sábado, 30 de novembro de 2013

DATAFOLHA: DILMA VAI A 47%. AÉCIO E EDUARDO ENCOLHEM. SE O CANDIDATO FOSSE LULA, DISPUTA ACABARIA NO PRIMEIRO TURNO

O PSB tem que ter cuidado como responde às críticas. Tudo o que disserem contra Armando Monteiro cai como uma luva em Eduardo


A frase para defender o político atacado foi a seguinte:

"É estranho que alguém que se elegeu com nosso apoio, com o prestígio do (...) e que tenha saído a tão pouco tempo da gestão faça crítica".

O argumento foi usado por Tadeu Alencar para alfinetar Armando Monteiro e defender o governador Eduardo Campos. Ele só esquece que a frase cai como uma luva em que ele se esforçou para defender.

Eduardo saiu do governo do PT há pouco tempo e critica duramente quem antes chamava de amigo.

Eduardo foi eleito com o apoio do presidente Lula.

Até ontem Eduardo era só elogios à Lula, Dilma e o PT. Hoje vê erros e critica ações e omissões da presidente.

Por quê Armando Monteiro não pode fazer o mesmo em relação a ele?

"Atribuo a declaração a uma antecipação indesejável da campanha política", diz Tadeu. O mesmo vale para os discursos e ataques feitos por Eduardo Campos?

O fato é que Armando Monteiro não aceitou curvar a cabeça para Eduardo Campos e seguiu em frente no projeto de chegar ao comando do executivo estadual. Tem experiência, apoio, carisma e visão e vai passar a desconstruir a propaganda do PSB que quer vender um paraíso artificial onde a maioria vive em péssimas condições.

Como não podem rebater o argumento, usam a velha tática de desacreditar o argumentador. O mal aqui é que o que disserem poderá ser usado contra eles. Como dizia minha avó: "Quem tem telhado de vidro não pode atirar pedra".

Armando Monteiro (PTB) parte para cima e critica duramente o governo Eduardo Campos. É "a nova política" sendo desconstruída!


Como pré-candidato declarado ao governo do Estado em 2014, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) está mais à vontade no papel de crítico à gestão Eduardo Campos (PSB), da qual fazia parte até setembro passado. Em entrevista à JC News, nessa sexta-feira, o trabalhista não se eximiu de apontar, segundo ele, as contradições da recente reforma administrativa do governo do PSB e questionou os baixos índices educacionais do Estado.

Instado a opinar sobre a recente decisão do líder socialista, anunciada no Programa do Jô, de cortar secretarias e reduzir a máquina, Armando Monteiro disse que “sempre há espaço para promover ajustes”, mas que “29 secretarias numa estrutura estadual é muita coisa”. “Veja, uma coisa que queria manifestar agora é que estão surgindo ultimamente notícias de (novas) nomeações de ex-prefeitos, cotados para algumas áreas do governo”, continuou, mesmo sem ser perguntado diretamente sobre o assunto.


Na opinião do trabalhista, a nomeação de ex-prefeitos é incoerente com a pauta defendida pelo governador socialista, que evoca critérios técnicos e racionalização de gastos na máquina pública. Ele não falou, mas a preocupação é também eleitoral: ex-prefeitos nomeados certamente engrossarão o palanque socialista em 2014.

É uma coisa estranha. Você corta mil comissionados, que devem ter salários médios e modestos. Por outro lado, se promove ex-prefeitos em assessorias diversas, algumas de caráter, me parece, nitidamente político. Aí eu pergunto: isso fica coerente com as linhas de uma reforma que se pauta por critérios técnicos e de diminuição de despesa? Eu conheço situações de ex-prefeitos que agora ganharam status de gestor técnico em algumas secretarias. É um sinal contraditório nesse processo”, alfinetou.

Após criticar o baixo índice de exportação do Estado - segundo ele, equivalente a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) –, Armando, na ponta da língua, recorreu às notas do Ideb, prova que avalia os primeiros e os últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, para censurar a política educacional no Estado.

