segunda-feira, 17 de setembro de 2012

REFLEXÕES SOBRE A NOVA PESQUISA IPEC EM VENTUROSA

Pesquisa não ganha eleição
“Ela não serve, de forma nenhuma, para você imaginar que esse resultado vai ser o resultado da eleição”. Edvaldo Silvestre Galindo Jr. comentando os resultados da pesquisa IPEC de intenção de votos para prefeito no município de Venturosa.
Não sou estatístico, então não cabe questionar se os números apresentados pelo IPEC são verídicos ou não. Mas enquanto cidadão livre e consciente, posso, sem nenhuma ressalva propor uma leitura mais atenta aos mesmos números e também a uma série de eventos ocorridos em nosso município.
Primeiro gostaria de chamar a atenção para a margem de erro da pesquisa. O dado é fornecido pelo próprio instituto, embora nunca seja divulgado no programa de rádio onde Edvaldo Silvestre e João Ferreira comunicam aos ouvintes os resultados de suas pesquisas:
“O Intervalo de Confiança da pesquisa é a proporção ou probabilidade ( P ) estimada mais a variação, para mais ou para menos, da margem de erro máxima de 6,33%, calculados para um nível de confiança de 95%, e, conseqüentemente, uma significância de 5%.”
Então vamos a pergunta feita pelo IPEC

INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA PARA PREFEITO DE VENTUROSA

P. Em quem o(a) sr.(a) votaria para prefeito de Venturosa se a eleição fosse hoje?


(ÚNICA E ESPONTÂNEA) RESPOSTAS
TOTAL
Ernandes
55%
Lemos
37%
Dr. Eudes
1%
EM BRANCO / NULO
6%
NS / NR
1%
TOTAL / SOMA
100%


A margem de erro máxima é de 6,33% para mais ou para menos. Na pesquisa IPEC o candidato Ernandes que aparece com 55% poderá estar com reais  48,67% das intenções de voto e o candidato Lemos que aparece com 37% poderá estar com reais 43,33%. Somando brancos, nulos e indecisos ainda restam 7% do eleitorado .

 REJEIÇÃO ESTIMULADA PARA PREFEITO DE VENTUROSA
P. Se a eleição fosse hoje, em qual destes candidatos (...), o(a) sr.(a) não votaria de jeito nenhum para prefeito de Venturosa? (ÚNICA E ESTIMULADA COM CARTÃO – 02 NOMES)


 INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA PARA PREFEITO DE VENTUROSA
P. Se a eleição para prefeito de Venturosa fosse hoje e os candidatos fossem estes (...), em qual deles o(a) sr.(a) votaria? (ÚNICA E ESTIMULADA COM CARTÃO – 02 NOMES)

RESPOSTAS TOTAL Ernandes 58% 
Lemos 39% 
EM BRANCO / NULO 2% 
NS / NR 1% 
TOTAL / SOMA 100%



Mais uma vez quero trabalhar com a margem de erro de 6,33%.
Assim Ernandes poderia ter 51,67% e Lemos  45,33%, uma diferença de apenas 6,34%. E isso com mais de quinze dias para o pleito.

E é bom ressaltar que há um grande número de eleitores de Ernandes que assume poder mudar sua intenção de voto antes do dia da eleição. Isso está expresso na página 14 da referida pesquisa.

 Por isso o senhor Edvaldo Silvestre, dono do IPEC, fez questão de frisar no dia em que divulgou os dados dessa pesquisa:

“E não podemos anular a possibilidade do candidato Lemos vencer as eleições de Venturosa.”

O mesmo Edvaldo Silvestre fez questão de frisar um erro clássico de todos os institutos de pesquisa: o caso de Paulo Maluf e Luiza Erundina em São Paulo. Todos os institutos apontavam Maluf como vitorioso até o sábado, véspera das eleições. E quando foram abertas as urnas quem se saiu vitoriosa foi Luiza Erundina.

O áudio se encontra aqui:


Mas quero destacar aqui outra fala do senhor Edvaldo Silvestre sobre a possibilidade de mudança dos dados apresentados em sua pesquisa de intenção de voto para prefeito de Venturosa:

Então muda e muda muito. Muda em Venturosa  e muda em todo canto. Então não se pode pegar esse resultado – ERNANDES 58 X LEMOS 39 – e desejar que ele seja o resultado da eleição. Ele não tem esse compromisso, essa finalidade. Daqui para a eleição vai acontecer muitos fatos e o cenário é outro completamente diferente.

Se o próprio dono do IPEC afirma isso, cabe aos partidários e cabos eleitorais trabalharem por seus candidatos porque nada é dado como certo!

Agora há dados que sempre questiono:

O contratante da pesquisa, a avaliação da administração e a nota do governo do Dr. Eudes Tenório Cavalcanti quando todos sabemos que ele é o principal cabo eleitoral do candidato Ernandes da Farmácia.

Os dados oficiais expostos no site: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=8364

Dados da Pesquisa
PE-00113/2012

09/09/2012

14/09/2012

IPEC - INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DE PERNAMBUCO

Eleições Municipais 2012



VENTUROSA/PE

Eudes Tenório Cavalcanti

Eudes Tenório Cavalcanti

Eudes Tenório Cavalcanti

6.000,00

Edivaldo Silvestre Galindo Júnior

CONRE 6º Região - nº 8786 

PARA CONCLUIR

Não digo que a pesquisa é mentirosa. Não sou estatístico, apenas expus dados que o próprio Instituto apresenta e que alguns por inocência, ou não, querem omitir para manipular a população. 

"Cada povo tem o governo que merece". Então, vamos escolher com sabedoria.

Emerson Luiz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!