição da República Federativa do Brasil. Para preparar o terreno para um evento tão importante o blog Amo Venturosa convidou a advogada Débora Almeida para escrever o presente artigo. 

Débora já desponta como um dos mais promissores talentos jurídicos de Venturosa e têm um escritório na cidade. Desde já agradecemos à sua disponibilidade e colaboração e desejamos a todos uma ótima leitura.

A Importância da Constituição de 1988.

Desde que o Brasil foi tomado pelo regime de ditadura militar, em 1964, o povo brasileiro vinha clamando pelo restabelecimento da democracia, bem como a liberdade pública suprimida pela ditadura. Aos poucos foram dados passos para atender o clamor do povo, que pedia eleições diretas presidenciais e uma nova Constituição.

Abertas as eleições presidenciais, diretas como se clamava, o candidato Tancredo Neves tinha entre suas promessas de campanha convocar uma Assembleia Constituinte, capaz de atender ao anseio da sociedade, devolvendo à nação a democracia outrora perdida.

Apesar de ter falecido antes mesmo de assumir a presidência, o seu vice, José Sarney, cumpriu a promessa de campanha, encaminhando para o Congresso Nacional uma proposta de Emenda Constitucional, que representou o desejo popular, através da qual convocou a Assembleia Nacional Constituinte. 

Naquele ato, uniram-se deputados e senadores, escolhidos livremente, pelo povo, para representar cada cidadão brasileiro, o que fez de cada um deles, escritores da vontade popular. Aquele foi o marco inicial para conquista da Constituição em vigor.

Em 05 de outubro de 1988, foi promulgada a chamada Constituição Cidadã. O texto constitucional que estava a ser promulgado devolvia ao povo brasileiro a esperança, o respeito e a igualdade entre os cidadãos, representava a vitória da democracia.

Desde então, o povo brasileiro teve a oportunidade de, novamente, participar ativamente da história do Brasil. Após a promulgação da nossa constituição, que devolveu o poder ao povo, a população saiu as ruas e teve seu pedido atendido com o impeachment do presidente Fernando Collor.


Cidadãos sem moradia, trabalhadores do campo, uniram-se, chamando a atenção das autoridades para suas causas, chamando a atenção da população. O povo e o seu bem-estar, passaram a ser o centro do novo modelo de Estado que se formava.

São princípios fundamentais da Constituição Federal, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Todos os princípios asseguram que o Estado buscará, através de sua atuação, garantir aos cidadãos todos os direitos, outrora suprimidos pela ditadura, garantindo que os cidadão tenham liberdade em todos os sentidos da palavra.

A Constituição veio para garantir aos cidadãos que todos sejam livres e respeitados, sem algemas, podendo locomover-se e expressar-se, inclusive voltando-se contra os atos governamentais. É assegurada a liberdade de manifestação, onde uma única pessoa, ou as massas, sem distinção de classe social, cor ou credo, podem clamar e defender seus interesses.

Por fim, o preâmbulo do texto constitucional traduz com bastante propriedade quais as garantias que a Constituição trouxe para os cidadãos brasileiros. “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

É a Constituição Federal a maior garantia de liberdade e respeito que os cidadão possuem. Seja brasileiro ou não, quando no Brasil, tem direito de expressão, não sendo admitida descriminação, por nenhuma razão.

Por ser a atual Constituição àquela que garante ao povo brasileiro o direito de expressão, liberdade e igualdade, esta é, sem dúvida, a Constituição Cidadã, a Constituição do Povo, que há 25 anos viu conquistado o seu direito de viver com cidadania, livre da repressão.

Débora Almeida de Mélo – Advogada
Graduada em 2010, pela Faculdade Maurício de Nassau – UniNassau, Pós Graduanda em Processo Civil.

Débora Almeida Assessoria Jurídica
Travessa Dom Expedito, 21, Centro – Venturosa
(87)9191-9510 (81) 9350-3031

debora.am.adv@gmail.com.


