quinta-feira, 31 de outubro de 2013


BLOG ANUNCIA QUE O PASTOR MARCOS FELICIANO QUER SER VICE NA CHAPA DE EDUARDO CAMPOS

QUEM TRAZ A NOTÍCIA É FERNANDO BRITO, DO TIJOLAÇO

marco
Feliciano a Eduardo Campos: liga pra mim, não liga pra ela…O amor é lindo

31 de outubro de 2013 | 11:47
Da coluna de Leandro Mazzini, no UOL (confira, porque até eu duvidei):
Do polêmico deputado Pastor Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, em comentário para aliado, que fará chegar aos ouvidos de Eduardo Campos (PSB):
‘Ele poderia isolar Marina Silva, fechar com o PSC e me chamar para vice’. Na avaliação do pastor, seu nome traria ‘mais votos dos evangélicos que o de Marina’. Ambos são da mesma igreja, a Assembleia de Deus. Campos, no entanto, já fechou informalmente com Marina para sua vice. Mas isso pode mudar.
A ideia de Feliciano vai ao encontro de toda demanda candidato: tempo de TV. Com chapa puro sangue, Campos perde mais de um minuto que o PSC pode lher dar.”
Quem disse que a “nova política” não é divertida?
Por: Fernando Brito

ATORES APOIAM PROTESTOS MAS NÃO APARECEM PARA DAR APOIO AOS MANIFESTANTES



É muito bonito aparecer diante de uma câmera e ditar palavras de ordem, emocionar pessoas e ganhar pontos defendendo causas que aparentemente são populares.

Aparecer para realmente fazer a diferença são outros quinhentos.

Foi essa a atitude de alguns atores globais. Gravaram um vídeo dando apoio as manifestações e contra a  violência do Estado mas não compareceram para dar apoio aos manifestantes.  Wagner Moura, Camila Pitanga, Mariana Ximenes, Marcos Palmeira e Leandra Leal entre outros gravaram um vídeo em apoio à manifestação desta quinta-feira (31) no centro do Rio de Janeiro, mas de todos os globais só Leandra compareceu no protesto. Além dela, poucos dos que participaram da gravação foram às ruas, entre eles o poeta Chacal, a atriz Teresa Seiblitz, o ator Luís Henrique Nogueira e o professor de Direito Adriano Pilatti.

Fica difícil querer representar algo que não se está disposto a defender, não é verdade?

Alguns setores da sociedade desejam que esses protestos continuem para usá-lo como instrumento político, pouco se importando com a ação de grupos fascistas como os black blocs que se tornam mais violentos a cada protesto.

Esse grupo que já atua como facção criminosa desvirtuou as reivindicações populares e agora praticam atos de depredação e vandalismo.

Já está na hora de discutirmos isso também.

Sem a ajuda da globo será ainda melhor.

COISAS DA POLÍTICA VENTUROSENSE

CÂMARA DE VEREADORES

VEREADOR NICÁCIO ELOGIADO NAS REDES SOCIAIS. Na câmara o vereador Nicácio Florentino dos Santos tem sido elogiado pela homenagem póstuma feita ao senhor JÓ CAXIADO, pai da artista plástica Joelma Caxiado, através da proposição que denominou a Rua que dá acesso ao Cemitério da Saudade, na Vila Mutirão, RUA JOB CACHIADO DA SILVA(Jó Caxiado ). A lei foi aprovada por unanimidade. 

ERROU FEIO, ERROU RUDE. Quem apontou o erro foi o vereador João Henrique Bezerra Zacarias (PSB), ao fazer uso da tribuna. O neto de João Beliu apresentou cópia de um contrato que por algum erro foi impresso como que sendo celebrado  entre a Prefeitura Municipal da Pedra  e a empresa Locacev. O erro foi grosseiro porque quem assina o contrato é o prefeito de Venturosa, o senhor Ernandes Albuquerque. A falha provavelemte ocorreu no famoso control c + control v, ou seja, um contrato do município vizinho deve ter servido de modelo e o responsável pela digitação e adequação deve ter esquecido de substituir o nome de Pedra por Venturosa.

EX PREFEITO EUDES TENÓRIO PODE TER SUAS CONTAS REJEITADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES. O legislativo municipal se prepara para julgar a Prestação de Contas do ex-Prefeito Eudes Tenório Cavalcanti referente ao ano de 2008. A recomendação do Tribunal de Contas é pela sua aprovação com ressalvas, mas os vereadores de oposição afirmam que nessa prestação de contas foram encontradas cerca de 16 irregularidades. Os vereadores estudam o documento e há uma grande tendencia que votem em bloco pela rejeição das contas. Caso isso ocorra o ex-prefeito pode se tornar inelegível ou enfrentar uma batalha judicial para concorrer numa próxima eleição.

Isso se dá porque no que diz respeito a essa atividade (gestão do orçamento), o Tribunal de Contas não tem competência para julgar um administrador, porque não se trata de gestão de contas/despesas, mas apenas de distribuição do orçamento. Por esse motivo, a Constituição Federal (art. 71) diz que o Tribunal de Contas apenas emite um Parecer Prévio a ser submetido à apreciação da Câmara Municipal. Cabe a estas Casas Legislativas, julgar, politicamente, o administrador em questão, no que diz respeito à gestão do orçamento. É essa decisão que vai gerar a inelegibilidade nesse assunto. Caso o regimento da Casa aponte que a aprovação se dá por dois terços dos votos nem mesmo o voto do presidente Adelson de Macêdo poderá salvar o ex-prefeito Eudes Tenório.

