quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Festas de Fim de Ano com Qualidade em Venturosa

Ainda não é oficial, mas aqui estão algumas das atrações das festas de fim de ano de Venturosa - PE.

Gatinha Manhosa

Fábio e Isak Maraial

Vicente Nery e Cheiro de Menina.

Valores da Terra

Show de Calouros

O dia 25 de dezembro está voltado para a Igreja que deve organizar uma belíssima noite de Festa.

Ainda estará no palco um cover de Reginaldo Rossi.

Venham para Venturosa e aproveitem os festejos natalinos e de final de ano!

Governo do Estado de Pernambuco compra terreno para construção da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos



VENTUROSA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011. O Governo do Estado de Pernambuco finalizou a compra de um terreno de 8.000 m² que pertencia ao Sr. José Soares de Moraes e sua esposa Márcia Meirilane Souza Almeida de Moraes, próximo ao Ginásio Municipal.

Os membros da Equipe Gestora da Escola e seus professores batalharam arduamente para que este dia finalmente chegasse por quase três anos. Para isso foi fundamental o apoio de pais, alunos e membros da comunidade.

O próprio governador do Estado, Eduardo Campos, prometeu a este professor (que requisitou o terreno pessoalmente ao governador na Assembleia Todos Por Pernambuco realizada em Arcoverde) e as gestoras Rosely e Dinha que o problema seria resolvido. De fato, o problema começou a ser resolvido. Todos que compõe a escola agradecem ao governador Eduardo, ao secretario de educação Anderson Gomes, a técnica Alice Maria (presente hoje neste ato) e Margareth, além da gestora da GRE Arcoverde Elma dos Santos.

Parabéns as gestoras Rosely e Dinha e todos os educadores e funcionários da Escola pela luta constante.

Parabéns aos alunos e pais de alunos da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos que acreditaram que a realização desse sonho era possível e não desanimaram diante das críticas e boatos. Mais uma batalha foi vencida.

Os próximos movimentos serão no sentido de agilizar a construção do novo prédio que será totalmente adequado as necessidades da comunidade venturosense.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

É oficial: Ademar retira sua pré-candidatura a prefeitura de Venturosa.

Após divulgar seu nome como pré-candidato a prefeitura de Venturosa, o atual secretário de Saúde Ademar anuncia sua saída do quadro para o cargo máximo do município. Por estar filiado ao PR, partido presidido pelo atual prefeito Eudes Tenório ele deve se colocar a disposição das decisões do partido.

O sr. Ademar Bezerra dos Santos tem realizado um bom trabalho como secretário de Saúde desde o primeiro mandato do sr. Eudes Tenório Cavalcante, iniciado em 2005. De lá para cá participou de grandes ações e esteve presente, junto ao prefeito, dos avanços nos serviços de saúde do município, como construção de PSF's, aquisição de ambulâncias, aumento no número de pessoas enviadas para tratamento em Recife, além da ampliação do atendimento em epidemiologias e do programa Agentes Comunitários de Saúde.

Por ser uma área delicada, a Saúde nunca foi nem será unanimidade. Muito foi feito e ainda há muito por fazer, mas o secretário segue firme no propósito de realizar o máximo com as condições que lhe são ofertadas.

Ao retirar seu nome da relação de pré-candidatos ele agradece a todos que nele acreditaram e confiaram e julgaram estar pronto para disputar um cargo tão importante, mas reconhece que há momentos em que é necessário dar tempo ao tempo: "Creio que tudo acontece no tempo certo. Desde o inicio entreguei tudo nas mãos de Deus e é nele que devemos esperar. Agradeço a todos que confiaram  no meu trabalho e me coloco, como sempre me coloquei, a disposição de todos, sem mágoas ou ressentimentos", afirma o secretário de Saúde Ademar.

O PR deve oficializar o nome de Ernandes da Farmácia como candidato para suceder o prefeito Eudes Tenório no dia 03 de novembro após divulgar pesquisa na rádio Itapuama FM.


*Este blog continua sendo vítima de ataques anônimos mas segue firme em seu propósito de informar aos amigos navegantes o que ocorre em nossa cidade. Deixo claro que as agressões anônimas são postadas por exaltados de ambos os partidos e continuo a crer que elas tendem a acabar na medida que formos nos educando no respeito e na democracia.

