segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DILMA ERRA FEIO COM O AGRICULTOR PERNAMBUCANO!


O milho fornecido pela Conab e vendido ao pecuarista pernambucano por um preço subsidiado pode deixar de ser comercializado a partir do dia de hoje (30 de setembro) nos postos da instituição no estado de Pernambuco pelo simples fato de que a presidente Dilma  não assinou a portaria 497, de 5 de julho deste ano, cuja validade expira hoje à meia noite.

Como dizem os comediantes do Porta dos Fundos: ERROU FEIO. ERROU RUDE!

MARINA AFIRMA QUE OS PROBLEMAS PARA REGISTRO NA REDE SURGEM NA FALTA DE ESTRUTURA DOS CARTÓRIOS


Em entrevista à Rádio Cbn, a ex-ministra Marina Silva afirma que os problemas enfrentados pelo seu partido REDE de Sustentabilidade. Segundo ela o partido reuniu todas as assinaturas necessárias, mas a morosidade dos cartórios eleitorais prejudicaram os trabalhos.

Marina afirma que o partido hoje tem 540 mil assinaturas e que o judiciário tem usado de "rigorosidade atípica" para com a Rede, invalidando muitas assinaturas sem qualquer justificativa. O partido teve 95 mil assinaturas invalidadas.

Alguns apontam que o "comportamento atípico" em relação a criação da REDE (nessa semana vimos duas legendas serem criadas - PROS E SOLIEDARIEDADE) como instrumento para inviabilizar a candidatura de Marina, que aparece como segunda colocada nas pesquisas de intenção de votos para presidente.

Quando perguntada se concorrerá mesmo sem a aprovação da REDE ela afirma: "Não tenho plano B. Estou focada 100% no plano A".

Tudo está aberto a interpretações

domingo, 29 de setembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO EXPEDIU RECOMENDAÇÃO PARA QUE PREFEITO DE VENTUROSA FORNEÇA INFORMAÇÕES AOS VEREADORES


A MATÉRIA FOI PUBLICADA PELO SITE NE10 nesta Sexta-Feira (27). Chama a atenção o fato de, em plena era da informação onde os mais diversos órgãos públicos tem se esforçado para oferecer à população o conhecimento direto às suas ações para legitimar a transparência de suas gestões, o município de Venturosa aparentemente não o faça em tempo hábil.



Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu uma recomendação ao prefeito de Venturosa, no Agreste de Pernambuco, Ernandes Bezerra (PR). O documento recomenda que o chefe do Executivo cumpra, em um prazo de até 10 dias, a Lei Orgânica da cidade, através do fornecimento de informações à Câmara de Vereadores.

A recomendação prevê que sejam respondidos os requerimentos do Legislativo municipal sobre informações, cópias e documentos de contratos de serviços com as empresas Vale do Puiu, Locaserv e Pepaulo. Ainda de acordo com a emissão do MPPE, o Executivo deve informar o quantitativo de automóveis, motocicletas e semelhantes, que sejam de propriedade do município, assim como os locados. As folhas de pagamento dos servidores municipais referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio deste ano também devem ser apresentadas.

O documento ainda informa que a Constituição Federal, através do artigo 10 da Lei n° 12.527/2011, estabelece que qualquer cidadão pode exigir o acesso a informações de órgãos e entidades, por qualquer meio legítimo.

PRAZOS PARA MARINA E SERRA NO FIM. ENTENDA COMO FICA A SITUAÇÃO COM OU SEM ELES NAS ELEIÇÕES.

REPRODUZO POSTAGEM DO TIJOLAÇO COM FERNANDO BRITO
ScreenHunter_2642 Sep. 29 16.18

Contagem regressiva para Marina e Serra

29 de setembro de 2013 | 16:10
A semana que se inicia será decisiva para as eleições de 2014. O prazo para se filiar a um partido político antes de se candidatar à presidência da república termina no dia 4 de outubro, sexta-feira. Duas peças importantes no tabuleiro eleitoral terão que se definir antes disso: Marina Silva e José Serra.
A primeira tenta convencer o TSE a dar um “jeitinho” e aprovar o partido mesmo sem que o mesmo tenha cumprido todos requisitos.
O jogo de pressões para o TSE dar aval à Rede de Marina tem sido pesado. Todo dia, saem nos jornais uma nova leva de artigos e colunas tentando “explicar” ao TSE que isso é necessário. Hoje, por exemplo, há dois artigos nervosos no Globo, um de Miro Teixeira e outro de Caetano Veloso.
Mas o vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, já disse que “não tem conversa”. Não vai abrir nenhuma exceção para Rede.
Já o ex-governador José Serra continua naquela lenga-lenga, naquele sai-não-sai do PSDB. Vai deixar o país em suspense até o último minuto.
Entretanto, talvez a decisão de Serra não faça muita diferença. Suas intenções de voto encontram-se estagnadas em menos de 15%, bem abaixo de seu nível estratosférico de rejeição.
Por curiosidade, reproduzo abaixo alguns infograficos da Folha de hoje sobre o tema:
ScreenHunter_2639 Sep. 29 16.00
ScreenHunter_2638 Sep. 29 16.00
Em caso de Marina não conseguir sua legenda, mas Serra permanecer no PSDB, a Folha acha que…
ScreenHunter_2640 Sep. 29 16.01