2 comentários:


  1. Interessante o contexto histórico relatado sobre o surgimento da Constituição da República Federativa do Brasil. Realmente foi um passo importante devido ao momento ao qual nossa Nação vivia. Hoje, 25 anos depois, não a vejo como uma Lei Maior que seja tão cidadã. Explico: Tendo em vista todas as inúmeras brechas deixadas por nossa Carta Magna em seu extenso texto podemos analisar que ela vem para não punir (vestígio de ditadura), e isso veio gerando um aumento de corrupção e violência. Uma das cláusulas pétreas da CF/88 é diz que não é permitida a penalização perpétua, onde isso se expande para as outras leis, tal como um parlamentar não poderia perder seu mandato e não mais poder se eleger. Isso é impossível em nosso País tendo em vista que nossa Lei Supra não permite tal tipo de condenação.
    Também temos uma Constituição que abrange muito mais coisas que o necessário, então toda vez que se é preciso mudar algo tem que se passar por um longo processo de aprovação de Emenda Constitucional. que possui mais de 60 EC. Prova de que ela não foi tão bem elaborada, ou que está um tanto aquém do seu tempo.
    Sim, foi um passo muito importante, mas carrega vestígios de uma ditadura que não se faz mas presente em nosso Estado/Nação. Melhores legisladores e um povo mais instruído é o que faria termos uma nova Lei Maior mas eficiente e que serviria de melhor base para as Leis Complementares, Leis Ordinárias entre outros dispositivos legais que regeriam nossa nação.

    Anderson Oliveira Silva
    ResponderExcluir
  2. A Carta Magna adotada pelo Brasil em 1988 é resultado de um amplo processo de reivindicações populares. Ela é a rocha onde nossos direitos sociais e liberdades individuais estão protegidas das mudanças de opiniões de grupos hegemônicos ou de minorias organizadas. Pela primeira vez na história do nosso país os mais humildes se viram representados pela Lei que se propõe a tratar a todos sem distinção. Ela aborda o que compete a um Constituição, não deixando direitos e garantias param serem concedidas por quem detém o poder econômico. Para uma democracia recente como a nossa ela é exemplo de tolerância, liberdade e cidadania. O que deve mudar não é o texto constitucional, mas o modo como o brasileiro encara e se comporta diante de suas leis.
    ResponderExcluir

O tema é polêmico e está na boca do povo. Mas como entender melhor o que são os embargos infringentes aceitos ontem com o voto final do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso Mello? Convidado para escrever sobre o tema o jovem advogado Renato Chalegre Almeida nos brinda com um artigo claro e objetivo. 

A seguir encontraremos as palavras corajosas e precisas desse bacharel. Desde já agradeço a sua disponibilidade para com este blog e seus leitores! 

Emerson Luiz


A VISÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O MENSALÃO E O VOTO DOS EMBARGOS INFRINGENTES

 Sem sombra de dúvidas o tema “mensalão” domina o noticiário brasileiro há um bom tempo, mas nestes últimos dias tornou-se mais frequente, eis que o processo se aproxima do seu final. Muito discutida, também, vem sendo a decisão do Supremo Tribunal Federal, em aceitar ou não os chamados Embargos Infringentes. Desta forma, torna-se necessário entender como a população está absorvendo tudo isso, sendo que a maioria age pela emoção, pelo momento e pela influência da mídia, assim como reage a população leiga no tocante a assuntos técnicos jurídicos, acerca de determinados temas que envolvem esse julgamento específico.

            A população brasileira há anos é de certa forma submissa a mídia, assim sendo, o que esta apresenta através de seus meios de comunicação, o cidadão menos instruído acolhe como verdade absoluta, não é diferente do caso em questão, bem como da votação dos embargos já referidos. A mídia não esclarece o que seriam esses embargos e em que realmente mudariam o desenrolar do processo do chamado mensalão, preferem dizer que haverá um novo julgamento, o que na prática não condiz com a realidade. Desta forma, é importante esclarecer que os embargos infringentes, previstos no artigo 333 do regimento interno do Supremo Tribunal Federal, podem ser apresentados por réus que receberam pelo menos quatro votos pela absolvição, mas acabaram condenados pela maioria, o recurso possibilita uma nova discussão sobre as penas, pois houve uma condenação por uma margem apertada.