** Há, até o presente momento, 15 comentários não publicados por conterem difamações e agressões imorais dirigidas contra as pessoas de Ademar, Ernandes, Lemos e Paulo Tenório. Amigos navegantes, cada um de nós é livre para expressar suas opiniões, mas não devemo usar desse direito para tentar denegrir ou ferir quem quer que seja. Comentários sempre serão bem vindos, desde que respeitem os direitos e a dignidade das pessoas.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A VENTUROSA QUE NÓS TEMOS E A VENTUROSA QUE NÓS QUEREMOS - José Lemos de Vasconcelos

Prestando mais um serviço de utilidade pública o Blog Carpe Diem/ Amo Venturosa divulga as opiniões de José Lemos  de Vasconcelos, o popular "Seu" Lemos sobre a Venturosa que temos e a Venturosa que nós queremos.

Seu Lemos é um bem-sucedido administrador de empresas que ocupou cargos no setor público como bancário e secretário municipal de Educação de Venturosa. Junto com o vice-prefeito Paulo Tenório e outras lideranças fundaram o PSD e buscam o diálogo com o povo na construção de um projeto para a cidade. O blog divulgou a primeira reunião da Agenda Positiva de Venturosa e suas repercussões.

Também tiveram suas opiniões registradas neste blog os amigos Ernandes da Farmácia, o vereador Adilson Leonilo - Pitu e Donizete Zacarias.

O espaço foi ofertado a todos os pré-candidatos e lideranças políticas do município de Venturosa. Ainda serão divulgadas as opiniões de Ademar e Adelson de Macêdo.

O blog tem um espaço para contribuições. O amigo navegante pode enviar textos para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br ou publicá-los na seção de comentários abaixo de cada uma das postagens. Os comentários com termos depreciativos ou que exponham preconceitos NÃO serão publicados.

Com vocês as opiniões de José Lemos de Vasconcelos



Primeiramente quero dizer que é com muito orgulho e alegria que atendo a solicitação do professor Emerson Galindo, a quem admiro e respeito pelo seu trabalho, força de vontade, dedicação e disponibilidade de estar sempre pronto para servir e por saber fazer a diferença das escolhas plausíveis para Venturosa, razão pela qual reveste-se sempre de uma alma jovem que só almeja vencer.
Há trinta anos estou em Venturosa, onde constituí minha família e eduquei meus filhos, exemplos de vida, de amor e de perseverança. Hoje me encontro inoculado em uma família de estrutura sólida, preparada para a eternidade. Por onde passe e onde estou, sempre fui bem sucedido, respeitado e admirado, pois tenho uma história transparente  que Venturosa conhece.
O respeito pelas pessoas sempre foi meu escudo. Humildade e honestidade são referências que me fizeram chegar onde estou.  Por tudo isso, repito sempre: “Obrigado minha Venturosa por ter me dado durante esses trinta anos ‘o pão nosso de cada dia’”.
Venturosa é uma cidade relativamente uniforme no relato de sua história. Os fatos e as evidências nos mostram que não poderia ser diferente no contexto nacional ao que cabe uma cidade interiorana. Geograficamente temos tudo para ser uma cidade polo de grande desenvolvimento comercial.
Possuímos hoje uma das principais bacias leiteiras, não só na micro região do Vale do Ipanema, mas do Estado de Pernambuco. Nosso município concentra nos derivados do leite a principal fonte de renda para sustento de nossas famílias, inclusive com fábricas que transcendem fronteiras regionais colocando e valorizando Venturosa em destaque no Nordeste brasileiro.
O que temos até então não deixa de ser fruto do trabalho destemido do homem e da mulher venturosenses imbuídos de sonhos e inovações. Acrescente-se a  isso os grandes investimentos socioeconômicos Federais, Estaduais e Municipais bem geridos e administrados. Sendo assim precisamos que o próximo administrador municipal seja qualificado, competente e íntegro para poder melhorar ainda mais o desenvolvimento e a vida dos cidadãos de Venturosa e das gerações futuras.
O que querermos, no entanto, depende de ações, decisões e determinações políticas, que envolvam a sociedade e seus segmentos como um todo, para que Venturosa seja antes de tudo, emancipada em toda extensão da palavra, livre, participativa, corajosa e acima de tudo empreendedora. Continuar investindo cada vez mais em educação, pois esse investimento provoca uma espécie de efeito dominó as avessas. Em vez de derrubar alavanca uma série de setores como consumo, saúde, habitação , segurança, etc. Uma população com acesso a uma educação de qualidade tende a cuidar melhor da saúde e zelar pelos seus princípios de cidadania. Acredito no valor e na bravura de nossa gente investindo decididamente em princípios básicos de Educação de Qualidade que contemple Zona Rural e Zona Urbana  e ofereça bem estar para todos, sem distinção de classe, cor ou facção partidária.
Outra questão importantíssima deve ser a preocupação, não só do governo mas de cada um de nós é a Saúde da População. Nessa questão não podemos medir esforços para que os serviços de saúde sejam não só de qualidade, mas executados com atenção redobrada de carinho, amor, dedicação e solidariedade, onde a abrangência maior deve ser nos programas de saúde da família com assistência aos nossos idosos, deficientes físicos e a população carente que precisa de maiores cuidados. E nesse sentido cabe a todos nós, governo e sociedade, cuidar bem das pessoas para melhor conscientização de todos.
Acredito que como cidadão de Venturosa possa dar minha parcela de contribuição para seu melhor aprimoramento no que for bom para o povo, a quem tem nas mãos o grande poder para decidir quem é o melhor, o mais competente, o mais estruturado e o que tem melhor poder de diálogo para execução. Obrigado minha Venturosa pelo grande incentivo e por não perder as esperanças de ter a frente do comando do município o melhor para seu povo e sua gente. Que Deus ilumine a todos e que possamos sempre caminhar juntos no melhor para nossa querida e amada cidade.