E no caso de Marina conseguir sua legenda, e Serra sair do PSDB:
ScreenHunter_2641 Sep. 29 16.10
Por: Miguel do Rosário

REFLEXÃO DE DOMINGO - O RICO E LÁZARO


O Evangelho de hoje (Lc 16,19-31) nos faz mergulhar em várias realidades por meio de uma parábola contada por Jesus: a história do rico e do pobre Lázaro.

Lázaro é apresentado como um homem pobre e doente, cheio de feridas e que buscava se alimentar das sobras que caíam da mesa do homem rico. Este rico é mostrado como alguém de grandes posses, capaz de oferecer festas grandiosas todos os dias. Os dois ilustram lados opostos da mesma moeda e denunciam uma triste realidade: a opulência de alguns poucos aumenta a miséria de muitos! O que sobra na mesa de uns poucos e é até desperdiçado serviria para alimentar pobres e famintos.

Lázaro sofreu em vida por sua condição econômica e social. A prova de que não tinha ninguém por ele e que "os cachorros vinham lamber suas feridas". Mas a morte não faz distinção social, e veio tanto para ele quanto para o rico.

Jesus usa um fato inevitável para explicar a pedagogia da salvação. Deus ama o pobre e eleva o humilde. O próprio Jesus explicou que no julgamento final ele dirá aos que o alimentaram, vestiram e visitaram para que se aproximem e desfrutem do Reino e esse irão indagar: "Quando fizemos tais coisas?" E o próprio Jesus responderá: "Toda vez que fizeste a um dos meus pequeninos foi a mim que fizeste". Essa é a ética cristã. O compromisso que assumimos com Jesus de amar os que não são amados e nos colocar a seu serviço. 

O rico não fez isso. Ele dispunha de bens suficientes para amenizar a fome, tratar dos doentes, aliviar o sofrimento, mas tudo o que fez foi desfrutar da própria riqueza. O brilho do ouro ofuscou seus olhos diante das várias cores da vida.

Quando morreram Lázaro foi levado para junto de Abraão e o rico foi enviado para um lugar de tormentos. "O seio de Abraão" figura como o lugar onde a alma dos justos esperam pelo Grande Dia do Senhor. Do lugar de tormentos, aquele onde os pecadores que se negaram a escolher o Caminho esperam pela segunda morte, o rico clama por Abraão. Pede que deixe com que Lázaro molhe sua língua com a ponta dos dedos porque sofre muito em meio as chamas.

Não é mais possível proximidade entre eles. Isto é, não se pode ir de um lugar para outro. O rico recusou a escolha fundamental e estava pagando por seus atos e também por suas grandes omissões. 

Por fim o rico pede que Abraão envie Lázaro para avisar seus irmãos para que não cometam os mesmos erros. A resposta é dura e objetiva:

29 Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30 O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.31 Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”

Moisés e os Profetas representam o Livro Sagrado e os seus anunciadores. A Lei de Moisés e os Profetas, todo o Antigo Testamento falam sobre justiça, amor e obediência à vontade de Deus. Nós encontramos em Jesus a lei da liberdade, Deus que desce ao encontro do homem, o resgata e diviniza. E Jesus não aboliu a lei, deu-lhe pleno cumprimento. .

Os mortos não virão a nós para que forcem nossa conversão. Temos a Lei, os Profetas e o Filho de Deus que não nos deixou órfãos. Ele ressuscitou dos mortos para nos transmitir vida. O Espírito Santo de Deus clama por nossa conversão, uma que vá além de usar a fé para ter privilégios, pedir carros e lucros cada vez maiores. Essa era a fé do rico.

Nossa fé é uma fé de liberdade, de desapego e de amor. É ela que nos move para ajudar os que precisão ser ajudados e a ter misericórdia com quem precisa de misericórdia.

Um ótimo Domingo e que Deus permaneça sempre conosco.

