sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pepe Mujica deveria ser para os políticos o que o Papa Francisco é para os católicos.

José Pepe Mujica preferiu continuar morando em sua velha casa a ocupar a residência oficial destinada ao governo.


O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, ocupou capas de grandes jornais ao redor do planeta por ter legalizado em seu país o aborto e o uso da maconha, mas não é por isso que o coloco como modelo para os políticos. Pessoalmente sou contra o aborto e não aprovo o consumo de drogas, sejam elas lícitas ou não, mas Mujica tem mostrado ao mundo outro modelo de político, e é esse modelo que deveria ser imitado.

Mujica doa mais de 80% do seu salário e vive numa modesta chácara. Ele prepara a própria comida e para se locomover usa um Fusca e pauta seu governo de acordo com as necessidades do povo uruguaio. Parece traduzir em atos as célebres palavras de Séneca: "pobres são os que precisam de muito".

Na última reunião oficial par nomear um novo ministro, José Mujica foi de sandálias.

Em entrevista a agência de notícias EFE, Pepe Mujica nos brinda com sua visão de sociedade: "o mundo está prisioneiro hoje da cultura da sociedade de consumo e o que está se consumindo é vida humana, em quantidades enormes", "As pessoas não compram com dinheiro, compram com o tempo que tiveram que gastar para ter esse dinheiro. Não se pode desperdiçar esse tempo, é preciso guardar algum tempo para a vida".

O que diria ele a um político como Renan Calheiros, que usa aviões da FAB para ir até o Recife, fazer implante de cabelos e cirurgia corretiva das pálpebras? Ou a parlamentares como Silvio Costa, que já foram acusados de superfaturar gastos com festas públicas?

Do mesmo modo que o modo de vida simples do Papa Francisco e a sua abertura denunciam a opulência e certa soberba de alguns clérigos conservadores, a vida simples de Mujica, sua fala e suas ações servem para denunciar os parasitas que mantemos no poder em nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!