“Pernambuco tem a 18ª posição nos primeiros anos, a 22ª nos anos finais e a 16ª no ensino médio. O Ceará, que está aqui perto, com as mesma dificuldades de estar no Nordeste, teve muito sucesso nos últimos dez anos. Tanto que tem, respectivamente, a 7ª posição, a 12º e a 8ª. Então, há indicadores que preocupam, e esse me parece que é muito importante”, concluiu. (Jornal do Commercio)

NOTAS DO BLOG

Finalmente o governo Eduardo Campos começará a ser debatido com seriedade. Com o racha na Frente Popular em Pernambuco, causado pelo próprio governador, antigos aliados começam a questionar sua postura e, mesmo que de forma tardia, expor o que todos nós já sabíamos: O governo de Eduardo Campos não é o que a propaganda pinta!

NOVA POLÍTICA. É isso que Eduardo e Marina propõe no discurso, mas que se nega na prática. A nomeação de ex-prefeitos em cargos com altos salários nada mais é que um imenso movimento político para manter aliados em todo o estado, é assim que se mantém o governo distante de qualquer crítica. A redução dos cargos comissionados foi uma manobra virtual, a chamada "Reforma do Jô".

PIB E EDUCAÇÃO. A industrialização de Pernambuco também é frágil. O estado fez muitas concessões e não arrecada como devia. Suas exportações tem caído a olhos vistos. No campo da Educação a coisa é ainda mais séria. Durante sete anos o governo perseguiu os funcionários, os assediou moralmente e produziu índices como quis. Na prática não houve avanços sob o chicote do feitor.

FICA A PERGUNTA: E COM A MUNICIPALIZAÇÃO PROPOSTA POR EDUARDO, COMO A COISA FICA? TEM PREFEITOS QUE NÃO PAGAM NEM O TRANSPORTE DOS ALUNOS DA ZONA RURAL. É ESSA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE O PSB VAI IMPLANTAR NO PAÍS? 


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em Dezembro lançamento do terceiro livro do professor Emerson Luiz


Caríssimos amigos e amigas, é com alegria que convido a todos para o lançamento do meu terceiro livro: Uma História Venturosa, que registra a história de nossa cidade, desde os tempos de Boa Sorte até os dias atuais. Conto com a presença de vocês.

Emerson Luiz

DENÚNCIAS Desembargador José Patriota censura blogueira Noelia Brito para proteger Eduardo Campos

Portal Gnn


A intimação é do desembargador José Carlos Patriota Malta, com a finalidade de censurar a procuradora do Recife, advogada, blogueira e ciberativista Noelia Brito. O fato aconteceu nesta quinta-feira 28. Retirar matéria que denuncia possíveis irregularidades em processo licitatórios realizadas pelo Estado de Pernambuco e pela Prefeitura de Ipojuca. O post compromete o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito de Ipojuca (PE) Carlos José de Santana (PSDB), imediatamente! Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio - veja como o JC tornou-se porta voz do Consócio Novo Recife - não veicularam. Nenhuma mídia corporativa da capital pernambucana tratou do assunto, até agora.