Notícias da Cidade - Criminalidade assusta Venturosa


Em poucos dias a cidade de Venturosa, região Agreste de Pernambuco, foi palco de ações criminosas. Um "golpe da saidinha", muito comum em cidades grandes onde pessoas são assaltadas ao saírem de agências bancárias com grandes somas em dinheiro, foi registrado na agência do Banco do Brasil desta cidade. Uma popular foi assaltada quando saía da agência com cerca de R$ 11.000,00 (onze mil reais).

Na madrugada de sábado para domingo a loja de materiais de construção do popular Dudinha foi vítima de invasão e teve vários bens roubados.

A população espera que as autoridades competentes possa tomar as medidas cabíveis para coibir esse tipo de atividade.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Polícias Civil e Militar de Garanhuns apresentam os resultados da Operação Tolerância Zero

Notícia enviada por e-mail por Jaqueline Menezes
Jornalista - DRT-PE - 3314

Dando continuidade aos trabalhos da Operação Tolerância Zero das polícias civil e militar de Garanhuns, mais nove pessoas foram presas na madrugada de hoje( 24).  Os 130 policiais civis e militares envolvidos na operação cumpriram nove mandados de prisão provisória e 11 de busca e apreensão.

A Operação Tolerância Zero é um trabalho de parceria das polícias civil e militar de Garanhuns. As investigações começaram em junho, desde então 18 pessoas foram presas. Todas elas envolvidas com tráfico de drogas e associação para o tráfico ou comércio ilegal de armas e munição.  Entre elas, o destaque para a participação de mulheres, que em razão dos companheiros estarem recolhidos em unidades prisionais assumiram um importante papel no gerenciamento do negócio do tráfico.

Durante a operação de hoje a polícia também apreendeu 02 revólveres calibres 32 e 38 e munição. A operação também teve como alvo os presídios de Caruaru, Limoeiro, Pesqueira, Garanhuns e Arcoverde. De acordo com o delegado Antônio Rezende, um dos coordenadores da operação, alguns dos chefes do tráfico atuam de dentro das unidades prisionais. Na varredura que contou com o apoio das equipes desses presídios foram apreendidos: 216 pedras de crack (em Arcoverde), 12 papelotes de maconha (em Pesqueira), 30 papelotes de maconha (em Caruaru), 250 g da maconha (em Caruaru), 32 aparelhos celulares (05 em Arcoverde, 02 em Pesqueira, 18 em Caruaru, 04 em Garanhuns e 03 em Limoeiro), 02 facas ( em Caruaru) e 3 chipes (um em Pesqueira e dois em Limoeiro)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Eu tenho sonho

Desejo parafrasear o belíssimo discurso de Martin Luther King JR, que deu sua vida pela defesa dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Eu tenho um sonho.
Eu tenho um sonho que um dia o ser humano aprenda que a cor da pele não agrega beleza ou traduz o caráter.
Eu tenho um sonho que um dia o homem aceite em seu coração que todos nascemos iguais em dignidade e que neste dia a letra morta da lei passe a ser viva em cada consciência.
Eu tenho um sonho que a educação promova a libertação integral do homem. Que a partir dela, todos possamos aprender a respeitar e valorizar as diferenças, que possamos compreender que é preciso cuidar da Terra e que nossos descendentes agradecerão ou lamentarão as decisões que tomarmos hoje.
Eu sonho com o dia em que nossos dirigentes entendam que o povo não existe para manter seus privilégios. Sei que este se tornará realidade quando o povo perceber que esse poder pertence a ele, dele emana e para ele retorna.
Tenho o sonho que um dia cada um de nós saiba defender seus sentimentos e desejos sem tentar destruir os sonhos e desejos daqueles que nos cercam e tem a graça de pensar, sentir e desejar de forma diferente.
Tenho o sonho que num belo dia a palavra democracia deixe de ser uma falácia para ser uma realidade.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011



“Pensar que a compaixão, a razão e a paciência são benéficas não basta para as desenvolver. As dificuldades constituem uma ocasião de as pôr em prática. Quem poderá suscitar tais ocasiões? Não os  nossos amigos, com certeza, antes os nossos inimigos, pois são eles que nos causam mais problemas. De tal modo que, se queremos realmente progredir, devemos considerar que os nossos inimigos são os nossos melhores mestres.”