PUBLICIDADE OU AFRONTA Há reclamações de que o carro de som que faz publicidade para a prefeitura de Venturosa tem passado com o som acima do aceitável e quase que parando em frente a clínica Bioheber, de propriedade do Dr. Jonatas Heber para anunciar as "conquistas" do novo governo. Se isso ocorre, cabe perguntar: Esse carro está fazendo publicidade ou procurando provocar e tirar o sossego do proprietário da clínica pelas suas opiniões contrárias ao governo? Quem o conduz esquece que ali doentes estão sendo atendidos e passando por exames? Sei das boas intenções do prefeito Ernandes e de muitos que compõe o seu governo. Essa atitude não pode estar sendo incentivada por eles.

PÉSSIMA NOTÍCIA: Seca continua e Sertão de PE deve ter verão com chuva abaixo da média

DO G1
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulgou, nesta quarta-feira (30), a previsão climática no estado para os próximos três meses. Os especialistas acreditam que em novembro, dezembro e janeiro as chuvas na Região Metropolitana do Recife fiquem dentro do esperado; no Agreste e interior de Pernambuco, as precipitações podem variar entre normal a um pouco abaixo da média. O prognóstico foi feito durante o Encontro sobre Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, realizado no Recife nos últimos três dias.
"Na Região Metropolitana e no Agreste, as chuvas são poucas no verão; o que acontece são as chuvas ocasionais, que ocorrem de noite e de madrugada. No Sertão, é esperado chover um pouco abaixo do normal neste período, considerado de pré-estação de chuvas. Não deve chegar a 200 milímetros", explicou o metereologista Hailton Dias. Para que a previsão seja realizada, os pesquisadores observam constantemente os oceanos Pacífico e Atlântico.
Em relação à temperatura no período, a variação na Região Metropolitana será de 28ºC a 30ºC, podendo ter temperatura máxima de 32º. Já no interior sertanejo, as temperaturas vão variar de 33ºC a 35ºC.
A umidade relativa do ar deverá ficar entre 40% e 60% no Sertão e 90% a 95% no Grande Recife. Um número bom comparado aos registrados anteriormente, em que a umidade no sertão girava em torno de 20% a 13%, considerado abaixo do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de acima de 30%.

JORNAL DE PERNAMBUCO PUXA A BRASA PARA A SARDINHA DE EDUARDO CAMPOS E ALFINETA LULA


A mídia tem das suas. Escolhe o que vira notícia e aponta a direção para onde acha que leitores, ouvintes ou telespectadores devem direcionar seus pensamentos.

O Jornal do Commercio, de Pernambuco, não foge a essa regra.

Estampou em suas capaz que Eduardo tem mais que Dilma. Em letras pequenas apontou que era aprovação de governo. Mas os grandes números da capa sugeriam que ele batia em intenções de voto.

Hoje o mesmo jornal distorce declarações do ex-presidente Lula , que disse admirar a postura de Sarney em relação a constituinte. Sarney era presidente na época da elaboração da Constituição e não atrapalhou os trabalhos nem tentou conduzir o processo. Lula elogiou a postura de Sarney e admitiu um mea culpa em relação ao radicalismo do PT na época. Coisa que só grandes homens conseguem fazer: elogiar acertos alheios e admitir os próprios erros.

Mas o JC, o mesmo que publica elogios à Eduardo Campos e a Fernando Bezerra Coelho, o mesmo que fecha os olhos para muitos dramas do estado de Pernambuco, compara a figura dos dois homens de forma grotesca numa charge. O jornal quer passar a imagem que Lula quer copiar o estilo político de Sarney.

Me pergunto porque o jornal não dá o mesmo tratamento a Marina e Eduardo e suas alianças. Ou os bornhausens, heráclitos, inocêncios e martins são diferentes dos sarney's em postura e visão de país?

Eduardo diz que 2014 só em 2014. Até parece.

Jornais no Brasil são um partido político à parte. 

Quem quiser se iludir que se iluda.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LULA MANDA RECADO AOS PERNAMBUCANOS E PARA EDUARDO CAMPOS TAMBÉM


O eterno ex-presidente Lula aproveitou a festa que prepararam para ele na Câmara, para mandar um recado para os eleitores de Pernambuco:

"Vamos arrumar a situação em Pernambuco. Vou para lá ano que vem, quero ficar mais perto. Pernambuco me aguarde, porque estou chegando!", afirmou.
A Pesquisa de Instituto Maurício de Nassau (IPMN) divulgada esta semana pelo Jornal do Commercio apontou que Lula é mais forte do que o governador Eduardo Campos (PSB) na sondagem de intenção de votos para presidente. O petista aparece com 44% contra os 25% do socialista.
Trocando em miúdos Lula vem dinamitar a candidatura de Campos em Pernambuco, já que a mesma pesquisa mostra que grande parte dos pernambucanos não sabe que Eduardo está contra Lula. O ex-presidente também deve vir conter os ânimos de Humberto Costa e da deputada Teresa Leitão que insistem numa candidatura própria do PT quando ele já apontou que o futuro em Pernambuco é apoiar Armando Monteiro.
Será que as alas do partido que os apoiam ainda vão dizer que é "decisão de gabinete"? O velhinho tá vivo e só ele tem potencial para jogar xadrez no nível de Eduardo Campos.

DEPUTADOS APROVAM ISENÇÃO DO IPVA PARA AGRICULTORES DO PRONAF ADQUIRIREM MOTOS DE ATÉ 150 cc



O projeto beneficia agricultores pernambucanos inscritos no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Eles poderão ficar isentos de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na compra da motocicleta de até 150 cilindradas de potência.


A isenção é para quem mora fora da Região Metropolitana do Recife.

Pode ser usado na compra de uma motocicleta zero quilômetro e emplacada no mesmo município onde fica a propriedade do agricultor e é válida exclusivamente para o ano da aquisição da moto. Nos seguintes, o proprietário precisará pagar o IPVA.

O pagamento do seguro obrigatório continua sendo exigido.