Outros posts também foram retirados. A secretária de Educação de Ipojuca, Margareth Zaponi ingressou com a ação nº 0074071-68.2013.8.17.0001,com a finalidade de censurar Noelia, que havia publicado artigos sobre contratos e dispensas de licitação da prefeitura de Ipojuca e do governo Eduardo Campos, da época em que Margareth Zaponi era secretária de Rede da Secretária de Educação da gestão.
O juiz Paulo Torres, da 20ª Vara Cível do Recife, negou a liminar para Zaponi censurar Noelia, mas através de um agravo de instrumento (315177-5), o desembargador Patriota Malta expediu um mandado intimando à blogueira para que excluísse dentro de 24 horas qualquer publicação em que constasse o nome de Margareth Zaponi, sejam através de blogs ou de redes sociais de sua titularidade. Abstendo-se de fazer novas referências à mesma, em redes sociais, blogs ou qualquer tipo de site na internet, seja pelo cargo que ocupa ou por qualquer outra forma que possibilite de identificá-la. Para a hipótese de descumprimento desta decisão, fixou multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) por dia de circulação da notícia publicada online.
O Juiz Paulo Torres afirmou na decisão, que negou a censura, porque não via prova suficiente para impor à blogueira uma censura à sua manifestação, inclusive porque o que fora levado a juízo não era conteúdo de lavra de Noemia, já que apenas replica matérias de outros blogs, inclusive do BLOG DO JAMILDO, exemplificado por Margareth Zaponi como exemplo de respeitabilidade. O Juiz ainda registra que uma das notícias publicadas por Noelia, apenas menciona a existência de uma ação penal promovida contra Margareth Zaponi, o que ante o caráter público de que se revestem as medidas judiciais, menos ainda pode ser objeto de censura. E que, em se tratando de matérias replicadas de outros blogs - estes sim de caráter jornalístico – o destaque para o dispositivo constitucional que assegura a liberdade de expressão da atividade de comunicação.
Retirar as matérias do blog de Noelia Brito de nada adiantaria, já que as matérias permaneceriam na origem e, neste caso, protegidas por preceito da Lei Maior. Embora não possua caráter “jornalístico”, continua o juiz, o blog da ciberativista está igualmente protegido por dispositivo constitucional que garante a todos a liberdade de manifestação do pensamento. Contudo, o advogado da secretária de Ipojuca deixa transparecer que os reais motivos de querer censurar a blogueira e ciberativista seria a capacidade desta de disseminar as informações nas Redes Sociais e que suas postagens já teriam se transformado, segundo suas palavras reproduzidas pelo desembargador Patriota Malta, em “virais” na internet: “Em seu arrazoado pontua a recorrente que ‘as postagens promovidas pela agravada ganharam repercussão viral”.
As postagens da ciberativista ganharam tal repercussão que algumas delas foram as que certamente mais interessavam à Secretária e ao Prefeito de Ipojuca e também ao governador e presidenciável Eduardo Campos. Censurar as que mencionavam dois convênios com a Universidade Federal de Juiz de Fora e que a partir de sua reprodução no Blog da Noelia Brito, levaram o Ministério Público de Pernambuco a investigar os convênios e as três autoridades citadas na postagens do Blog da Noelia Brito:



Garanhuns promove Congresso Municipal de Educação e traz palestrantes de renome para o evento

Educação Municipal promove Congresso com renomes Nacional e Internacional
Evento será mais um momento de formação continuada que fecha o ano letivo

Cipriano Luckesi e Nelson Gonçalves estarão no I Congresso
Municipal de Educação de Garanhuns

O Governo Municipal de Garanhuns promoverá mais um momento de valorização aos professores da Rede Municipal de Ensino para oportunizar novos conhecimentos aos docentes, efetivando assim, cada vez mais o Projeto “Cuidar de Quem Educa”. O I Congresso de Educação Municipal será nos dias 10 e 11 de dezembro, no Clube AGA. O evento é mais um momento de formação continuada que fecha o ano letivo, e irá contar com a presença de palestrantes renomados da educação nacional e internacional.

Apresentação de trabalhos, incluindo exibição de pôsteres pelos professores da rede de ensino; mesas redondas com temáticas sobre “Educação do Campo como Direito Humano”; e “Inclusão na Prática”, fará parte da programação do Congresso. O momento também irá contar com palestras que irão versar sobre “Avaliação da Aprendizagem e Gestão Pedagógica”; “Gestão Escolar, Democracia e Ética na Escola”; “Refletindo sobre a Autoridade do Professor, através do Lúdico”; e ainda, o lançamento do livro “Lado sério da Brincadeira – Um olhar para a Autoestima de Educador”.

O evento será marcado pelas presenças das professoras Ângela Monteiro e Rossana Ramos, bem como dos professores Vitor Paro, Nelson Gonçalves do Nascimento Filho e do professor Cipriano Luckesi, conhecidos nacional e internacionalmente.

Texto: Cássia Amaral
Assessoria de Impressa de Garanhuns

MP pede cassação dos mandatos de 13 deputados por troca de partido. O pernambucano Silvio Costa está entre eles.

