sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional das Mulheres

Sempre gosto de escrever para vocês nesse dia, mulheres. Na verdade, escrevo para vocês a maioria do tempo. Mulheres que lutam, amam, sofrem, vencem e quando perdem, mesmo quando perdem, mantém a cabeça erguida e o espírito sóbrio, dentro do peito toda a coragem do mundo, na cabeça os sonhos de uma vida, e na vida, a beleza que só vocês possuem.

Não falo de beleza física (não é preciso), mas da beleza de espírito. Um espírito forte e terno, que dá a vocês capacidade de ver a vida sobre outro aspecto, de infundir esperança em nós, de confortar com um afago, um aceno ou um simples sorriso.

Vocês são mistério. Triste daquele que procurar decifrá-lo, vai se perder nas profundezas de um mar sem fim! O coração de uma mulher é um mar de segredos, cabe a nós somente contemplar e, as vezes, nos aventurar por suas águas como quem procura um lugar para chamar de seu. Feliz de quem o encontra e mais feliz ainda quem valoriza o que encontrou!

Sexo frágil? Jamais. Na verdade, sempre acreditei que a mulher escolhe o homem e por educação e humildade permite que ele pense que a conquistou. Num jogo onde não há caça e caçador, mas pessoas que se dão e se recebem, que partilham almas e corpos, são vocês que detém o milagre de materializar o amor, e, talvez por isso, sejam vocês que são capazes de amar sem medida, mais que se pode esperar em uma vida. Cada um de nós já foi amado desse jeito ou ainda é. Esse amor total que só a mulher mãe nos dá!
O amor que a mulher esposa nos dá, encorajando a seguir em frente mesmo quando o mundo todo não acredita mais em nós. O amor da mulher que é filha, que é capaz de despertar uma vontade de vencer que nós nem sabemos possuir. Tantas facetas do mesmo ser indefinível e indecifrável.

O mundo é machista, infelizmente. Talvez seja o medo de admitir tua força e teu brilho, talvez o preconceito enraizado na alma. Mas dia após dia, vocês mostram o quanto essa ideia é tola e sem sentido. Mostram a todos e a todas que não é o sexo, a aparência ou a ideologia que podem defini-las. Vocês são o que são: mulheres!

Para as que ainda não sabem quem são, dou alguns pequenos conselhos: Recusem os rótulos, os modelos, as clausuras. Não persigam corpos, aparências, cheiros e marcas. Não se percam na busca por poder, no embate desnecessário de forças. Não deixem que o mercado as trate como objeto nem que o homem se julgue seu senhor. Não desçam ao ponto de usar como instrumento de força o próprio corpo ou a própria beleza.

Vocês são tudo o que já precisam ser: mulheres!

Quer sejam mães, esposas, advogadas, juízas, engenheiras, arquitetas, cozinheiras, auxiliares, médicas, professoras, donas de casa, o que fazem não as define, o que ganham não diz nada sobre quem vocês são. O dia de hoje não é para celebrar suas profissões, é para que nunca esqueçamos que sem vocês nós não seriámos nada, da mesma forma, sem nós, seu mundo não seria o mesmo.

O dia de hoje é para lembrar que na sua individualidade o mundo se torna mais rico, mais cheio de cores e mais forte. Afinal, Terra, vida, esperança e eternidade são femininas.

Todas são mulheres.

Parabéns pelo seu dia.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!