Dalai Lama

A VENTUROSA QUE NÓS TEMOS E A VENTUROSA QUE NÓS QUEREMOS - DONIZETE ZACARIAS

Prestando mais um serviço de utilidade pública o Blog Carpe Diem/ Amo Venturosa divulga as opiniões de Donizete Zacarias sobre a Venturosa que temos e a Venturosa que nós queremos.

Donizete disputou as eleições majoritárias para Prefeito no ano de 2008 pelo grupo de oposição e hoje é um destacada liderança política na cidade de Venturosa.

O blog já registrou as opiniões de Ernandes da Farmácia e do vereador Adilson Leonilo - Pitu.

O espaço foi ofertado a todos os pré-candidatos e lideranças políticas do município de Venturosa. Ainda serão divulgadas as opiniões de Ademar, Lemos e Adelson de Macêdo.

O blog tem um espaço para contribuições. O amigo navegante pode enviar textos para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br ou publicá-los na seção de comentários abaixo de cada uma das postagens. Os comentários com termos depreciativos ou que exponham preconceitos NÃO serão publicados.

Com vocês as opiniões de Donizete Zacarias.


A VENTUROSA QUE NÓS TEMOS:

A cidade que temos tem uma saúde que deixa muito a desejar; os PSFs não funcionam como deveriam, pois faltam médicos e remédios.
Temos um município que paga em dia (obrigação), porém, só repassa o reajuste salarial aos seus funcionários, quatro ou cinco meses depois de ser reajustado (negligência).
As casas populares da Vila Bacurau, têm uma estrutura física inadequada e um saneamento de péssima qualidade.
Ainda encontramos no nosso Município transportes escolares em péssimas condições e muitas vezes superlotados. Mesmo o município recebendo do Governo Federal recursos para um transporte de boa qualidade.
Não temos incentivo aos esportes, de modo particular ao futebol, isso porque há vários anos se fala em reconstrução do campo e continuamos na estaca zero. Verbas já foram liberadas para solucionar esse problema, conforme propaganda do governo municipal, porém nada foi feito. Falta também incentivo financeiro às equipes de futebol que participam de campeonatos em outras cidades, equipes essas que com muito esforço defendem o nosso futebol e representam mesmo sem o apoio necessário do departamento municipal de esportes, o nosso município.
Na atual administração encontramos várias irregularidades, de acordo com o último relatório da CGU – Controladoria Geral da União. Portanto, percebemos que nem tudo está tão bem como se propaga.

A VENTUROSA QUE NÓS QUEREMOS:

Queremos uma Venturosa com uma saúde de qualidade, garantindo assistência médica vinte e quatro horas, investindo em recursos ambulatoriais e materiais hospitalares; fornecendo para a população um elenco maior de medicamentos, como também dando condições para que os funcionários possam exercer melhor as suas atividades, valorizando com isso os nossos profissionais da saúde, que muitas vezes são injustiçados por situações que não são de suas responsabilidades.
Uma educação de qualidade que valorize o professor enquanto agente formador de aluno cidadão; que preste atendimento educacional especializado aos alunos portadores de necessidades especiais e atenda aos alunos da zona urbana e rural com programas de alimentação de boa qualidade, materiais didáticos-escolares e meios de transportes dignos, como também valorizando o professor que hoje recebe um salário incompatível com uma função tão importante.
Queremos um município que incentive a prática de esportes em diferentes modalidades (judô, karatê, capoeira e atletismo) na área urbana e rural; que tenha um campo de futebol com divisões de base organizadas, uma diretoria especifica para organizar e coordenar a área de esportes. Para que o ginásio poliesportivo seja utilizado com preferência à prática de esportes gratuito, atendendo a todas as classes sociais e acabando com o uso particular do mesmo.
Desejamos uma Secretaria de Agricultura que invista os recursos recebidos do Governo Federal incentivando e apoiando os agricultores e pecuaristas através das associações comunitárias. Buscando parcerias com órgãos governamentais, como IPA, EMBRAPA, ADAGRO, Universidade Federal Rural, para favorecer o beneficiamento das terras e rebanhos dos pequenos produtores (aração, distribuição de sementes, vacinas, inseminação artificial, etc.).
As casas populares que queremos, deverão ter uma estrutura física conforme são projetadas, assim como vemos em outras cidades, como exemplo: Garanhuns e Belo Jardim, onde os seus futuros moradores tenham acesso a toda infra-estrutura necessária para se viver dignamente, como: calçamento, saneamento básico, entre outros.
Queremos uma cidade onde se valorize as festas tradicionais como: Festas Juninas, São José e Emancipação Política, Natal e Réveillon, e que também seja dado valor aos nossos artistas locais, os quais merecem mais incentivo do poder público. Devendo essas festividades ser destinadas tão somente para alegrar o nosso povo, acabando de vez com uso destes eventos para promoção política.
Queremos uma cidade onde o poder público municipal dê sua contribuição com relação à segurança pública, apoiando, equipando e preparando a Guarda Municipal para ajudar as instituições estaduais no combate a violência. Assinando convênios com o Ministério da Justiça para inserir Venturosa no PRONASCI – Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Como também engajar os diversos movimentos sociais, igrejas, escolas, associações comunitárias, entre outros, nessa caminhada em busca da paz tão desejada por todos nós.
Almejamos uma Venturosa com uma administração popular, onde todos contribuam na elaboração dos projetos que visem à melhoria da qualidade de vida do nosso povo.
Queremos uma administração transparente onde o gestor tenha compromisso com a devida aplicação dos recursos públicos, priorizando sempre a ética e a probidade administrativa.
Enfim, nós queremos investir nas crianças e jovens que representam o futuro do nosso município, dando-lhes oportunidades através de projetos voltados para profissionalização, resgatando a esperança e afastando com isso eles do mundo das drogas, prostituição e do crime. Oferecendo aos mesmos a oportunidade que foi prometida e negada por muitos.
Queremos um governo popular e democrático, que saiba ouvir e respeitar a opinião e vontade do nosso povo.   
Agradeço ao Professor Emerson Luiz a oportunidade de através deste espaço, poder expor as minhas idéias com relação à Venturosa que sonho e que acredito que juntos, governo e população, podemos construir.
Essas são idéias que considero importantes, mas sei que podemos melhorá-las cada vez mais, com a participação de cada venturosense que como eu, ama a nossa querida terra.

Com um abraço do amigo,

Donizete Zacarias.

Governo Municipal Antecipa pagamento do 13º Salário

Atenção servidores municipais!! A Prefeitura Municipal de Venturosa anunciou a antecipação do pagamento do 13º Salário para o dia 01 de Dezembro. 

Essa medida com certeza irá aquecer a economia municipal e animar ainda mais o comércio local nas vendas de final de ano. 

Além disso deve animar também os que irão ouvir mais uma pesquisa IPEC "encomendada pela Itapuama FM(???)"

Claro que qualquer relação é mera e pura coincidência!

domingo, 20 de novembro de 2011

Reunião da Agenda Positiva de Venturosa: Novos rumos e a truculência da velha política

A REUNIÃO


VENTUROSA - 19 de Novembro.

O Centro Comunitário Cultural foi palco da primeira reunião pública da Agenda Positiva de Venturosa. Lá estiveram presentes lideranças políticas, comerciantes, empresários, professores, funcionários públicos, trabalhadores rurais e representantes dos mais variados segmentos da sociedade.

No centro das ideias estava o esclarecimento sobre a postura do Partido Social Democrata - PSD, que conta com a presença doVice-prefeito Paulo Tenório, José Lemos, Zé de Jú Vaz, Uziel Valério, Ediel Valério, Rubens Valério, Hugo Vasconcelos e demais filiados.


O primeiro a falar foi o Presidente do Partido e Vice-Prefeito de Venturosa Paulo Tenório Sobrinho. Ele explicou como o partido foi criado dentro das bases de apoio do atual governo municipal, com o apoio do atual gestor e de seus articuladores políticos. O objetivo era ter autonomia e maior participação nas decisões. Nada foi feito as escondidas ou no intento de trair ou dividir. 

Logo após veio o pronunciamento do senhor Ademar, secretário de Saúde do município de Venturosa. Num a fala objetiva e concisa, Ademar que hoje é filiado ao PR, partido presidido pelo prefeito Eudes Tenório, falou sobre o desejo de contribuir na construção de uma Venturosa ainda melhor. 