(Do G1. Indicação do amigo Yslan Tavares) O Ministério Público Eleitoral protocolou nesta quinta-feira (28) ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a cassação dos mandatos de 13 deputados federais em razão de mudanças de legenda.
As ações do MP se baseiam nas regras da fidelidade partidária. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos. Com isso, de acordo com a resolução, só é permitida a mudança de legenda nos casos de incorporação ou fusão de partidos, criação de novo partido, mudança ou desvio programático da sigla e "grave discriminação" cometida contra o parlamentar.
Na avaliação da Procuradoria, nos 13 casos não houve justificativa para a mudança da legenda. Entre esses casos estão os de Walter Feldman (SP) e Alfredo Sirkis (RJ), que eram do PV e queriam ir para o partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, cujo  registro foi negado pelo TSE. Membros da Rede, entre os quais Feldman e Sirkis, se abrigaram no PSB enquanto aguardam a legalização do novo partido.
Além deles estão entre os alvos da ações os deputados José Humberto Soares (MG), Stefano Aguiar dos Santos (MG), Paulo César da Guia Almeida (RJ), Wanderley Alves de Oliveira (RJ), Luiz Hiloshi Nishimori (PR), Silvio Serafim Costa (PE), José Wilson Santiago Filho (PB), Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa (CE), Paulo Roberto Gomes Mansur (SP), Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (RR) e Cesar Hanna Halun (TO).
OS 13 DEPUTADOS ALVOS DE AÇÕES
DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
Deputado
De onde saíu
Para onde foi
Alfredo Sirkis (RJ)
PV
PSB
Beto Mansur (SP)
PP
PRB
César Hallum (TO)
PSD
PRB
Deley (RJ)
PSC
PTB
Dr. Paulo César (RJ)
PSD
PR
Francisco Araújo (RR)
PSL
PSD
José Humberto (MG)
PHS
PSD
Luiz Nishimori (PR)
PSDB
PR
Stefano Aguiar (MG)
PSC
PSB
Paulo Lustosa (CE)
PMDB
PP
Silvio Costa (PE)
PTB
PSC
Walter Feldman (SP)
PSDB
PSB
Wilson Filho (PB)
PMDB
PTB
Fonte: Ministério Público Eleitoral

Mil professores paralisaram a Avenida Guararapes em protesto contra a municipalização de escolas do governo Eduardo Campos!

Cerca de mil professores paralisam, na tarde desta quinta-feira (28), o fluxo de veículos na Avenida Guararapes, localizada no bairro de Santo Antônio, região central do Recife. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e tem como objetivo protestar contra a municipalização das unidades escolares estaduais e, além disso, apresentar reivindicações da categoria, entre elas, melhorias de condições físicas das escolas, aumento salarial para os profissionais e implantação do Plano de Cargos e Carreiras. 

Segundo o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, mesmo com o diálogo com a Secretaria de Educação, "nada de concreto" está sendo feito pelos profissionais e estudantes. "Nós, trabalhadores, e toda a comunidade escolar estamos indignados com o governo". O diretor de Comunicação, Fernando Melo, ainda disse que a inserções publicitárias feitas pelo governo estadual, em relação ao setor, nos meios de comunicação não condizem com a cotidiano das escolas. "A propaganda não mostra a realidade. Na prática, temos muitas dificuldades", destacou.

Inicialmente, a manifestação estava programada para ser feita em frente a Assembleia Legislativa, mas, por falta de sessão, foi transferida para a Avenida Guararapes. O Sintepe promete um novo protesto para o dia 13 de dezembro, em Camaragibe, no Grande Recife.  (Leia Já)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O jornal nacional não mostra o helicóptero da cocaína dos amigos de Aécio, mas aqui você vê até em vídeo!