UMA OBSERVAÇÃO

Li em alguns blogs a revolta pela medida. Nossa elite associa engarrafamentos e acidentes com o acesso dos mais pobres a meios de transporte. Eles esquecem que a falta de mobilidade urbana reflete a falta de planejamento de nossos governantes. As cidades travam não apenas porque os pobres têm carros e motos, mas porque faltam ônibus e metrôs. Permitir o acesso de bens aos mais pobres não é crime nem irresponsabilidade, como alguns tem escrito, irresponsabilidade é não melhorar o transporte público e investir em educação no trânsito. Se o repórter é contra o número de carros nas cidades, comece a ir trabalhar de ônibus, metrô ou de bicicleta. Se nossos ônibus fossem parecidos com os alemães, poucos iriam precisar de carros. Se houvessem trens interestaduais como na Europa e com preços tão acessíveis quanto, ficaríamos contentes em não pegar seguro, IPVA e tantos impostos. Primeiro militem por transporte coletivo de qualidade, depois critiquem o pobre que quer comprar uma moto.

DOIS OLHARES SOBRE A MESMA PAISAGEM - VENTUROSA - PE

A foto é de autoria do professor Pedro Henrique Torquato, jovem e grande educador Venturosense. Dono de sensibilidade artística, capturou a mesma cena em duas épocas distintas e nos brindou com essa bela imagem que convida a várias reflexões.


APRESENTADOR DANILO GENTILI DÁ MAIS UM EXIBIÇÃO DE PRECONCEITO E HUMILHA DOADORA DE LEITE MATERNO EM REDE NACIONAL

reproduzo matéria do jornal do commercio. não é a primeira vez que danilo gentili apronta com o povo


do nordeste. há pouco tempo publiquei uma nota de repúdio aos comentários preconceituosos e racistas 


feitos por ele em ocasião do apagão elétrico que sofremos. 


agora, gentili, em nome da ESPETACULARIZAÇÃO da ignorância e da babaquice, faz mais uma "piada" infeliz.


 dessa vez contra uma mãe doadora de leite humano. o nível das piadas do apresentador reflete o 


senso moral e crítico dos seus apoiadores. espero que a justiça seja aplicada com rigor nesse caso. 


PROCESSO


Técnica em enfermagem não vai mais doar leite

Liminar da Justiça determinou retirada de material divulgado na web, sob pena de multa de R$ 5 mil diários

Publicado em 30/10/2013, às 06h23

Vanessa Araújo

Do JC Online

 / Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A técnica de enfermagem Michele Rafaela Maximino, 31 anos, moradora de Quipapá, no Agreste pernambucano, deve deixar de ser a maior doadora de leite humano do Brasil. Depois de ser ridicularizada em rede nacional pelo apresentador Danilo Gentili, no Programa Agora é Tarde, da Rede Bandeirantes, tendo a foto do momento em que tirava leite para doação, exibida sem autorização, a mulher pretende entregar amanhã sua última colaboração ao banco de leite do Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru. Ontem, a juíza da 2ª Vara Cível de Olinda concedeu liminar favorável ao pedido da técnica de enfermagem para que a emissora retire imediatamente o material divulgado na internet, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Os advogados de Michele, Emanoel Veríssimo e Cláudio Lino, entraram com ação contra a Band e sua afiliada em Pernambuco, a TV Tribuna Recife, no último dia 22 de outubro. Na ação, também solicitam indenização por danos morais. O valor é arbitrado pela Justiça. "O programa se utilizou de forma indevida e não autorizada da imagem de Michele, aproveitando-se para denegrir sua imagem. Além disso, ele fez comparações jocosas ao estabelecer uma relação entre o ato dela de doar leite a um ato sexual", explicou o advogado Emanoel Veríssimo.

Depois da exibição do programa, que foi ao ar no último dia 3, Michele passou a ser alvo de chacotas na pequena cidade onde mora. Gentili chegou a comparar a mulher com o ator pornô Kid Bengala. "Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala", disse o humorista.

A ridicularização da imagem da técnica de enfermagem repercutiu negativamente na contribuição semanal que ela dava à maternidade de Caruaru. "Por causa disso, uma das mamas já não produz mais leite. Antes, eu doava 10 litros de leite retirados em seis dias. Agora, em uma semana, só consigo tirar metade disso. Depois de ser humilhada, decidi que vou parar de doar", conta Michele, que passou a ser acompanhada por uma psicóloga do hospital.

De fevereiro até a semana passada, Michele doou 352 litros de leite materno. A superprodução de leite aconteceu após o nascimento da filha caçula, de 1 ano. O trabalho da mulher é divulgado no site www.micheledoandoamor.org.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

TODOS SOMOS POLÍTICOS. RESTA SABER QUE POLÍTICA DEFENDEMOS


Quando cursei faculdade ouvi isso de um professor: "todos somos políticos".

Pode parecer estranho a princípio, já que vivemos em um país onde a palavra "político" pode muito bem servir de sinônimo para "corrupto", "mentiroso", "imoral", "calhorda" e tantos outros termos semelhantes. Mas o professor estava correto em sua colocação.

Numa democracia, como é o caso do Brasil, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam das coisas públicas e se manifestam com o seu voto. Então, todos nós, em algum momento de nossa vida social, somos políticos.

Quando nos posicionamos a favor ou contra ações do governo, cobramos melhorias nos serviços prestados e delegamos autoridade a determinado candidato estamos sendo políticos. E nós também podemos ser bons políticos ou políticos corruptos, mentirosos, inescrupulosos, calhordas e tudo mais que o valha.

Quem vende o voto se enquadra em qual das modalidades?

Quem vê injustiças e se cala para manter um privilégio, pode ser descrito como?

Não são apenas os que se candidatam que podem ser medíocres. Nós, enquanto políticos eleitores, também.