Emerson Luiz



sábado, 28 de setembro de 2013

O QUE FAZ UM BOM PROFESSOR? RELEMBRANDO ALCINEI

Alcinei - foto de Arlindo de Barros (BÁ)
Todo mundo na escola falava dele. Iniciando o Ensino Médio na Escola Quitéria Wanderley Simões todos os amigos um pouco mais velhos diziam: _ "Você vai ver o que é uma aula! Esse ano você vai estudar com Alcinei". Não quero desmerecer meus outros professores, tive muita sorte com eles. Contribuíram com minha formação pessoas competentes e compromissadas com a educação e muitos hoje são colegas de profissão.

Mas Alcinei tinha algo de diferente. Uma característica que era sua e o distanciava dos outros no tocante ao método que usava para ministrar suas aulas. Ele nunca precisou se impor para dar uma aula e nos anos em que fui seu aluno nunca o ouvi elevar a voz na sala de aula. Numa época em que não havia internet, datashow e o abuso de slides, vídeos e simulados, o bom e velho Alce (como o chamávamos) aparecia com paródias, experiências práticas, debates e conseguia prender a atenção até quando aparecia apenas com o giz.

Com uma alegria contagiante ele era capaz de dissipar tempestades, acolher a cada um em sua individualidade e estimular o que tínhamos de sobra: curiosidade! 

Não tinha fórmula pronta, cartilha ou pensador que lhe ditasse os passos. Ele amava o que fazia e por isso amávamos o que ele nos oferecia; conhecimento.

E aqueles de nós que tiveram o prazer de tê-lo como amigo conheceram mais de perto o mito. O cara que se preocupava com os outros, que acreditava em um mundo mais justo, mais fraterno e tinha plena convicção que podíamos mudar as estruturas. Militou politicamente e nesse campo viu derrotas e vitórias, mas nenhuma nem outra lhe tirou o brilho dos olhos ou reduziu sua humildade.

Alciney era um grande ser humano! Um homem que tinha a família como seu bem precioso e não escondia nem por um instante o grande amor que sentia. Quanta coisa nos ensinou! Seu exemplo ficou gravado nas mentes e nos corações dos que foram seus alunos, amigos e familiares.

Quando deixou o plano terreno para dar aulas aos anjos de Deus, nos deixou grandes saudades. Dizem que palavras comovem e exemplos arrastam. Seu exemplo tem arrastado toda uma geração de novos professores. Eu quando optei por essa profissão dizia em meu íntimo: "Se um dia for professor quero ser parecido com esse cara". Aqui não há inveja e sim um profundo sentimento de admiração e respeito.

Hoje ao escrever isso viajo até a sala de aula onde entre sorrisos e algumas gargalhadas aprendíamos sobre biologia, sobre amizade, respeito ao ser humano e a batalharmos por melhorias de vida.

Que o teu exemplo permaneça sempre vivo na memória dos filhos de Venturosa.  Amar o que se faz é o primeiro passo para ser feliz no que se vive. Obrigado por me ensinar isso.

Emerson Luiz


VEJA AS POSTAGENS MAIS POPULARES DA SEMANA!


ESSAS FORAM AS POSTAGENS MAIS POPULARES. CLICANDO VOCÊ TEM ACESSO AO TEXTO INTEGRAL.











AFOGADOS SE DESPEDE DA EX-PREFEITA GIZA SIMÕES, IRMÃ DO PADRE ADILSON SIMÕES DA DIOCESE DE PESQUEIRA

Corpo de Giza Simões chega à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios 

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DE NILL JUNIOR

Corpo de Giza Simões chega à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios

Centenas de pessoas se reuniram na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios para se despedir daquela que governou sua cidade por dois mandatos, a ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões (PSDB).

Desde a entrada da cidade a multidão que formou o cortejo fúnebre acompanhava o corpo de Giza. O percurso foi parado algumas vezes. A primeira parada aconteceu na casa em que Giza e Orisvaldo Inácio moraram por muitos anos. Lá, como era de se esperar, muitas pessoas ficaram bastante  emocionadas. Em seguida, o corpo seguiu pela Avenida Rio Branco até a frente da Prefeitura, na Praça Arruda Câmara.  Lá, onde Giza trabalhou como prefeita por oito anos, com o prédio estampando uma grande faixa preto em sinal de luto, o músico Chagas tocou no sax o Hino de Afogados da Ingazeira e Amigos para Sempre.
Em meio às homenagens, algumas pessoas desmaiaram, em razão da forte da emoção associada ao calor de mais de 40 graus.

O corpo seguiu então para a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, onde acontece Missa de Corpo Presente presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor João Carlos Acioly Paz. Irmão de Giza, o padre Adilson Simões, bastante abalado, se encarregou da homilia.

