terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Eduardo Campos cortou verbas dos Direitos Humanos e conselheiros saem em protesto.

Direitos Humanos: Eduardo cortou verba, Conselho saiu
Representantes da sociedade civil saem após Eduardo Campos reduzir orçamento de Conselho Estadual de Direitos Humanos
Folha de S.Paulo - Daniel Carvalho Representantes da sociedade civil de Pernambuco decidiram ontem deixar o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, em protesto contra corte de verba promovido pelo governo de Eduardo Campos (PSB), provável candidato ao Planalto. Segundo a gestão, o valor previsto para o conselho neste ano é de R$ 10 mil, recuo de 61% ante os R$ 26 mil de 2013.
Formado por dez representantes civis e cinco do governo, o grupo foi criado em 2001, na gestão Jarbas Vasconcelos (PMDB). Por lei, deve apurar e denunciar violações, coibir abusos de poder, fiscalizar ações do governo e garantir o cumprimento da legislação de direitos humanos.
Entre os que saíram está a coordenadora, Lúcia Crispiniano. Segundo ela, além de não ter recursos suficientes, o grupo não tem voz em discussões de ações do governo. Ela cita o Pacto Pela Vida, programa de redução do número de homicídios que será uma das vitrines da campanha presidencial de Campos.
Para o secretário-executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, os conselheiros querem desempenhar papéis que cabem ao Estado. 'Querem fazer do conselho uma ONG. Querem trabalhar no conselho ações que muitas vezes não conseguem conduzir nas suas organizações.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!