Pego como exemplo a situação da PE 217 (vou bater nessa tecla até chamar atenção). 7 anos se passaram, vidas foram perdidas nessa estrada, o governador veio a essas cidades ser aplaudido com programas do governo federal e ser ovacionado por prefeitos, vereadores e cabos eleitorais que querem aparecer mais que os candidatos que dizem defender. E o ele que fez em relação a ela? Nada! 

Eduardo Campos foi omisso. Votar nele para presidente significa que aprovo sua omissão em relação aos habitantes de Pesqueira, Alagoinha e Venturosa. Se na sua cidade faltam médicos, remédios e equipamentos hospitalares e você continua a apoiar essas atitudes será hipocrisia exigir algo quando você adoecer e precisar.

Infelizmente a população brasileira se assemelha ao personagem do poema de Brecht e se orgulha em dizer que não gosta de política. Como diz o poeta alemão: "mal sabe o infeliz que tudo em sua vida depende de decisões políticas".

No campo federal nosso governador dos olhos azuis defende que nosso salário mínimo não pode ser corrigido pela inflação (o aumento pode ser menor). Quer um Estado que gaste menos (pode cortar dinheiro dos programas sociais) e defende a sustentabilidade (pedindo voto dos latifundiários do agronegócio). O poder de escolha está em suas mãos, depois não adianta reclamar.

No campo municipal as coisas são mais complicadas. Prefeitos são empregadores. Cometem pequenas irregularidades que nunca serão denunciadas por quem trabalha de forma ilegal. Ilegal na forma de contrato, porque o trabalhador não falta um dia sequer e cumpre com tudo o que lhe é pedido. Mas na maioria das vezes depende daquele dinheiro para o sustento próprio e da família. Na lei da sobrevivência ele não fará nenhuma análise de conjuntura. Não pode se dar ao luxo de ser idealista, ainda mais quando os políticos de sua terra se comportam como 6 e meia dúzia.

Os que estão numa situação mais confortável economicamente usam isso com muita habilidade. Sempre que alguém se levanta para opinar ou sugerir é perseguido, difamado e caluniado. Se não podem vencer o argumento procuram destruir o argumentador. Isso passei na pele e falo com a propriedade de quem viu alguns dos que se diziam amigos ajudarem a espalhar esses boatos. 

Cada um dá o que tem. Eles me deram do que tinham, mas não guardo mágoas. Tudo é um aprendizado.

Nos aproximamos de mais uma eleição e tudo parece se repetir. Os bons e os maus políticos em nós vão desabrochar mais uma vez. Como disse meu professor: "Todos somos políticos". Basta saber a qual tipo de política servimos.

Reflita sobre o país que você quer e sobre as pessoas que podem fazer isso se tornar realidade. Não embarque na onda das cores e dos partidos que muitas vezes fazem acordos visando apenas o seu interesse particular. Analise as propostas, o discurso e principalmente o histórico de vida.

Pode se esperar que alguns dos latifundiários do entorno de Águas Belas e Itaíba sejam a favor de pequenos agricultores? Que o maior produtor de leite do estado apoie leis que beneficiem os produtores artesanais? Que quem come caviar vá olhar para quem amassa feijão com farinha? 

São apenas reflexões. Já me enganei com muita gente, mas acredito que ainda posso confiar no futuro porque ele é feito por nós, trabalhadores, pais e mães de família, jovens e todos que sonham com uma nação mais justa e fraterna.

Esse post não é para nenhum político de carteirinha, que aluga legendas e tenta nos manipular a cada quatro anos.

Esse post é para você, político como eu, que vota e quer escolas melhores, serviços humanizados e transparência.

Não espere a mudança que deseja nos outros. Seja você o político que esse país precisa.

Emerson Luiz




NOVA PESQUISA PSDB/SENSUS APONTA VITÓRIA DE DILMA NO PRIMEIRO TURNO


ATÉ EM PESQUISA ENCOMENDADA PELO PSDB DILMA GANHA NO PRIMEIRO TURNO
Para os principais adversários anunciados da presidente Dilma Rousseff na eleição de outubro de 2014, o bom é isso mesmo: ainda falta muito tempo para o dia da disputa. Porque, neste momento, Dilma ganharia de qualquer adversário já no primeiro turno. A conclusão vem de uma fonte insuspeita. Contratado pelo PSDB, o Instituto Sensus ouviu duas mil pessoas, em 24 Estados brasileiros, entre os dias 17 e 21 de outubro. Nesse levantamento, os resultados mostraram 40,2% de intenções para Dilma, 18% para o presidenciável tucano Aécio Neves e 10, 6% para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB.
Para os tucanos, o levantamento teve um aspecto positivo. Aumentou a distância entre Aécio e Campos. O levantamento foi discutido com o presidenciável Aécio Neves na segunda-feira 29, assim que ficou pronto.
No cenário com Marina Silva, como candidata do PSB, Dilma marcaria 18,4% contra 17,8% para Aécio. A presidente, com 38,2%, ainda assim ganharia no primeiro turno.
Quando o Sensus testou o quadro com Dilma, Campos e o ex-governador José Serra no lugar de Aécio Neves, pelo PSDB, os números ficaram assim: 38,8% para a presidente, 18,6% para Serra e 13,3% para o governador de Pernambuco.
Com Marina e Serra na disputa contra Dilma, o resultado mostrou o tucano à frente da ex-ministra do Meio Ambiente, hoje filiada ao PSB: Dilma (38,2%), Serra (18,3%) e Marina (18%).
Em todas as simulações, a diferença entre as intenções de voto para Dilma e a soma das indicações para os candidatos da oposição seria sempre superior a nove pontos percentuais.