            A polêmica no tribunal consiste em que a Lei 8.038/1990, a qual instituiu norma para os processos em tribunais superiores, não menciona os Embargos Infringentes, assim, parte dos ministros entenderam não serem esses embargos cabíveis, por outro lado a maioria entendeu que apesar da referida lei não mencionar os embargos, também não excluiu a possibilidade de aceitação dos mesmos, no silêncio da lei prevalece então o regimento interno da corte, opinião da qual comungo, desta maneira 12 dos 25 réus terão suas penas revistas, o que não significa que eles serão absolvidos.


           
MINISTRO CELSO MELLO - Seu voto foi decisivo na questão
do embargos de 12 réus do mensalão.
 Vale ressaltar que os Embargos Infringentes são o único recurso direto cabível neste caso, pois o processo já é originário da corte maior, juridicamente falando qualquer cidadão tem direito ao reexame processual, e mais ainda, em matéria penal, assim porque esses não teriam? É importante ainda entender que o direito não pode estar atrelado à paixão, defesas ideológicas e políticas, o direito é razão, de forma objetiva, a Lei é a Lei, ruim ou boa, e ela nem sempre agradará os dois lados das arquibancadas, ainda mais em um julgamento de caráter político-partidário, onde as decisões que beneficiem um lado gerarão revoltas do outro; a premissa maior é que ninguém está acima da lei, nem o cidadão comum, nem os ministros do Supremo Tribunal Federal, cuja função é justamente fazer cumprir a lei, a qual vale lembrar que é feita pelos representantes do povo, colocados no poder pela própria sociedade, através do voto. É preciso entender que Direito e Justiça não são sinônimos, Justiça é uma ideia abstrata e relativa. Representa os fundamentos de ordem social que uma determinada sociedade considera como corretos. O direito é a maneira através da qual a idéia de justiça presente numa determinada sociedade deve se manifestar concretamente, por meio de leis capazes de "premiar" posturas virtuosas e coibir posturas consideradas criminosas. A questão é que o direito sintetiza os valores de "justiça" de uma sociedade de maneira limitada, uma vez que, em regimes democráticos, ele é elaborado e posto em prática segundo os valores coletivos e também individuais.




Renato Chalegre Almeida, Bacharel em Direito pela faculdade de Direito de Garanhuns – PE, Advogado, membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco



PREFEITURA DE VENTUROSA SE PRONUNCIA SOBRE ENTREVISTA DO DR. JONATAS HEBER

Liberdade de expressão só existe se opiniões diferentes puderem desfrutar de forma equivalente do mesmo espaço. Essa semana o blog Amo Venturosa publicou a entrevista concedida pelo Dr. Jonatas Heber sobre a qualidade da saúde em Venturosa, entrevista essa que rendeu dezenas de comentários no blog e nas redes sociais e centenas de visualizações. Agora publico uma nota enviada pela Prefeitura do município prestando alguns esclarecimentos sobre os dados citados nela.
A nota me foi enviada pelo Secretário de Gabinete, o senhor Djacir Geraldo Alexandre Galindo, o popular Gera, que se pronuncia em nome do governo municipal.

É importante que o poder público tenha a atitude de informar à população, de se pronunciar a respeito de temas de relevante interesse, não apenas sobre essa entrevista, mas sobre tudo o que diz respeito à saúde, a educação e a qualidade de vida do nosso povo!

Como autor do blog Amo Venturosa me sinto honrado em mediar essa discussão sobre a saúde municipal, dando às duas versões o mesmo espaço. Quem fará o julgamento é o povo de Venturosa. No mais, gostaria de citar o saudoso arcebispo Dom Hélder Câmara, para quem a divergência de ideias era natural e um ponto de crescimento para as partes envolvidas. “Se discordas de mim, tu me enriqueces”.

A seguir a NOTA OFICIAL EMITIDA PELO SECRETÁRIO DE GOVERNO DE VENTUROSA -





Comentário de Djacir Geraldo Alexandre Galindo (Gera), Secretário de Governo de Venturosa, à entrevista do Dr. Jonatas Heber

                Meus cumprimentos, a todos os visitantes e leitores do Blog Amo Venturosa e ao professor Emerson Luiz Galindo, a quem eu tenho admiração e respeito.

