sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Opinião - Todos calçam 40?


No último ano a imprensa brasileira se fartou com um espetáculo pouco visto em nosso país: políticos sendo processados por corrupção, julgados e condenados à prisão. Há quem diga que foram julgados primariamente já que não há prova material do crime (foi esse o pretexto usado pelo defesa de Collor, e naquela ocasião colou bem!). O Ministro Joaquim Barbosa foi alçado ao status de herói nacional e talvez até de novo mito pátrio como Airton Senna, Pelé e Roberto Carlos.



Deixando de lado os exageros, gostaria de propor uma reflexão: adiante combater os corruptos e deixar à vontade corrompidos e corruptores? Pergunto motivado por algo que ouvi de alguns amigos com quem conversava. Ao falarmos sobre políticos que se deixam corromper ouvi: “Está mais do que certo! Não se pode deixar o dinheiro escapar!”
Os mensaleiros são julgados enquanto uma parcela significativa de nossa sociedade reproduz a sua maneira de agir e pensar. Criticam os corruptos e acalentam o sonho de serem corrompidos. Para estes cabe o frase do artista: “As vezes chamamos de honestos aqueles que nunca tiveram a oportunidade de roubar”.
É uma frase batida mas vale ser revisitada: "Seja a mudança que você espera do mundo". A qualidade dos políticos sempre estará atrelada a qualidade da sociedade que os elege. Ao invés de críticas vamos inundar o mundo com ações e bons exemplos, partindo de nós em encontro do outro. 

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!