Cientistas criam primeiro mapa de resistência humana ao vírus HIV e dão mais um passo para a vitória contra a AIDS

Da Agência Brasil

Um grupo de pesquisadores suíços elaborou o primeiro mapa de resistência humana ao vírus da aids, que mostra a forma como o corpo luta naturalmente contra a doença, o que poderá permitir a criação de tratamentos personalizados.

Cientistas da Escola Politécnica de Lausanne e do Hospital Universitário do Cantão de Vaud, na Suíça, publicaram hoje (29) os resultados do estudo conjunto sobre a doença na revista científica eLife.

Por meio do estudo, os cientistas verificaram mutações genéticas específicas e puderam reconhecer as variações registradas em algumas pessoas mais resistentes ao vírus e em outras mais vulneráveis, informação que poderá ser utilizada na criação de tratamentos individualizados.

Com a ajuda de um computador potente, os investigadores cruzaram mais de 3 mil mutações no genoma humano do vírus com mais de 6 milhões de variações do genoma de 1.071 pessoas soropositivas.

Um dos investigadores, Jacques Fellay, disse que o corpo humano desenvolve sempre estratégias de defesa contra o HIV mas, infelizmente, o “genoma do vírus muda rapidamente devido a milhões de mutações por dia”, o que dificulta a tarefa de lutar contra ele.
De acordo com os autores do estudo, o trabalho permitiu uma visão mais completa dos genes humanos e da resistência imunológica ao vírus, o que poderá gerar novas terapias inspiradas nas defesas genéticas naturais do corpo humano.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VENTUROSA PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA - Artigo de Opinião do Dr. Jonatas Heber

Pouco tempo depois de dar uma entrevista ao blog Amo Venturosa o Dr. Jonatas Heber já foi citado por nossos leitores como uma das personalidades mais influentes da cidade. "Sem papas na língua", como ele mesmo diz, o filho do saudoso Dr. Reginaldo Gomes e dono de clínica BioHeber não teme expressar suas opiniões sobre vários temas polêmicos. O de hoje será mais um deles. Mantendo a tradição de publicar artigos de nossos leitores e de pessoas que atuem em Venturosa, o blog cede espaço para que o Dr. Jonatas fale sobre a política municipal. Lembrando que as opiniões expressas a seguir são estritamente pessoais e de inteira responsabilidade do autor do artigo.

Uma ótima leitura.



VENTUROSA PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA

O Brasil de hoje é diferente do de ontem, e nossa cidade também. Primeiro quero agradecer a mais uma oportunidade de expor minhas idéias de forma democrática nesse blog sobre um tema tão presente em Venturosa que é a política. Infelizmente pessoas que vivem dela procuram sempre deturpar o que não agrada a seus objetivos, principalmente pela pequena aristocracia da cidade. E como não tenho tempo nem paciência para esse jogo de calúnias, já que quando me pronunciei nada mais fiz do que expor os reais problemas existentes no sistema municipal de saúde. Isso bastou para criar um incidente político que desvirtuou o debate proposto, que era sobre a saúde e as negligências cometidas contra esse sistema em Venturosa. Sendo assim gostaria de convidar a população e os lideres políticos desse município para um pequeno debate publico onde as pessoas possam ser esclarecidas sobre os temas em questão.

Por hora minha preocupação repousa na saúde dos venturosenses e nos serviços prestados em minha clínica. Quem abraça a saúde como vocação se preocupa com a qualidade de vida das pessoas, com o seu bem estar e não com picuinhas. Falei o que muita gente tem vontade de falar, mas por vários motivos é obrigado a se manter em silêncio.  Na nota enviada ao seu blog agradeceram pelos serviços que prestei, num tom quase que de despedida, o que não entendi já que não pretendo me aposentar nem abandonar a cidade pelo contrario em 2014 venho com a ampliação da policlínica para um hospital onde a população possa receber um atendimento descente, e nem se tornem refém desse sistema político, Como minhas declarações sobre saúde foram distorcidas e levadas para o campo político, gostaria de fazer desse o tema central desse artigo.

Em política tudo muda muito rápido, principalmente em Venturosa. A idéia passada de que o ex-prefeito continuaria como orientador do governo atual não vingou, e hoje alguns membros do atual governo querem atribuir suas dificuldades ao gestor anterior, usando-o as vezes como desculpa para não honrar seus compromissos. O homem que antes era endeusado por eles hoje mal é ouvido e está afastado das grandes decisões isso é facilmente percebido. A ingerência é tanta que se comenta que o 13º salário estaria ameaçado e dependendo de empréstimos ou subsídios, e a dois meses de definir quem serão os deputados ninguém sabe com quem o governo vai seguir, por não saberem quem vai ocupar o espaço deixado pelo querido Inocêncio Oliveira. Ou quem o ex vai apoiar.

Se está assim agora, como será na próxima eleição para prefeito? Imagina o quadro: Se o atual  procurar sua reeleição o ex não volta, se o ex voltar, o atual terá que admitir que não fez um bom governo, e pra formar uma chapa juntos teria que descartar o visse, que foi visto por muitos como o salvador da campanha seria uma extrema falta de respeito e bom senso, Caso aja um racha muita gente não sabe onde ficará, incluindo secretários e articuladores políticos. Tem gente que admite até três palanques, e como ficara o servidor publico sem poder expressar sua real intenção de voto por conta do seus empregos já que ninguém pode expressar opiniões contrarias ao governo sem sofrer represarias, como a que venho passando ou seja, será o jogo de quem tem mais moral.