“Celebremos a passagem da nossa irmã Giza para a vida em plenitude. Porque nascemos em uma família profundamente cristã”, disse o monsenhor. Ele lembrou os pais, Ramiro Mendes e Anatália Simões e o trabalho de Giza como catequista desde jovem.

GIZA SIMÕES DEIXA SAUDADES E UMA GRANDE LACUNA NA HISTÓRIA POLÍTICA DE AFOGADOS.

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES: GOVERNADORES CONTRA REAJUSTE. CNTE BUSCA MEIO TERMO. ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO



O assunto é polêmico e continuará sendo enquanto nossos políticos não perceberem que dinheiro em educação não é gasto, é investimento! Governadores e prefeitos, antes de eleitos, prometeram (e prometerão) valorizar a educação. Pessoalmente não sei como farão isso se tudo o que sabem é olhar para as verbas e não investir de forma racional.

Pensam em tijolos, tinta, seus nomes em belas placas e eventos que divulguem suas ações. Esquecem que professor é gente, que precisa de respeito, autonomia, formação (de qualidade) e bons salários.

Os mais jovens fogem da profissão. Os que estão na ativa desejam sair para outras áreas profissionais. Os bons professores saem da rede pública aos montes deixando uma lacuna que a longo prazo produzirá um sério dano a esse país.

TODOS OS GOVERNADORES ASSINARAM UM DOCUMENTO PEDINDO A REDUÇÃO DO REAJUSTE. Sim, os mesmos que sempre aumentam os próprios salários quando iniciam os seus mandatos de forma vergonhosa. Os mesmos que negociam apoio, nomeiam parentes para cargos importantes, favorecem empresas e usam dos recursos públicos em próprio proveito na maioria das vezes.

E tudo o que escrevi sobre as excelências estaduais pode ser também atribuído às municipais, com a diferença que os prefeitos as vezes atuam como pequenos coronéis, perseguindo opositores de forma cruel.

Nós professores pagamos por nossa desarticulação política. Nossos sindicatos muitas vezes são pelegos do governo e só fazem oposição quando suas mesas diretoras são tratadas como oposição.

Mas para que possamos entender o que está acontecendo reproduzo aqui matéria da Folha de São Paulo sobre o tema.

Vale a pena ser lida e compartilhada com os colegas professores.

Emerson Luiz



Governadores se unem por reajuste menor do piso de docentes


FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

Com a previsão de um alto reajuste do piso nacional dos professores da educação básica, os governadores se uniram para sugerir uma nova fórmula de correção dos salários.
Cálculos preliminares do governo federal apontam um aumento de 19% em 2014, mais do que o dobro do que os 7,97% concedidos à categoria no início deste ano. Hoje, nenhum docente pode receber menos do que R$ 1.567.
Documento assinado pelos 27 governadores foi entregue ao Executivo, na semana retrasada, com uma nova sugestão de cálculo.
Segundo a Folha apurou, se aplicado já no ano que vem, o índice seria reduzido a 7,7%.
Há ainda uma proposta defendida pela CNTE, entidade que representa os trabalhadores da educação básica. Nesse caso, ficaria em torno de 10%.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress
MESA E CONSENSO
A movimentação deu origem a uma mesa de negociação, organizada pelo Ministério da Educação, para tratar do tema: o objetivo é chegar a um consenso sobre uma nova fórmula de reajuste, a ser aprovada pelo Congresso.
Para prefeitos e governadores, o modelo atual é "imprevisível" e "insustentável".
Isso porque ele segue a variação do gasto por aluno no Fundeb (fundo para a educação básica) --que depende do volume de impostos a ele destinados-- e do número de alunos da rede pública do ensino fundamental.
Neste ano, há expectativa do crescimento da arrecadação, enquanto ocorre redução de alunos nessa etapa do ensino. Resultado: previsão de reajuste forte em 2014.
PLANO NACIONAL
A sugestão dos governadores é reajustar o piso com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, apurado pelo IBGE) do ano anterior acrescido de 50% da variação real (descontada a inflação) do fundo.
A proposta dos trabalhadores estabelece o INPC mais 50% da variação nominal (sem descontar a inflação) do Fundeb. O argumento é de que o piso dos professores --pouco mais do que o dobro do salário mínimo-- ainda é muito baixo, o que contribui para o apagão dos profissionais na sala de aula.
Além disso, no atual ritmo de reajuste, não seria possível cumprir meta do PNE (plano que define metas para a educação em uma década), em discussão no Congresso, que prevê equiparação do salário dos docentes com o de profissionais de escolaridade semelhante num prazo de seis anos.