Em suas palavras: "Não nos unimos para defender ambições pessoais. Também não estamos unidos para nos impor sobre ninguém. Estamos aqui hoje, unidos com cada um e cada uma de vocês, para escutar, acolher e propor melhorias para nossa cidade.  Não é assim que se faz um governo popular? Acolhendo as propostas do povo? Aqui estão pessoas de bem. Pessoas das várias regiões do nosso município que como Eu, Lemos, Paulo Tenório, desejam o melhor para Venturosa. O grupo que está nascendo conosco se coloca a disposição para dialogar com as diferenças, respeitando e procurando crescer, mas nunca curvando a cabeça diante de qualquer injustiça ou imposição."

Dos pré-candidatos o último a se pronunciar foi o Sr. José Lemos. Numa fala emocionada ele contou como chegou a Venturosa em 1981, de como constituiu sua família e do desejo de servir ao povo dessa cidade. Em sua trajetória expôs seu trabalho, o compromisso e a competência com que desempenhou cada uma das funções que exerceu: Gerente de Agência Bancária, Secretario de Educação e Administrador de Empresas.

"Aprendi com todas as minhas experiências e sempre defendi que o crescimento deve ser acompanhado pela humildade. Sempre quis trabalhar por Venturosa e se isso hoje parece possível não é porque estou me impondo, é porque vocês, povo dessa bela cidade, acreditam e confiam que posso fazer isso. Que posso ajudar essa cidade e principalmente os mais pobres, os que mais precisam de atenção. Sou pré-candidato e digo de coração que se for da vontade de Deus e do povo de Venturosa jamais desapontarei vocês". 

O evento foi encerrado pela fala dos filhos de Seu Lemos: Diego, Felipe e Hugo que ressaltaram desde os valores que aprenderam dos seus pais e do orgulho que sentiam não do administrador bem sucedido, mas do homem honesto e humilde que eles amavam e respeitavam incondicionalmente.

Quando o locutor Fábio Santos encerrou as falas e deu inicio ao coquetel todos os presentes comentavam animados os eventos da noite.

ALGUMAS COLOCAÇÕES SOBRE A TRUCULÊNCIA DA VELHA POLÍTICA


Vivemos em um país democrático. Legalmente a ditadura foi extinta em 1985. A Constituição de 1988 afirma  que :

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Entre sexta e sábado a cidade foi palco de ações dignas da Ditadura ou dos velhos coronéis que mandaram e desmandaram no sertão. De acordo com várias fontes (que prefiro manter em sigilo para a segurança das mesmas) foram feitos vários telefonemas ameaçando contratados e servidores que ocupam cargos comissionados. O ordem era não ir a essa reunião.

Um dos articuladores políticos do atual governo chegou a dizer que por ele todos os que fossem a uma reunião convocada por Paulo, Lemos e Ademar serie demitido.

Os secretários de governo foram ameaçados.

Nos sítios pessoas foram visitadas e orientadas a não comparecer.

Num blog por aí tentaram difamar o vice-prefeito, o secretário de saúde e o senhor Lemos.

Esse blog foi vítima desses ataques que usavam termos depreciativos e de baixo calão mas não vivemos de ofensas ou difamações. Aprendi desde cedo que não é agredindo que provamos nosso ponto de vista.


 Fico me perguntando se é assim que se faz política. Não consigo conceber um governo de todos quando só alguns podem pensar, quando só alguns tem o direito de se reunir, quando só alguns tem o direito de propor e quando apenas uma minoria pode se colocar a serviço da comunidade.

Várias fontes repetiram a mesma afirmação: SEGUNDA FEIRA COMEÇAM AS DEMISSÕES.

Tenho duas esperanças: Primeiro que isso possa ser boato (mas não tenho muita fé nisso)

Segundo: que até o dia de amanhã as pessoas aprendam a respeitar as opiniões diferentes e principalmente a perceber que toda pessoa tem direito a liberdade de pensamento e de expor o que sente e deseja. Não é com perseguição e autoritarismo que se faz política. Não é com ameaças que se consegue união.

Lembro que comecei a trabalhar jovem, como oficineiro do PETI. Foi marcada uma reunião com todos os funcionários, isso há dez anos atrás. Eu era eleitor de Lula. O prefeito da época nos reuniu para dizer que era nossa obrigação votar em José Serra. Eu me recusei a colocar o adesivo com o nome de Serra e um funcionário deu um tapa em meu peito para fixa-lo. Continuei sem votar em Serra e me recusei a muitas coisas que feriam meus ideais. Fui demitido.

Já vi o filme de ontem.