                Na condição de Secretário de Governo do Município de Venturosa, senti-me no dever de comentar a entrevista realizada com o Dr. Jonatas Heber, publicada nesse Blog no dia 1º de outubro de 2013.
Em nome do prefeito Ernandes Albuquerque e toda sua equipe de governo, quero externar a nossa estima e o nosso apreço ao Dr. Jonatas, porém, com o devido respeito, quero fazer algumas considerações à entrevista por ele concedida neste Blog.

                Primeiro, quero me aliar ao professor Emerson, quando na sua primeira pergunta já informa que “a saúde pública no Brasil é um calo de quase todas as administrações, das pequenas às grandes cidades”. Temos a consciência de que a cidade de Venturosa passa pelos mesmos problemas na saúde que passam todos ou outros 5.500 municípios do Brasil. As dificuldades da saúde do nosso município são reflexos da saúde nacional.

                A administração do prefeito Ernandes, através da Secretaria de Saúde, vem fazendo o possível para oferecer as melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, assim como o de melhor atendimento às pessoas.

                Sejamos justos e admitamos que há avanços significativos. Recentemente o município adquiriu um excelente aparelho de ultrassonografia para o hospital, no valor de R$: 86.400,00. Isso significa que mais de 200 pessoas estão sendo contempladas mensalmente. E são pessoas necessitadas, sem plano de saúde e sem dinheiro para fazer o exame em clínica particular. Estamos trazendo o SAMU, um programa do Governo Federal, mas que terá um custo mensal para o município de aproximadamente R$: 19.000,00.

                Aproveito a oportunidade para divulgar alguns números da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao primeiro semestre de 2013. Tivemos 11.905 consultas realizadas; 2.377 exames; mais de 80 procedimentos cirúrgicos no hospital; 2.375 procedimentos odontológicos e 84 procedimentos cirúrgicos realizados no CEO e mais de 6.000 procedimentos odontológicos realizados nas Unidades de Saúde da Família; 4.949 atendimentos ambulatoriais (dermatologia, psiquiatria, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia); mais de 4.000 tratamentos realizados fora do domicílio com viagens realizadas no transporte municipal e muitos outros serviços prestados à população. Tudo isso significa um elevado custo para o município de Venturosa.

                No que se refere às criticas de natureza pessoal à secretária de saúde Valdijane Bezerra, quanto a sua nomeação, por ser irmã do prefeito, posso afirmar com plena convicção de conhecimento, que sua nomeação tem o respaldo em decisões proferidas pelo Egrégio Tribunal de Justiça de Pernambuco (PROC. 0002211-49.2009.8.17.0000) e pelo Supremo Tribunal Federal (decisão mais recente: Rcl 12.742 MC – DJe 1.2.2012).

                O STF possui decisões que fixam o entendimento segundo o qual os cargos de natureza política, como o de Secretário de Estado ou Secretário Municipal, não se submetem às hipóteses da Súmula Vinculante nº 13, citada na entrevista pelo Dr. Jonatas. Não quero comentar aqui as opiniões pessoais do ilustre amigo Dr. Jonatas. Afinal, todos nós temos o direito de termos a nossa própria opinião. Coisas boas da democracia. Graças a Deus!

                Quanto ao expediente e a competência da secretária Valdijane, questionados na entrevista, posso afirmar que é uma pessoa que cumpre fielmente seus compromissos quanto gestora da Secretaria Municipal de Saúde e não tenho dúvida que é uma profissional dotada de conhecimentos e capaz para exercer o cargo de secretária municipal. É graduada em Serviço Social pela UNICAP e pós-graduada em Administração e Marketing, com MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Guararapes, dentre vários outros cursos. Além do mais, esse não é especificamente o caso, mas não vejo problema nenhum de uma pessoa com conhecimentos em uma determinada área, assumir cargo em uma outra esfera, afinal, temos um grande exemplo de um torneiro mecânico que ao chegar à Presidência de República, melhorou a economia do País, diminuiu o desemprego e a fome, elevou a condição de vida do povo e hoje é lembrado como o melhor Presidente da história política do Brasil. Estou falando de Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje não há mais espaços para qualquer tipo de preconceito.