247 – Não adiantou a Rede Globo esconder o quanto possível escândalo do helicóptero do pó, que abala a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Desde a apreensão, quando transportava 450 quilos de cocaína, do aparelho pertencente à empresa agropecuária do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD), sua irmã Carolina Perrella e seu primo André Almeida Costa, o Jornal Nacional – tido como principal informativo da emissora da família Marinho – foi discreto sobre o caso. Outro carro-chefe da mídia tradicional, o jornal Folha de S. Paulo, igualmente tem procurado dar a notícia com a máxima discrição. Por que?
Mesmo sem saber a resposta exata, centenas de cidadãos de Minas Gerais resolveram criar um fato novo para despertar a mídia dessa letargia. Na tarde desta quinta, manifestantes tomaram as escadarias da Assembleia Legislativa de Minas com dezenas de sacos de farinha branca – numa clara alusão à cocaína. Carreiras, como se diz na gíria dos usuários, foram esticadas ao longo dos degraus. E jovens simularam, com notas de dinheiro, estarem cheirando o que seria a droga. 





Do jeito que a coisa vai, oposição em Venturosa nunca será governo!


Conversando com amigos de Venturosa, inevitavelmente tocamos no assunto. Quis saber deles: "Como está a oposição?". 

Elogiaram a representatividade da maioria dos vereadores eleitos, mas acham que um já se prepara para abandonar o navio.

Sentem a falta do contato com suas lideranças, da presença delas em seu dia-a-dia. Mas quando perguntei sobre qual era o grande projeto da oposição para a cidade, ninguém soube responder! 

Como assim? Eu explico, não para os leitores, mas para nossos políticos. Um partido tem que se propor a fazer algo pela população, ele precisa de um projeto, de uma bandeira. Não basta apontar possíveis erros e criticar as falhas que ocorrem em um governo, é preciso traduzir em ações concretas o que o povo deseja e precisa.

É preciso, também, renovar o quadro de lideranças, dialogar com a juventude e formar novas forças vivas e dinâmicas. O povo de Venturosa deseja de seus representantes o contato direto e não promessas feitas de quatro em quatro anos.

Uma vez disse a pessoas próximas e entusiastas: "O problema desse grupo é que tem muito cacique e pouco índio". Muitos querem exercer liderança sem que para isso tenham se colocado à serviço, boicotam ideias que não foram dadas por eles, perseguem os que poderiam somar forças e são individualistas ao extremo. Não têm visão de conjunto e outra grande falha: não sabem acolher novas correntes em seu meio.

Considero os quase 43% dos votos alcançados no último pleito algo histórico, tendo em vista tudo o que expus acima. Hoje o partido vermelho, como é chamado em Venturosa, tem um quadro natural para a próxima eleição, representado por José Lemos, e uniu algumas de suas tendências, mas ainda falta todo o resto!

Tem gente perto dele que tem verdadeira compulsão por fotos no facebook. Se engana pensando que é respeitado politicamente por estar perto de algumas autoridades e está esquecendo dos aspectos mais importantes da vida política. Mas não rezar a missa para quem se acha mais sabido que o vigário.

O homem mais político de Venturosa trabalha de forma incessante e incansável desde o primeiro dia em que deixou o gabinete, visita eleitores e lideranças e frequenta as comunidades que o elegeram regularmente. Mostra que está aí, vivo e forte, e se puder disputar a eleição, estará lá de novo.

Ou a oposição de Venturosa aprende a fortalecer seus vínculos com sua base, dialogar com a juventude e construir um projeto viável para Venturosa ou vai viver nessa eterna briga interna, onde cada um enxerga apenas o seu lado e os seus desejos pessoais.

Vai virar o PT de Pernambuco. Sempre perdendo para ele mesmo!

Emerson Luiz


Secretário de saúde fica no cargo, mas sonho de ser governador vai pelo ralo

Não vou questionar o ato  que suspendeu a decisão  do juiz Roberto Wanderley, que ordenava o afastamento do secretário de saúde Antônio Figueira do seu cargo, mas convivi tempo demais com políticos para aprender que justiça e aplicação da lei nem sempre se encaixam, principalmente no que diz respeito as nossas excelências.

O fato concreto é que Antônio Figueira fica no cargo, mesmo cabendo recurso da decisão.

Mas mesmo no cargo Figueira saiu perdendo. Ele era um dos nomes cotados por Eduardo Campos para sucedê-lo no governo do estado de Pernambuco. Campos via com bons olhos o trabalho de Figueira e muitos acreditam que ele poderia, de fato, ser a escolha do governador.