Aprendi muito e me orgulho de dizer, por experiência própria, que a dignidade de um homem é algo que não se compra nem se corrompe com o uso da força.
Escrevo hoje tomado por uma certa emoção e muita indignação com práticas autoritárias que destoam de tudo o que acredito ser verdadeiro. Esse papel não cabe num governo que tanto fez por Venturosa. Espero sinceramente que o respeito marque a postura a ser tomada com aqueles que apenas expressaram sua vontade de ouvir o que essas pessoas queriam dizer.
Espero não ter ofendido ou agredido ninguém com minhas palavras, mas prefiro pecar por sinceridade que por omissão.

sábado, 19 de novembro de 2011

Outro vídeo fantástico: Por que não se investe em Educação no Brasil?

Sobre a desvalorização dos professores. Vale a pena ser visto e revisto!

Reproduzo post do ótimo blog do Brizola Neto

A imagem que hoje correu a internet  – e não pode ser evitada nas primeiras páginas dos jornais de amanhã – traz uma sensação que é difícil traduzir com outra palavra que não seja luminosidade.
Porque é isso o que ela faz de algo triste, difícil e preocupante como um tratamento quimioterápico para um câncer.
O fato, porém, é que Lula não precisa mais  dos cabelos e da barba que se tornaram seus símbolos desde que surgiu na vida do país, no final dos anos 70, liderando greves no ABC.
Transcendeu o líder sindical, o fundador do PT, o candidato à presidência em várias eleições, transcendeu o próprio cargo de Presidente que exerceu.
Lula tornou-se a imagem de um projeto de Brasil.
Capaz de sorrir na adversidade, porque se sabe mais forte que ela.
Capaz de enfrentar a dificuldade , porque se sabe melhor do que ela.
Porque sabe que encarna um destino, que sim, é algo que transcende a um homem, a um líder, a um mortal como todos nós.
E este destino, o destino do povo brasileiro, é o de realizar-se como ele mesmo é, sem medo do que der e vier.
Sem medo de ser feliz.

sábado, 12 de novembro de 2011

VOTE NA TREPIDANTE ENQUETE SOBRE A VOLTA DO TIMBALADOIDO



Soube ontem por um aluno que pretendem, mais um vez, contratar o grupo Timbaladoido* para a virada de ano (Tudo a ver com nossa cultura e nossas tradições que estão sendo mortas ano a ano). Então pergunto: Qual sua reação diante desse mega show cultural, tradicional e familiar na virada de ano?

* Caso os organizadores mudem de ideia este humilde blogueiro terá prestado um grande serviço de utilidade pública e não se sentirá constrangido se for injustamente acusado (de novo) de falar mais do que deve.

Operação da CIOSAC em Águas Belas - PE


Por Jacqueline Menezes
Jornalista - DRT-PE - 3314

Em cumprimento a mandados de busca e apreensão, policiais da CIOSAC do 9º BPM prenderam duas pessoas e apreenderam uma grande quantidade de armas no povoado de Curral Novo, em Águas Belas. A operação foi concluída no fim da tarde de ontem (09). Rogério Ferreira dos Santos, borracheiro, de 22 anos foi preso por posse ilegal de arma. Na casa dele a polícia encontrou um revólver Taurus 32, dois cartuchos 32 intactos, um rifle Rossi 22, 18 cartuchos 22 intactos e uma pequena quantidade de maconha. Em outra casa, onde mora o ferreiro Sebastião Idalino Alves de 85 anos a polícia encontrou uma espingarda 32, 26 espingardas de fabricação artesanal tipo Soca-Soca e 30 canos para espingardas tipo Soca-Soca. O suspeito foi autuado por comércio ilegal de armas de fogo. Os dois presos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Águas Belas.
-- 

Partidos Políticos em Venturosa iniciam série de reuniões

Os partidos de esquerda também iniciaram sua rodada de reuniões. Em breve noticiarei aqui no blog as decisões e expectativas das lideranças. Este é um blog democrático e garante espaço para a pluralidade de ideias e opiniões.

As informações da reunião do PDT serão fornecidas pelos amigos Adrianno e Dedê. Em breve também divulgaremos a movimentação do PSB, partido do governador Eduardo Campos e presidido em Venturosa pelo ex-vereador e advogado João Henrique Zacarias.

Como diria com propriedade (e sem agressão) o pai da teoria da relatividade:

"Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado."
(Albert Einstein

Valdo de Venturosa volta a se apresentar e relembra os bons tempos da seresta e do barzinho

A Avenida Capitão Justino Alves foi palco da belíssima apresentação do cantor Valdo de Venturosa. Depois de  muito tempo em silêncio a voz desse grande artista empolgou jovens de todas as idades com músicas de qualidade. Foram interpretados sucessos de ontem e hoje agradando a todos os presentes. Também merece destaque a atuação do cantor Djair.