                Quanto a falta de médicos, tenhamos a consciência que essa é uma dificuldade nacional. Basta enxergarmos o grande número de médicos que estão vindos de outros países para o Brasil, porque muitos médicos brasileiros não querem vir trabalhar no interior. O nosso hospital tem médicos de 2ª a 6ª feira. A secretaria de saúde quer contratar mais médicos para o sábado e o domingo, mas, infelizmente, ainda não houve interesse de profissionais médicos em trabalhar durante o final de semana em nossa cidade, mesmo com um salário de R$: 7.000,00. Sobre o comentário de insatisfação de alguns profissionais médicos afirmado na entrevista, informo não haver essa insatisfação, pois, nenhum dos profissionais relacionados procurou ate a presente data a Secretaria de Saúde para registrar qualquer tipo de reclamação.

Com relação à reforma do hospital, eu posso divulgar em primeira mão, que este passará por uma reforma brevemente, cujo projeto está em fase de conclusão e a obra será licitada ainda este mês. Quanto às câmeras de segurança instaladas no hospital, estas, é obvio, servirão para oferecer segurança, a exemplo de tantos outros hospitais espalhados por esse Brasil afora. Aliás, o prefeito Ernandes está estudando a viabilidade econômica para instalar câmeras na cidade para garantir uma melhor segurança para a população.

No que se refere ao pagamento à Clinica do Dr. Jonatas Heber, tenho a esclarecer que os serviços prestados a Secretaria de Saúde no período de janeiro a setembro de 2013 já foram quase que totalmente quitados, restando a soma de  R$: 32.991,75, que serão pagos com a maior brevidade possível.

Encerro aqui o meu comentário e em nome do prefeito Ernandes Albuquerque quero agradecer ao professor Emerson Luiz pelo espaço concedido e também, com o devido respeito, dirijo-me ao Dr. Jonatas para agradecer pelos relevantes serviços que prestou ao povo de Venturosa.

Um grande abraço, a todos.
Djacir Geraldo Alexandre Galindo (Gera)

-Secretário de Governo de Venturosa-

JUVENTUDE EM DESTAQUE: ARTIGO DE OPINIÃO DA

 JOVEM DRYELLY ANNE

Quem nos brinda essa semana com um belo artigo de opinião é a jovem Nome: Dryelly Anne Leonilo Bezerra, de 19 anos e estudante do Curso de Direito da UPE.


O papel da juventude na construção de uma sociedade justa


Antes de começar a minha reflexão sobre a juventude e seu papel na sociedade quero elencar dois fatos históricos marcantes na vida do nosso país: 1) Durante a Ditadura Militaros jovens articularam planos para combater a tortura e restabelecer a Democracia, faziam passeatas e encaravam os policiais. 2) Caras-pintadas foi um movimento estudantilbrasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do Presidente do Brasil e sua retirada do posto.
A juventude é uma fase transitória na vida de uma pessoa, que geralmente é acompanhada por um processo de mudanças. Nesse período muitos jovens se lutam por ideais em favor do bem comum, eles assumem a causa do seu país, da sua comunidade. Os exemplos dados no início do texto comprovam essa energia depositada na luta por uma sociedade mais justa.
O jovem pode contribuir para a sociedade? Sim, não só pode como deve. O jovem tem dentro de si a força capaz de gerar mudanças na sociedade. É claro que hoje não encontramos mais a propulsão do jovem dos anos 80, pois o contexto no qual nos encontramos é outro. Hoje, a força juvenil está concentrada e apontada para outras formas de participação a atuação.
O senso comum apresenta o jovem como alienado, passivo e desinteressado pela participação na vida social, porque não encontra a juventude filiada a determinadas instituições. E a grande massa continuará a não enxergar e terá a mesma concepção, se não perceber que o jovem dessas últimas décadas está dedicado a causas consideradas importantes, sejam elas políticas, econômicas ou ambientais e não, necessariamente, vinculado a uma entidade. Essa é a grande diferença: O jovem luta por causas que ele considera importante para a sociedade e não pelas causas que as instituições priorizam.
Diante de todo exposto, salientamos que o jovem tem um papel importantíssimo na construção de uma sociedade mais justa. Ele, apesar de está numa fase transitória, tem dentro de si um potencial que o leva a pensar grande, refletir criticamente a sociedade e agir em favor do coletivo. Não podemos deixar que os jovens do nosso país não sejam levados a sério, porque apesar de suas limitações, os mesmos têm muito a oferecer para o crescimento da sociedade de uma forma mais humana e justa.
Eu sou jovem, eu tenho ideal, posso mudar a realidade social e quero ajudar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Dryelly Anne


