terça-feira, 1 de setembro de 2015

DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM VENTUROSA




DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM VENTUROSA


No último domingo, 30,  a paróquia de São José em Venturosa celebrou a dedicação de sua renovada Igreja Matriz. A Igreja foi dedicada ao padroeiro São José. Numa cerimônia marcada iniciada às 9 horas, presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, e co-celebrada por vários padres da diocese, o povo lotou a nova igreja que traz consigo grandes significados. Não se trata somente de uma reforma do templo, mas de um reavivamento de todo o povo de Deus em Venturosa.

 Segundo o Pe. Fábio Pereira dos Santos, pároco local e Vigário Geral,  “desde muito tempo os paroquianos da Paróquia São José tinham o desejo de reformar a sua Igreja Matriz. Este desejo era motivado pela forma arquitetônica da Igreja que não agradava e também pelo fato de estar pequena para o número de fiéis e ao mesmo tempo ser muito quente.”

As obras de reforma foram iniciadas no governo do bispo Dom Francisco Biasin, que viu nesse gesto um movimento de vivência da fé.

Dom José Luiz afirmou durante a celebração que o padre Fábio havia concluído uma etapa das santas missões populares ao concluir as obras da Igreja Matriz, pois todo o povo se colocou em estado de missão, resgatou sua fé e foi ao encontro dos irmãos com o objetivo de construir uma casa digna para Deus. E as ações desse novo ardor missionário pode ser sentida em todas as comunidades de nossa paróquia.

Os passos dados

Para melhor andamento dos trabalhos foi organizado o conselho da matriz, destinado a junto com o administrador paroquial representar a comunidade na tomada de decisões no tocante a reforma. Os participantes do conselho foram escolhidos durante a assembléia paroquial do ano de 2010. E desse conselho, surgiram várias idéias, eventos, movimentos e campanhas, todos em prol de arrecadar fundos para o desenvolvimento dos trabalhos.
No dia 18 de julho de 2010 toda a comunidade reunida num domingo dia do Senhor, participou da ultima celebração na antiga matriz, finalizando esse momento com o beijo dos fieis no altar, ao mesmo tempo em que dava-se inicio oficialmente aos trabalhos da matriz.


Todo o projeto arquitetônico pensado para matriz teve como principal finalidade contribuir para que o espaço físico favorecesse a oração e ao culto divino. Para isso foi ampliada no comprimento e na sua altura, possibilitando o aumento na capacidade de pessoas dentro da matriz e a reserva de espaços propícios para os grupos de canto, a capela do santíssimo sacramento, a pia batismal, a sacristia e os banheiros.


Adjunto a ampliação e criação de novos espaços foi-se percebendo o embelezamento da igreja, o qual pode ser notado antes mesmo de se adentrar nela, através da torre, dos vitrais, da pintura; na parte interior é notável pelo piso, o teto, os altares, as torres romanas e todos os pequenos detalhes que a compõem. Sem esquecer dos objetos sacros que foram sendo renovados e adquiridos ao longo da reforma.

Palavras de Dom Francisco Biasin em ocasião da dedicação da Matriz.

Caríssimo padre Fábio,Obrigado pelas fotos que me fazem vislumbrar a beleza da Matriz de São José de Venturosa!Uma obra que ficará no tempo a testemunhar a fé e o amor a Deus e a sua Igreja deste povo tão querido e a sua dedicação de pastor como primícias do seu ministério!Parabéns a todos!Neste dia tão solene e abençoado podem dedicar a Deus uno e trino não somente um templo feito por mãos humanas, e sim a sua vida, a sua história, a sua caminhada, feita de alegria e sofrimento naquele chão abençoado do semi-árido pernambucano!Que Deus caminha com vocês, que vocês caminhem com Ele em comunhão fraterna!Um abraço especial ao meu irmão bispo Dom José Luiz, a você, meu caro Fabinho, aos padres presentes na celebração e a todo povo querido de São José de Venturosa!Seu irmão bispo, Dom Francisco Biasin. 

Volta Redonda, Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2015