Agora ele sofreu um arranhão na imagem que poderá (e será) usado caso ele venha a concorrer ao Palácio do Campo das Princesas. Pelo desenrolar das coisas, em 2014 poderemos assistir uma disputa entre Armando Monteiro (PTB), Fernando B. Coelho (PSB) e João Paulo (PT) pelo comando do executivo. A pretensão do PT em lançar candidato próprio é legítima pela história de lutas do partido, não se pode questionar isso, mas estrategicamente pode ser a decisão errada. Caso o PT de Pernambuco seja pressionado pelo PT nacional, veremos outra catástrofe, como foi o caso da eleição do Recife. 

Parece que o Partido dos Trabalhadores adora ser derrotado por ele mesmo. Seria bom que os petistas procurassem ler Maquiavel e Sun Tzu. 

Esse conselho também vale para os grupos de oposição de Venturosa.

Emerson Luiz

Enquanto o DEM tenta prejudicar médico cubano na Bahia, um Dr. brasileiro receita cadeado para que paciente perca peso.


O município de Feira de Santana foi o centro das atenções e de histerismo há uma semana por causa de uma receita de superdosagem de Dipirona para uma criança de um ano, passada por um profissional de Cuba que atende pelo Mais Médicos, programa do governo federal.
A própria mãe do menino acabou o mal estar ao dizer que tinha entendido que a quantidade da medicação era para todo o dia e não para dose única, como denunciou uma médica ligada a vereadores do DEM local. A Secretaria de Saúde do Estado concluiu que não houve erro e o médico Isoel foi recebido com festa na segunda-feira (25) no retorno de suas atividades.
Agora um fato resgatado em matéria da Folha de São Paulo, esse, sim, envergonha a medicina. E a Bahia. A dona de casa Adriana Santos, de 33 anos, foi orientada pelo médico José Soares Menezes a procurar um ferreiro para fazer trancas e usar cadeados na sua boca e na geladeira de sua casa para conseguir emagrecer. O 'medicamento' receitado a Adriana foi "cadialina".
"Um para a sua boca, outro para a geladeira, outro para o armário, outro para o freezer, outro para o congelador e outro para o cofre de casa", relatou a mulher, que à época pesava 100 kg.
Caso ocorreu em novembro de 2012 em um posto móvel da Fundação José Silveira (conveniada à Secretaria de Saúde da Bahia) no bairro do Uruguai, onde Adriana mora, na periferia de Salvador.
Procurado, o médico disse na ocasião que usou sentido figurado na receita. "Só usei uma linguagem figurada". 
Adriana disse ter contado que não poderia fazer uma cirurgia de redução do estômago. O médico, de acordo com ela, afirmou que sua filha chegou a realizar o procedimento, mas, como continuou sem fazer regime, acabou engordando novamente.
"Ele ainda falou que, se eu não quisesse os cadeados, o jeito seria fazer jejum em quatro dias da semana. E, nos outros três, só beberia água."
O Conselho Regional de Medicina da Bahia recebeu recebeu a queixa da dona de casa e afastou o médico depois de apuração.
E se fosse um médico cubano? Como se comportaria a grande mídia? E os políticos de oposição?
Notas do Blog
O Mais Médicos ameaça nossa elite. 
Alguns médicos que mercantilizaram a saúde temem perder muito com isso. Dem e PSDB podem perder ainda mais com esse programa.
O povo aprova o Mais Médicos. É melhor ter um Médico de Cuba do que nenhum, como era de costume em muitos lugares do Brasil.
A atitude vergonhosa do homem que receitou um cadeado não tem explicação. É o píncaro do preconceito, do desrespeito ao outro e da certeza da impunidade. Claro que ele representa uma minoria (graças a Deus), mas grande número rejeita o interior, falta plantões e não presta atenção em pacientes da rede pública.
Para milhões de brasileiros, a esperança de uma saúde melhor veio falando com sotaque notadamente cubano.