Opinião - Djacir Geraldo Alexandre Galindo

Recebi por e-mail este micro artigo de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Venturosa, o Sr. Djacir Geraldo Alexandre Galindo - o popular Gera - e o publico na íntegra. O nobre vereador expõe suas interpretações acerca da pesquisa divulgada boca à boca na noite de Quinta-Feira na cidade de Venturosa e que até o presente momento não se encontra registrada no sítio do TRE Pernambuco.

O blog agradece a contribuição do vereador Gera, conhecido de muitos anos e que tem o respeito do titular deste espaço. Que esta possa ser a primeira de muitas contribuições dos vereadores da cidade de Venturosa para esclarecer ao povo como eles pensam e interpretam os acontecimentos de interesse público.

AS PRÉVIAS DA ELEIÇÃO EM VENTUROSA PARA 2012.


Já estamos no mês de março e falta praticamente 6 meses para eleições. O que me admirou o prefeito dr. Eudes foi como ele planejou a escolha do seu candidato. Ele não impôs Ernandes para candidato, foram as pesquisas que o indicaram. Não que Ademar , Lemos sejam mal pessoas, inclusive, admiro eles como pessoas mas se projetaram politicamente tarde e Ernandes já vinha fazendo politica desde que Eudes ganhou. E até hoje lidera nas pesquisas dos demais. Por isso a eleição esta mais favorável para ele, principalmente com o trabalho do prefeito que vem excelente. Você vê esta exposição que foi feito a semana passada , por ser a primeira já foi estrondosa para região e elogiada por todos , organizada principalmente por Zé de Jú , e de muitos trabalhos que não precisa comentar que todos já sabem. Não falo de ninguém, mas o trabalho sempre vence.

CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO FAZ-SE CAMINHO AO ANDAR.

 Djacir Geraldo Alexandre Galindo 
ATT. VEREADOR.

O blog mantém espaço para todos que queiram se manifestar. Caso tenha o desejo de ter um artigo publicado aqui escreva-o e envie-o para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br  e ele será publicado integralmente. 

Comentários anônimos são moderados. Caso deseje que seu comentário seja publicado sem moderação identifique-se logado à uma conta do google, orkut, face book ou g-mail.

O autor do blog não se responsabiliza por comentários de terceiros.

SEXTA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2012


Artigo de Opinião - Tarcísio Victor


Recebi este artigo por e-mail do jovem Tarcísio Tenório Victor e tenho o prazer de publicá-lo neste blog. É sempre bom ver que os jovens de nosso município rompem as barreiras impostas e expressam o que sentem e percebem do mundo com clareza, objetividade e respeito.

A seguir a íntegra do artigo:



Aos que acreditam que a eleição se decide no mês Março. 




Ontem, dia 23\03\2012, a cidade de Venturosa foi tomada por uma série de explosões de fogos. O motivo: resultados de uma pesquisa, que segundo foi divulgado por partidários do governo, sagrava Ernandes liderando as intenções de voto para prefeito de Venturosa com ampla vantagem. Não sou estatístico e não tenho instrumentos para questionar números, por mais absurdos que estes possam parecer a mim ou a maioria dos cidadãos deste município. 

Não posso confirmar nem negar a margem de vantagem atribuída ao candidato Ernades, mas, não foi nenhuma surpresa para mim, tendo em vista que o prefeito declarou o seu apoio a Ernandes e que há uma campanha implícita para sua eleição já há um bom tempo. Nada mais natural. 

Estamos com um pré-candidato há aproximadamente 20 dias, e mesmo em tão pouco tempo, se formos comparar com o candidato da situação, o nosso representante vem em uma crescente considerável. Caso os dados da pesquisa se confirmem, levanto a seguinte questão: Quantos candidatos à prefeito não gostariam de subir 25 pontos percentuais em tão poucos dias? 

