terça-feira, 19 de junho de 2012

Editorial - Comentários sobre Pesquisa geram ataques ao blog

A POLÊMICA DAS PESQUISAS

Mais uma vez o blog recebe ataques anônimos. Desta vez a ira foi motivada após as indagações levantadas acerca da pesquisa IPEC/Itapuama Fm. Indagações pertinentes, já que os dados da pesquisa já eram de conhecimento de um grupo antes de sua divulgação. Dados muito próximos dos que foram divulgados na rádio, que aqui são reproduzidos:

P. Se a eleição para prefeito de Venturosa fosse hoje e os candidatos fossem estes (...), em qual deles o(a) sr.(a) votaria? (ÚNICA E ESTIMULADA COM CARTÃO – 02 NOMES)

RESPOSTAS                                    TOTAL
Ernandes da Farmácia                         60%
Lemos da Loteria                                36%
EM BRANCO / NULO                      2%
NS / NR                                             2% 
TOTAL / SOMA                                100%

Fonte: IPEC - Venturosa, 09 e 10 de junho de 2012.

O fato de usuários já fazerem menção ao resultado da Pesquisa mesmo antes da rádio Itapuama veicular propaganda do seu programa Notícias Populares onde o mesmo seria veiculado é ainda mais atípico. Qualquer um poderia levantar os questionamentos publicados no meu último post. O problema foi que eu tornei minhas perguntas públicas e encontrei muitos que também nutriam as mesmas dúvidas. E isso incomodou. 

Usuários do Facebook alardeavam que o pré-candidato Lemos teria incríveis 63% de rejeição. Fato pouco crível para alguém que nunca agrediu, difamou ou matou alguém. Na pesquisa divulgada pelo IPEC Lemos aponta com 53% de rejeição. Uma redução estranha de um índice já estranho em menos de um mês. 

Entendo não gostarem dos meus questionamentos. Ainda mais se eu tomar os dados do próprio Instituto:

 - Em Agosto de 2011 Lemos aparecia com 6% das intenções de voto e Ernandes com 32% num cartão com 09 nomes.

- Em novembro de 2011, em pesquisa estimulada num cartão com 06 nomes Ernandes aparecia com 46% das intenções de voto contra apenas 4% de Lemos.

No confronto direto o resultado era este:

P. E se a eleição para prefeito de Venturosa fosse hoje e os candidatos fossem estes (...), em qual deles o(a) sr.(a) votaria? (ÚNICA E ESTIMULADA COM CARTÃO – 02 NOMES)
ALTERNATIVAS TOTAL
Ernandes da Farmácia 73%
Lemos da Loteria 19% 
EM BRANCO / NULO 7% 
NS / NR 1% TOTAL / SOMA 100%

Fonte: IPEC - Venturosa, 29 e 30 de novembro de 2011.

Quero ressaltar que nesta época o sr. Ademar postulava disputar as eleições municipais pelo PR, mas o IPEC, estranhamente, NÃO fez o cruzamento entre os dois para aferir a vontade do eleitor.

Quanto ao índice de rejeição Ernandes possuía 21% e Lemos 37%.

Na pesquisa divulgada informalmente com queima de fogos e euforia do grupo governista este ano, onde muitos deles atribuíram os dados ao IPEC (veja que usei o termo atribuíram), Ernandes aparecia com 68% das intenções de voto contra 22% de Lemos.

Então Ernandes teria caído (mesmo com todo o apoio do atual prefeito) de 73% para 60% e Lemos subido de 19% para 36%?

Salvo o engano a margem de erro dessa pesquisa varia entre 5 e 7 pontos percentuais, o que poderia ainda significar 53% a 43%. Isso antes das convenções partidárias.

Não sou estatístico. Então vou apenas repetir as palavras de Edvaldo Silvestre Galindo Júnior ao divulgar os dados da mais recente pesquisa IPEC ITAPUAMA:

"O que define eleição não é pesquisa. Pesquisa não ganha eleição." 


E MAIS UMA VEZ AS AMEAÇAS


Usuários anônimos usaram mais uma vez os comentários das postagens deste blog para agredir seu autor. Desta, como de outras vezes, inventando mentiras na tentativa de ameaçar e impedir o andamento deste blog.


Desafio meus detratores a se mostrarem e apresentarem provas contra minha pessoa. Acusar no anonimato é fácil. Mas se estão tão certo dos seus atos, se o que faço é crime, tenham a coragem de se mostrarem e oficializar as denúncias no Ministério Público. Será um prazer provar minha inocência e vê-los serem responsabilizados pelo mal que tentam fazer não apenas a mim, mas a tantas pessoas de bem desta cidade.


Não tento iludir ninguém. Não manipulo pessoas e meu blog não difama ou espalha boatos sobre quem quer seja. 


É um blog de textos pessoais e opinativos. Divulgo fatos de interesse local e exponho minhas interpretações acerca deles, sempre respeitando o pensamento diverso e contraditório.


Não posso ser culpado por pensar diferente. Ninguém pode ser forçado a pensar como os outros desejam.


Mas continuo a dizer aos meus detratores: "Eu me responsabilizo por tudo o que escrevo. Dos acertos aos erros. Não me escondo covardemente para expor minhas ideias. É bem mais do que pode ser dito sobre vocês".


E o blog continua sua missão de informar com seriedade e compromisso com a ética.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!