Você sabia que a escola pode atrapalhar na formação de leitores? Superinteressante: publicação da editora Abril explica porque o Brasil não tem o hábito da leitura

Para a Unesco, o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores. O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores.

"Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro. "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio." Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. Mas aí teria de mudar o vestibular, é isso já é outra história. 


Fonte Instituto Pró-Livro, ANL, Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal (Cerlalc).

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Helicoptero de aliados de Aécio Neves é apreendido com 450 kg de Cocaína e nossa imprensa tradicional nada divulga.

:


Novo escândalo na conhecida família Perrella, de políticos mineiros, é escondido pela mídia tradicional; Jornal Nacional, da Rede Globo, não divulgou nada sobre apreensão de helicóptero pertencente ao deputado Gustavo Perrella (SDD), filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), com 450 kg de cocaína; Folha de S. Paulo usa discrição; O Globo foge da história; piloto é assessor no gabinete de Gustavo na Assembleia de Minas e funcionário de sua agropecuária; ex-presidente do Cruzeiro, Zezé é investigado pelo Ministério Público por ser dono de fazenda de R$ 60 milhões apesar de ter declarado, em 2010, R$ 490 mil em bens; suspeitas envolvem lavagem de dinheiro da venda de ex-jogador do atual campeão brasileiro de futebol; vídeo

Agora me responde: E se esses políticos fossem do PT? 

Com medo de perguntas que não o agradem? Eduardo Campos desiste de participar do programa Cidade Viva

Do Blog Cidade Viva

O governador Eduardo Campos cancelou entrevista que daria ao Cidade Viva, programa que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação produz em parceria com o UOL. O encontro, confirmado pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco desde o começo do mês, estava marcado a princípio para o dia 19 de novembro, mas, por solicitação do Governo do Estado, foi transferido para esta quarta-feira (27) à tarde, entre 15h e 17h. Nessa segunda-feira à noite, dia 25, o secretário Evaldo Costa enviou e-mail para o SJCC informando a ausência do governador. "A Secretaria de Imprensa do Estado decidiu agradecer a atenção do convite e retirar da agenda do governador Eduardo Campos a participação na entrevista marcada para a próxima quarta-feira", diz a mensagem.
O superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Rodolfo Tourinho, lamenta a ausência de Eduardo Campos. “O Cidade Viva é um programa que foi criado para prestar serviço à população. É um instrumento moderno de fiscalização e acompanhamento das gestões públicas. Nele, a pergunta do internauta é livre, sem censura e tem o mesmo peso dos questionamentos feitos pelos jornalistas que conduzem o programa nos nossos estúdios. É uma pena que o governador Eduardo Campos tenha cancelado sua participação e perdido a chance de conversar ao vivo com pessoas de todo o Brasil”.
Para esta edição especial, o Cidade Viva já tinha recebido mais de 200 perguntas de pessoas de vários estados do Brasil interessadas em conhecer melhor as propostas de Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República. O programa teria a participação do jornalista Fernando Rodrigues, blogueiro do UOl e colunista político da Folha de São Paulo, além do jornalista Saulo Moreira, editor de Economia do Jornal do Commercio.
NOTAS DO BLOG
Eduardo Campos desiste da entrevista em meio a um momento turbulento. 
Professores, comunidades, pais e alunos questionam o processo de municipalização das escolas da rede estadual.
A justiça federal exige a demissão do seu secretário de saúde.
Membros da rede reclama que não tiveram acesso ao documento programático que ele, como nova política que sabe ouvir, diz ter sido feito de forma colaborativa.
PT e PTB finalmente começam a agir como oposição ao governo do PSB.
Marina já deu palestra em Pernambuco sem permitir perguntas dos estudantes. Não dá pra fazer isso num programa de entrevistas, não é Eduardo?

Colunistas de Época anunciam que PT apoiará Armando Monteiro ao governo de Pernambuco


A notícia não é oficial porque não foi divulgada pelos partidos ou qualquer dos seus dirigentes, mas estampa coluna da revista Época. 