Lembremos que, eleições que pareciam imbatíveis, desmoronaram em um piscar de olhos. Aqui vai alguns exemplos: 

– Jonas em Buíque, enfrentou uma lenda viva da política de Buíque (Arquimedes); Jonas era o quinto colocado, em um universo de 5 candidatos, e isso a menos de 1 ano da eleição. No final das contas, Jonas ganhou a confiança do povo, e tornou-se Prefeito de Buíque com apenas 25 anos. 

– Eduardo Campos, na eleição de 2005\2006 figurava até 1 mês do dia da eleição em 3º lugar, atrás de Mendocinha e Humberto Costa, respectivamente. Eduardo Campos, mostrou, na reta final da eleição, todo o seu potencial político e hoje é Governador reeleito pelo estado de Pernambuco. 

– Armando Monteiro, iniciou as disputas eleitorais para o Senado em 2010, onde figurava como 3º colocado, ficando atrás, segundo as pesquisas, de Marco Maciel (homem público tido como imbatível na política pernambucana) e Humberto Costa. Frise-se que somente dois senadores poderiam ser eleitos. Ao abrir das urnas, Armando Monteiro surpreendeu os adversários, e sagrou-se o senador mais votado de Pernambuco, seguido por Humberto Costa. Marco Maciel amargou a sua primeira e aparentemente inacreditável derrota política. 

Poderia falar dezenas de exemplos, mas me dou por satisfeito. 

Não quero dizer com essas palavras que Lemos e Donizete já ganharam ou vão ganhar a eleição; mas digo, com toda convicção: a eleição só acabará quando o último voto for contabilizado. 

Política não se decide anos, meses ou dias antes de abrir as urnas. A pesquisa que realmente decide o destino de uma cidade é feita no primeiro domingo do mês de outubro; essa pesquisa sim, eu e todos aqueles que compartilham dessa opinião, faremos questão de ganhar; e vamos ganhar. 

Todos os que discordam do meu pensamento têm o meu respeito; afinal, essa é principal virtude de viver em uma Democracia. 

Encerro este artigo de opinião com um ditado de nossa cultura nordestina: "Celebrar a vitória de uma eleição meses antes dela acontecer, é que nem peito de homem, não serve de nada". 

Tarcísio Tenório Victor

O blog mantém espaço para todos que queiram se manifestar. Caso tenha o desejo de ter um artigo publicado aqui escreva-o e envie-o para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br  e ele será publicado integralmente. 

Comentários anônimos são moderados. Caso deseje que seu comentário seja publicado sem moderação identifique-se logado à uma conta do google, orkut, face book ou g-mail.

O autor do blog não se responsabiliza por comentários de terceiros.

SEXTA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2012


Obrigado pelo comentário.

A internet me proporcionou um encontro inesperado. O amigo Joédson, historiador formado pela USP, filho de Venturosa e que começou a acompanhar este blog. Só o fato de saber que o blog foi visto tão longe meu coração se encheu de alegria.

O primeiro e-mail que recebi dele me deu incentivos para continuar com esse trabalho. O segundo traduz o sentimento não apenas dele, mas de muitos. Então, com a devida permissão do autor, reproduzo o e-mail que recebi do amigo historiador Joédson Almeida.

Olá Emerson


Tive uma surpresa ao ver em seu blog a foto de Paulo Tenório junto com Donizete, Lemos e compania. Não é normal ver um vice-prefeito ao lado dos opositores. Notícias vindas da Terrinha dão conta de que muitos perderão seus empregos nos próximos dias por terem "virado a casaca" como se diz por aí. Não sei se tal informação procede. 




Tenho orgulho de Venturosa e faço questão de falar isso para todos. Recentemente estive em Venturosa e como sempre todos falam bem da cidade, de seu crescimento/desenvolvimento. Isso é um fato,não se deve negar que a cidade tem crescido, entretanto, percebi que problemas antigos persistem. Por exemplo, a prefeitura ainda é o principal empregador, muita gente recebe salários do município sem trabalhar, etc. Mas em momento algum há incentivos e investimento para a ampliação na oferta de trabalho, ou seja, condições para a implantação de empresas e tudo mais. A Ingazeira tem água e muitas ruas na cidade estão sem. Coisas desse tipo. Parece-me que nem a situação e nem a oposição tem um projeto claro a respeito desses problemas. 