Venturosa precisa de uma nova política, uma que vá além disso que estamos vendo. Uma que debata publicamente não só a saúde, mas a educação e outros temas com sua população. O governo tem de explicar suas ações, começando, por exemplo, a detalhar como gastou 5 milhões com a saúde. Na nota enviada pelo governo e publicada também neste blog como resposta a minha entrevista fiquei pasmo em ver como usam de serviços públicos que sempre existiram para se promover politicamente. Usar atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde – SUS aqui e nas cidades onde os pacientes são encaminhados e alegar para a população que gastam com isso é se aproveitar da falta de informação de alguns. Em relação aos psfs estes estabelecimentos funcionam com a verba que vem diretamente do governo federal para o programa de saúde da família onde se pagam os médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares, então essas consultas e esses procedimentos odontológicos que eles falam ter sido feitos 6.000, 4.949, 84, 4.000  são obrigação dos médicos e dentistas porque estão recebendo do governo pra isso não é por que a secretaria de saúde está pagando por esses procedimentos. Outros exames são  realizados com verbas de programas como Mãe Coruja e do Rede Cegonha  e tantos outros, também não trazem custos ao município já que os recursos são estaduais e federais. é ate perigoso para essa gestão divulgar esses números e fazer campanhas  com órgãos públicos em jornais,
  
Esse costume de fazer propaganda com recursos federais têm de acabar. A presidente Dilma sabendo que alguns prefeitos se aproveitam do governo federal foi ao programa do Ratinho e explicou que doou, ou seja deu de graça, máquinas para todos os municípios brasileiros para que os prefeitos pudessem fazer manutenção de estradas de terra, ampliação e limpeza de barragens. Foi Dilma que deu e o pessoal solta girândolas e arrumam mil e uma explicações para se aproveitar da inocência das pessoas. Creio que isso não está correto e que falta transparência de quem age dessa forma, do gestor aos seus subordinados de primeiro escalão.

O povo não quer mais ficar prisioneiro desse modelo e pouco a pouco tem mostrado sua insatisfação. Venturosa precisa de novas políticas e novas posturas. Perseguir os que pensam de forma diferente e tem coragem para colocar isso para o povo é o primeiro sinal de que algo está errado. É a política dos coronéis que insiste em querer vingar até nos dias de hoje e que tem de ser superada. Nas eleições passadas o debate foi evitado e se concentraram em espalhar boatos e fazer denúncias que não engrandeceram em nada a política municipal nem contemplou as necessidades do povo, Modelos que estão velhos demais. Eu gosto do debate, da conversa e vou continuar lutando para que Venturosa tenham melhores serviços de saúde. Não tenho medo de pressões ou represálias e não me intimido com críticas sem fundamentos.  Que os políticos dessa cidade aprendam a respeitar a inteligência do povo e lhes dê o que é seu por direito, porque ninguém merece ter de agendar doenças para o horário comercial.

Dr. Jonatas Heber




     style="display:inline-block;width:300px;height:250px"
     data-ad-client="ca-pub-5490889294662342"
     data-ad-slot="6548598202">

PASEP E DÉCIMO TERCEIRO NÃO SÃO BENEFÍCIOS DADOS PELOS GOVERNANTES!

PRIMEIRO UMA INFORMAÇÃO:


O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecido pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

Exponho isso diante de uma nota que li que afirmava que os servidores eram "beneficiados" com o pagamento do PASEP. Ora, esses servidores não estão ganhando nada pela boa vontade de qualquer gestor, estão recebendo seus direitos assegurados em Lei. Quem os paga nada mais faz do que sua obrigação!

Essa notícia é semelhante ao disparate do governo do estado que quer ludibriar a todos dizendo que vai injetar bilhões na economia em dezembro. Como assim invejtar? Não fará nenhum investimento, vai pagar o 13º salário, direito do trabalhador assegurado em lei.

Esse tipo de propaganda além de indevida é vergonhosa, ela distorce a lógica e a ordem das coisas para promoções pessoais, promovendo o engodo na cabeça do trabalhador. O patrão não faz favor em pagar, cumpre com obrigação. Se eu contrato um encanador e o pago ao final do serviço estou sendo bondoso com ele? Sendo assim pago prestações nas lojas porque sou fantástico e não porque serei incluso no SPC se não o fizer. Tenhamos paciência com essas situações!

Sei que os mais passionais vão dizer: "Mas outros não pagaram!". E eles estavam errados e deveriam ser punido com todo o rigor da lei! Se este país se levasse a sério políticos corruptos estariam presos e não sendo reeleitos. E propagandas como essas seriam retiradas o quanto antes por ferirem o bom senso e servirem apenas para adoçar o paladar dos que ainda vivem nas ilhas da fantasia desse Brasil.

PREFEITURA DE VENTUROSA ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MÉDICO



A Secretaria Municipal de Saúde de Venturosa tornou pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de médicos para suprir demandas do município na área de média e alta complexidade e Atenção Básica, tendo em vista a necessidade temporária de excepcional interesse público.

As inscrições estarão abertas no período de 28/10/2013 a 28/11/2013, das 08:00h as 13:00h, podendo ser prorrogado a critério do FMS Venturosa/PE e deverão ser realizadas exclusivamente de forma presencial no endereço da Secretaria de Saúde, na Rua Barbosa Lima, s/n - Centro - Venturosa/PE.
QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS
Função/Cargo
Vagas
Lotação
Carga Horária
Remuneração
Cirurgião Geral
01 Vaga de Cadastro de Reserva
Média e Alta Complexidade
30h mensais
6.500,00
Anestesiologista
01 Vaga Cadastro de Reserva
Média e Alta Complexidade
30h Mensais
6.500,00
Médico Generalista Final de Semana
02 vagas
Média e Alta Complexidade
Plantão de 24h
7.000,00
Médico Generalista semana
04 Vagas Cadastro de Reserva
Média e Alta Complexidade
Plantão de 24h
6.000,00
Médico Generalista
02 vagas
Atenção Básica
40h semanais
6.500,00


Para mais informações acesse o site: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-venturosa-pe-10-vagas

