domingo, 27 de outubro de 2013

SETE ANOS DE GOVERNO E UMA ESTRADA ESBURACADA - UMA CRÔNICA SOBRE A PE 217



7 anos. Caso você goste de números seria algo em torno de 4445 dias, ou 106.680 horas. É o tempo em que o governador Eduardo Campos está no comando do nosso estado até o momento em que escrevo essa pequena crônica, e foi o tempo que se passou até agora sem que nada fosse feito em relação a estrada estadual que liga as cidades de Pesqueira, Alagoinha e Venturosa.

Uma estrada mal sinalizada, sem acostamento e completamente esburacada. Uma estrada que já levou pessoas que amamos e que parece ser impossível de ser restaurada, isto porque em 7 anos nada de significativo foi feito para que ela tivesse suas condições melhoradas.

Venturosa ainda hoje é uma das bacias leiteiras do estado. Por ano milhões de reais passam por essa estrada. E durante todo esse tempo a única coisa que aumentou nela foi a quantidade de buracos e acidentes. O pernambucano paga IPVA, seguro e muitos, muitos impostos. Para quê? 

Na propaganda que o PSB exibe o estado é um paraíso. Não temos crimes violentos, nossas escolas são um show, os servidores são respeitados e valorizados e tudo aqui prospera. Mas o interior clama por cuidados. A obra da adutora do agreste (com grandes incentivos do Governo Federal) tem várias frentes de trabalho e deve ser concluída antes que vejamos a PE 217 em condições de tráfego.

Como explicar isso? Eu não consigo entender. Os prefeitos de Alagoinha, Pesqueira e Venturosa são da base do governo Eduardo Campos. Os últimos governos de Venturosa se orgulham de além do trânsito ao governador possuírem amizade com Inocêncio Oliveira, "o homem mais forte do estado", em sua opinião. 9 anos do governo do PR em Venturosa e nem uma pá de terra na estrada. De que vale essa amizade? 

No facebook vemos prefeitos e políticos posando ao lado do governador. Nenhum deles percebeu que devem representar o povo nessa questão? Isso cabe uma reflexão de nossa parte. O que essas pessoas de fato querem representar? Eduardo Campos quer ser presidente Se apresenta como a nova política, distante das velhas raposas que vemos aí. Como devemos chamar os Inocentes, os Martinhos, os Serverinos dessa vida? Mas voltemos a estrada. São menos de 50 km! O estado que mais cresce não tem condição de cuidar disso? 

A concessão da BR 232 foi suspensa. Apontou-se que faltou transparência do governo do estado. E falta de transparência é o primeiro indício de que pode haver corrupção. Quem esconde informação é porque tem medo que algo venha a tona. Isso serve para o governo federal, o estadual e o municipal.

Eu não acredito na proposta de Eduardo Campos. É meu direito. Ponto.

Deixei de acreditar em Marina. Quem vai contra o que acredita não merece a crença alheia.

A PE 217 está aí para provar o que ele acha prioridade. Obras que o projetem para seu sonho de ser presidente. Números maquiados para soarem como música em programas eleitorais. A verdade é bem diferente disso.

Nossos prefeitos devem apoiar seu candidato ao governo. Vão elogiar o governador em seus palanques, aplaudir e falar alto aos nossos ouvidos, para nos convencer na marra que ali estas Xerxes, o deus vivo que governou os Persas. E muitos vão gritar e esquecer de tudo o que sofrem, de tudo que lhes falta por conta desse estado. Passada a eleição todos olharemos os buracos, vamos reclamar, mas poucos vão admitir a sua culpa nessa situação.

Eu fui culpado durante os primeiros quatro anos de seu mandato.

Da estrada sou inocente. E de todo o resto que veio depois também.

Não se omita. Cobre de quem você elegeu, clame por mudanças, se mobilize.

Seja o político que você quer para o seu país, para o seu estado e para a sua cidade.

Que esses buracos não corroam nossa vergonha.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!