A cultura do favorzinho ainda persiste, tudo isso em troca do voto e do apoio político. Tipo assim: Senhor prefeito você me arruma um emprego e tem o meu apoio e de minha família. Isso precisa mudar. O governo é para todos e não para aqueles do partido A ou B, até parece o conflito entre católicos e protestante da Irlanda do Norte, apesar de não haver luta armada. Não podemos aceitar.




A educação, graças a competência de alguns, tem sido ao que me parece o diferencial em Venturosa, pois felizmente o Quitéria tem conseguido bons resultados e proporcionado condições para que muitos como eu, você, etc., alcancem ascensão social. É claro que há muito por fazer. Por outro lado, desconheço a existencia de qualquer projeto na esfera municipal capaz de garantir e fornecer qualificação profissional para os jovens. Algo como cursos de informática, de administração, ligado a agricultura, a pecuária que é o forte da região. Não sei se esses temas entram na proposta de governo dos candidatos.




Muitos falam muito bem da cidade e tudo mais, entretanto, assim como foi no meu caso, muitos jovens continuam deixando seus lares em busca de oportunidades em regiões distante de sua Terra Natal, isso é uma evidência de que há um problema que a longo tempo precisa ser corrigido. Tenho ciência de que Venturosa está ligada ao capitalismo internacional e que por isso tem suas limitações orçamentarias e tudo mais. Mas em vez de gastar enormes quantias com festas como por exemplo, seria interessante, instalar dessalinizadores em várias regiões para amenizar o problema da estiagem e da falta de água potável. Investir em cursos que possam aprimorar os conhecimentos técnicos da pecuária, agricultura, etc.




Nessa minha recente visita, comprovei que a cidade cresceu, porém é um crescimento desordenado, parece não haver um plano diretor para a cidade que divida sua regiões por tido de atividade, se residencial, se comercial, etc.. Muitos constroem da forma que querem e como querem. Não há um padrão. Por exemplo, casas não tem recuo na frente, não tem corredor lateral, não tem garagem, não tem recuo nos fundos. As ruas não obedem uma largura mínima. É certo que isso não é um problema só de Venturosa e sim da maioria das cidades do Brasil. Ao meu ver é para isso que serve o governo, este deve administrar tudo isso de modo a garantir a qualidade de vida da população e o crescimento sustentável e ordenado da cidade. 




Em relação a cultura, até onde sei nada tem sido feito. Não há um teatro na cidade nem eventos culturais que proporcionem o acesso ao conhecimento de outras formas de entretendimento. Não há shows de artistas populares. Muitos na cidade sequer conhecem Chico Science, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, etc., Mas quase todos conhecem Saia Rodada, Aviões do Forró, Moleca Safaca, etc. Coisas desse tipo. Poderia se criar um festival de Teatro, feiras literárias, Virada Cultura, etc.. Oficinas de músicas, de teatro, etc. Isso não me parece nem passar pela cabeça dos candidatos a prefeito. Não quero dizer que todos devem gostar dos artistas mencionados, mas devem conhecer outras opções além daquelas voltadas para o consumo ou a indústria cultural as quais se transformaram em um espécie de material descartável que não incentivam a reflexão do mundo a sua volta como é o caso dos artistas mencionados. tudo isso é uma pena.



Por último, queria dizer que nesse momento me lembrei de um livro muito legal de um historiador chamado Mike Daves, denominado "Holocaustos Coloniais: Clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo". Nessa obra o autor, fala dos últimos 25 anos da era vitoriana, precisamente entre 1876 e 1901, período em que terríveis secas, associadas ao fenômeno El Ninõ, atingiram a Ásia, o Norte da África e América Latina. Essas secas não somente provocaram devastação e epidemias nas regiões atingidas como também resultaram na morte de aproximadamente 50 milhões de pessoas, mortes estas associadas a miséria, a fome e as doenças, por isso o uso do termo “holocaustos”. Por isso, no meu entender, todo o bom político das regiões secas do nordeste deveriam lê-lo, porque ele deixa claro que o problema dessa região tem muito mais a ver com a política e com a forma de governo do que com o problemas climáticos como estamos acostumados a ouvir falar.


É isso,




Abraços




Joédson