BRASIL VAI EXPORTAR VACINAS DE SARAMPO E RUBÉOLA

Da Agência Estado

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O Brasil produzirá pela primeira vez vacina exclusivamente para exportação. A previsão é de que o País exporte 30 milhões de doses da vacina dupla contra sarampo e rubéola, a partir de acordo firmado entre o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, e a Fundação Bill & Melinda Gates. O anúncio da parceria será feito nesta segunda-feira, 28, no Rio, pelo ministro Alexandre Padilha.
O sarampo mata 158 mil pessoas por ano em todo o mundo e a rubéola provoca graves consequências para mulheres grávidas. Atualmente, somente um laboratório indiano produz a vacina dupla.
Bio-Manguinhos já produz a tríplice viral MMR (caxumba, sarampo e rubéola), utilizada nas campanhas de vacinação brasileiras. A nova vacina, mais barata, será exportada para países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, onde a caxumba não tem impacto significativo.
A vacina dupla será produzida na nova fábrica de Bio-Manguinhos, em Santa Cruz. A Fundação Gates contribuirá com financiamento de 1,1 milhão de dólares para apoiar testes clínicos.

VICE PREFEITO DE PEDRA ELIAS SOARES É ABSOLVIDO DA ACUSAÇÃO DE COMPRA DE VOTOS


O vice-prefeito da cidade de Pedra, Elias Soares (PT), foi absolvido, na semana passada, da acusação de compra de votos, formulada pelo Ministério Público Eleitoral. Em sua decisão, o juiz Caio Neto de Oliveira Freire não acata a ação penal movida pelo promotor eleitoral da 58ª Zona por entender que não foi provada a acusação movida contra o ex-prefeito.

O processo judicial foi tombado sob o número 1.690/2011.

NA MAIS NOVA PESQUISA SOBRE O GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ARMANDO MONTEIRO LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS


O PORTAL LEIA JÁ.COM DIVULGOU PESQUISA SOBRE INTENÇÕES DE VOTO EM  PERNAMBUCO PARA AS ELEIÇÕES DE 2014 E O PETEBISTA ARMANDO MONTEIRO NETO LIDERA TODOS OS CENÁRIOS LEVANTADOS.


O percentual de intenções de voto do petebista varia entre 23% e 28%

Após o rompimento da aliança do PTB e do PT com o PSB em Pernambuco, o quadro para as eleições a governador em 2014 começou a se delinear apresentando nomes cada vez mais concretos a postularem o cargo, ocupado atualmente por Eduardo Campos (PSB). Dados do levantamento, divulgado neste domingo (27), pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) apontam que se o processo eleitoral fosse hoje o senador Armando Monteiro (PTB) seria eleito governador de Pernambuco no 1º turno, em quase todos os cenários. Um eventual 2º turno, de acordo com a amostra, aconteceria caso o PT lançasse uma candidatura própria, apresentando como postulante o deputado federal João Paulo.

Na disputa entre Armando, que tem possibilidade de ser o candidato apoiado pelo PT, e o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (FBC-PSB), um dos mais indicados a ser o nome indicado por Eduardo, o senador teria 26% das intenções, enquanto FBC é citado por 12% dos entrevistados, no primeiro cenário estimulado.
Neste caso, 27% dos eleitores da Região Metropolitana do Recife (RMR) escolheriam Armando e 7% optariam por Bezerra Coelho. Já no Sertão, região de origem de Bezerra Coelho, o ex-ministro obtém um progresso nas intenções e aparece com 28% da preferência, porém ainda com o percentual menor do que o de Armando, 30%. Com a distância do pleito, somado ao fato das candidaturas não estarem portas, o total de intenções de voto branco/nulo (42%) e os que não souberam/não responderam (20%) chega a 62%.
Quando um nome petista, o do deputado federal João Paulo, é acrescentado à disputa, o percentual de Armando cai para 23%. Neste momento, FBC aparece com 11% e João Paulo teria 14% dos votos, fazendo assim com que fosse necessária a realização de um 2º turno. Observando por regiões, João Paulo teria 22% dos votos no Recife, o senador 13% e o Bezerra Coelho 7%, nas demais cidades da RMR 23% dos entrevistados votariam em Armando, 19% em João Paulo e 4% em FBC. No Sertão, a preferência pelo ex-ministro volta a aparecer, agora com mais força, 32% dos votos, enquanto Armando teria 30% e João Paulo 1%. Com três candidatos na disputa, o percentual de intenções de voto branco/nulo (31%) e os que não souberam/não responderam (21%) reduz em 10%, ele totaliza 52%.
Ao modificar o quadro, substituindo o candidato do PSB, agora com o nome do vice-governador João Lyra Neto, retirando o petista e acrescentando um tucano a disputa, o deputado estadual Daniel Coelho, os números continuam favoráveis a Armando. O senador seria votado por 26% dos entrevistados, seguido por Daniel, 11%, e por Lyra Neto, 4%. No Recife, o tucano seria o mais votado, com 17%, Armando ficaria em segundo lugar, 14%, seguido pelo socialista com 3%. Em outros municípios RMR, o petebista voltaria a liderar, com 24% das intenções, Daniel permaneceria com 17% dos votos e Lyra Neto seria o preferido de 1% da população. Entre os sertanejos, 41% das intenções são para Armando, 3% para Daniel e 1% escolheria Lyra Neto. O total dos votos branco/nulo (35%) e os que não souberam/não responderam (24%) volta a crescer, atingindo 59%.
O último cenário abordado pelo levantamento modifica apenas o candidato do PSB, substituindo Lyra Neto, pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. Neste caso, Armando Monteiro seria eleito com 28% dos votos, em segundo lugar Daniel permaneceria com os 11% e Tadeu Alencar teria 1% da preferência. Por regiões o quadro no Recife seria novamente favorável a Coelho, com 18% das intenções e Armando receberia 13%, já Tadeu Alencar não obteria a quantidade de votos necessários para computar 1%. Em outras cidades da RMR, 25% da população é adepta ao senador, 17% escolheria Daniel e 1% votaria em Tadeu. Já no Sertão 41% escolheriam Armando, 3% Daniel e 1% o socialista. Com Armando, Daniel e Lyra se enfrentado, os entrevistados que optaram por branco/nulo e não souberam/não responderam chega a 60%.
Em uma análise sobre os dados da pesquisa, o cientista político Adriano Oliveira pontua que os candidatos do PT e PSDB são os mais bem posicionados na capital pernambucana. “Uma questão importante na pesquisa é que João Paulo e Daniel Coelho estão entre os favoritos no Recife. Essa questão deve ser bastante discutida entre os partidos, pois os prováveis candidatos ainda não têm tanta representatividade na capital”, comentou Oliveira.
Nível de conhecimento dos candidatos
Dos 2.423 pernambucanos ouvidos pelo IPMN a maioria conhece pouco o senador Armando Monteiro (PTB), 52%, enquanto 20% admitiram conhecer muito bem e 28% disseram nunca ter ouvido falar nele. Para 49% dos entrevistados João Paulo (PT) é pouco conhecido, 19% o conhecem muito bem e 32% não sabem quem o petista é. Sobre o tucano, Daniel Coelho, 11% das pessoas afirmaram saberem quem ele é, enquanto 48% o conhecem pouco e 41% nunca ouviu falar. Entre os socialistas o mais conhecido é Fernando Bezerra Coelho, 13%, e o que a maioria dos pernambucanos nunca ouviu falar é Tadeu Alencar, 68%. João Lyra Neto é bem conhecido por apenas 6% da população, 41% já ouviram falar dele e 52% o desconhecem. (ARTIGO EXTRAÍDO DO PORTAL LEIAJÁ.COM)