Segundo os colunistas Felipe Patury e Teresa Perosa, O Partido dos Trabalhadores (PT) vê em Armando Monteiro (PTB) uma candidatura mais forte, capaz de combater de forma mais efetiva o PSB de Eduardo Campos, criando dificuldades para o adversário de Dilma no plano regional, o que tenderia a se refletir nacionalmente.

Para os colunistas, o  presidente do PT, Rui Falcão, tem até o início de dezembro para anunciar o acordo.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Crise no Judiciário? Por unanimidade, OAB pede que CNJ investigue Joaquim Barbosa


Acaba de ser aprovada, por unanimidade, pela Ordem dos Advogados do Brasil, uma decisão que ainda é ainda mais grave do que uma simples moção de repúdio ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. A OAB irá cobrar do Conselho Nacional de Justiça uma investigação sobre a troca do juiz responsável pela execução das penas do chamado "mensalão".
Após pressões de Joaquim Barbosa, repudiadas por juristas e advogados, o juiz titular da Vara de Execuções Penais, Ademar Vasconcelos, foi substituído por Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB do Distrito Federal. A decisão fere direitos da magistratura e também dos réus.
A decisão causou espanto na magistratura. "Eu espero que não esteja havendo politização, porque não vamos permitir a quebra de um princípio fundamental, que é uma garantia do cidadão, do juiz natural, independentemente de quem seja o réu", afirmou João Ricardo dos Santos Costa, presidente eleito da Associação dos Magistrados do Brasil. Segundo o jurista Claudio Lembo, já existem razões objetivas para o impeachment de Joaquim Barbosa. Os juristas Dalmo de Abreu Dallari e Celso Bandeira de Mello publicaram um manifesto em que defendem uma reação do Supremo Tribunal Federal, para que a corte não se torne refém de seu presidente.
A OAB agiu em resposta a uma cobrança pública feita no início desta tarde por um ex-presidente da entidade, José Roberto Batochio, em reportagem publicada no 247.  "Se alguém pode trocar um juiz, porque acha que este será mais rigoroso com os réus, deveria também ser facultado aos réus o direito de escolher o juiz pelo qual querem ser julgados", disse Batochio.
Pela primeira vez na história, o Conselho Nacional de Justiça receberá um pedido de investigação contra um ato de seu próprio presidente, uma vez que Joaquim Barbosa, como chefe do STF, acumula também o comando do CNJ. (Brasil 247)

Escândalo na saúde! Justiça determina perda do cargo do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira

Da Rádio Jornal

Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem
A Primeira Vara da Justiça Federal, por meio do juiz Roberto Wanderley Nogueira, informou, nesta terça-feira (26), a sentença em ação popular declarando a perda do cargo do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira. A ação também determina a reabertura do Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO), do Hemocentro de Pernambuco (Hemope).
O advogado Mauro André Feitosa Azevedo impetrou a ação junto com os médicos Antônio de Oliveira Neto e Liliane Peritore. A ação popular requer a reabertura do CTMO alegando que todo o procedimento foi feito sem licitação e sem consulta ou aprovação dos conselhos Estadual e Federal de Saúde.
Já sobre o secretário de Saúde, a sentença alega que a nomeação de Antônio Figueira, que presidia na época o Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), é contra os direitos administrativos.
A ação corria em segredo de justiça e a Secretaria Estadual de Saúde ainda não se posicionou.

Armando Monteiro admite que PTB e PT devem ter candidaturas distintas e Inocêncio Oliveira decreta fidelidade do PR ao PSB

Pré candidato ao governo e líder nas pesquisas de intenção de votos, o senador Armando Monteiro admite que PTB e PT podem, sim, ter palanques próprios na eleição do ano que vem. 

O petebista se reuniu com Lula recentemente e já disse que seu partido não abandonaria a reeleição da presidente Dilma nem vivaria as costas para o ex presidente. Mas talvez a aliança a nível estadual não decole. 

O PT tem direito de lançar candidato próprio, mas num eventual segundo turno é certeza de que os dois partidos unam suas forças.

Já o PR de Inocêncio Oliveira irá unir forças ao PSB de Eduardo Campos, com exceção do diretório municipal de Lagoa do Ouro, que montará palanque para Armando Monteiro