domingo, 27 de outubro de 2013

SETE ANOS DE GOVERNO E UMA ESTRADA ESBURACADA - UMA CRÔNICA SOBRE A PE 217



7 anos. Caso você goste de números seria algo em torno de 4445 dias, ou 106.680 horas. É o tempo em que o governador Eduardo Campos está no comando do nosso estado até o momento em que escrevo essa pequena crônica, e foi o tempo que se passou até agora sem que nada fosse feito em relação a estrada estadual que liga as cidades de Pesqueira, Alagoinha e Venturosa.

Uma estrada mal sinalizada, sem acostamento e completamente esburacada. Uma estrada que já levou pessoas que amamos e que parece ser impossível de ser restaurada, isto porque em 7 anos nada de significativo foi feito para que ela tivesse suas condições melhoradas.

Venturosa ainda hoje é uma das bacias leiteiras do estado. Por ano milhões de reais passam por essa estrada. E durante todo esse tempo a única coisa que aumentou nela foi a quantidade de buracos e acidentes. O pernambucano paga IPVA, seguro e muitos, muitos impostos. Para quê? 

Na propaganda que o PSB exibe o estado é um paraíso. Não temos crimes violentos, nossas escolas são um show, os servidores são respeitados e valorizados e tudo aqui prospera. Mas o interior clama por cuidados. A obra da adutora do agreste (com grandes incentivos do Governo Federal) tem várias frentes de trabalho e deve ser concluída antes que vejamos a PE 217 em condições de tráfego.

Como explicar isso? Eu não consigo entender. Os prefeitos de Alagoinha, Pesqueira e Venturosa são da base do governo Eduardo Campos. Os últimos governos de Venturosa se orgulham de além do trânsito ao governador possuírem amizade com Inocêncio Oliveira, "o homem mais forte do estado", em sua opinião. 9 anos do governo do PR em Venturosa e nem uma pá de terra na estrada. De que vale essa amizade? 

No facebook vemos prefeitos e políticos posando ao lado do governador. Nenhum deles percebeu que devem representar o povo nessa questão? Isso cabe uma reflexão de nossa parte. O que essas pessoas de fato querem representar? Eduardo Campos quer ser presidente Se apresenta como a nova política, distante das velhas raposas que vemos aí. Como devemos chamar os Inocentes, os Martinhos, os Serverinos dessa vida? Mas voltemos a estrada. São menos de 50 km! O estado que mais cresce não tem condição de cuidar disso? 

A concessão da BR 232 foi suspensa. Apontou-se que faltou transparência do governo do estado. E falta de transparência é o primeiro indício de que pode haver corrupção. Quem esconde informação é porque tem medo que algo venha a tona. Isso serve para o governo federal, o estadual e o municipal.

Eu não acredito na proposta de Eduardo Campos. É meu direito. Ponto.

Deixei de acreditar em Marina. Quem vai contra o que acredita não merece a crença alheia.

A PE 217 está aí para provar o que ele acha prioridade. Obras que o projetem para seu sonho de ser presidente. Números maquiados para soarem como música em programas eleitorais. A verdade é bem diferente disso.

Nossos prefeitos devem apoiar seu candidato ao governo. Vão elogiar o governador em seus palanques, aplaudir e falar alto aos nossos ouvidos, para nos convencer na marra que ali estas Xerxes, o deus vivo que governou os Persas. E muitos vão gritar e esquecer de tudo o que sofrem, de tudo que lhes falta por conta desse estado. Passada a eleição todos olharemos os buracos, vamos reclamar, mas poucos vão admitir a sua culpa nessa situação.

Eu fui culpado durante os primeiros quatro anos de seu mandato.

Da estrada sou inocente. E de todo o resto que veio depois também.

Não se omita. Cobre de quem você elegeu, clame por mudanças, se mobilize.

Seja o político que você quer para o seu país, para o seu estado e para a sua cidade.

Que esses buracos não corroam nossa vergonha.

Emerson Luiz