Parabéns aos artistas e que eles possam nos brindar mais vezes com apresentações desse nível.

domingo, 6 de novembro de 2011

"UNIDOS PELO MELHOR PARA VENTUROSA" - Essa foi a mensagem deixada por Paulo Tenório, Lemos e Ademar

Foi a mensagem dada ontem a noite pelo empresário José Lemos de Vasconcelos, pelo vice-prefeito Paulo Tenório e pelo Secretário de Saúde Ademar.

Como se sabe Lemos e Paulo Tenório fundaram um novo partido em Venturosa. O PSD - Partido Social Democrático criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. - para ter mais autonomia, como declarou o senhor Lemos a este humilde blogueiro.

Numa reunião que contou com várias lideranças e pessoas dos mais variados segmentos da sociedade Lemos, Paulo Tenório e Ademar declararam o seu interesse pelo desenvolvimento de Venturosa e o desejo de ajudar no seu crescimento racional e sadio. "Não estamos aqui para dividir e sim para somar forças" declarou Lemos em sua fala.

Ademar ressaltou a importância do diálogo para a vivência da real política e explicitou: "Não estamos aqui para formar uma chapa onde já sairá o nome do prefeito e do vice". A reunião foi o pontapé inicial das ações de um grupo que se solidifica e começa a ganhar identidade própria.

O vive-prefeito Paulo Tenório foi o último a falar. Relatou a necessidade da legenda, o empenho das pessoas que ajudaram nessa empreitada e a vontade, sim, de lançar um candidato. Mas isso apenas o tempo, e o desenvolvimento das ações do PSD poderão dizer se é possível.

Uma nova força política parece nascer em nossa cidade. Diferente do que alguns estão habituados a fazer Lemos, Ademar e Paulo se colocaram a disposição para ouvir críticas e sugestões. "Um grupo, para ser grupo, tem de ouvir a todos antes de se posicionar e decidir. Queremos nos esforçar para contribuir com Venturosa." Foi o que ouvi de um dos idealizadores do evento. "O próximo passo será dialogar com o prefeito".


Algumas observações:


* A Pesquisa IPEC "encomendada" pela Itapuama FM (E que até agora não divulgou os índices de aprovação do atual governo) não contava com essa. Ainda me causa desconforto um grupo divulgar informações sobre quem nem é candidato e é uma de suas lideranças. Será que ainda hoje Lemos, Ademar e Paulo Tenório ainda possuem juntos apenas 17% das intenções de voto?


** Indago-me se em uma campanha a falta de apoio por parte dessas pessoas e do grupo que elas representam pesará num partido que até agora se diz e se comporta como imbatível.


**** Uma nova Pesquisa IPEC ("encomendada" pela Itapuama FM de novo?) foi realizada em Venturosa recentemente. Este blogueiro está mais que ansioso pelos resultados (E ainda espera com igual ansiedade os índices de aprovação do atual governo).





sábado, 5 de novembro de 2011

Dilma, Haddad e o ENEN - Óootima

Zezé e Luciano by Maurício Ricardo

Solidariedade aos educadores do município de Pedra


Conversando com uma pessoa amiga, uma verdadeira guerreira da causa da educação, fui informado das duras condições impostas aos educadores da rede municipal de Pedra - PE.

De acordo com o que foi relatado:

- Os educadores não receberam devidamente os reajuste do piso salarial nos anos de 2010 e 2011.

- Há um constante atraso no pagamento dos salários.

- Os educadores não recebem pelo título de especialização em sua área, tendo igual remuneração a um servidor em inicio de carreira e apenas com a formação do Magistério.

- Houve uma movimentação da câmara de vereadores liderada pelo vereador Elias Soares para fiscalizar a aplicação das verbas do FUNDEB, mas alguns que prometeram apoio à causa dos professores voltaram atrás ou sequer compareceram.

Os educadores resistem bravamente a todas as adversidades e afirmam: "A luta continua"!

Este blogueiro torna-se solidário a essa luta e deixa esse espaço aberto para notícias a respeito do movimento por uma educação de qualidade e pela real valorização dos professores e professoras do município de Pedra.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Em relação ao dia de finados...

imagem ilustrativa


Essa foi a primeira vez que fui ao cemitério de Venturosa. Até agora evitava a visita ao local de descanso dos meus antepassados. Gostava mais da ideia que guardei dos meus entes queridos enquanto eles estavam vivos e as vezes admitir para nós mesmos o ciclo natural da vida é algo complicado, envolve muitas experiências.

Acompanhei meu pai na visita do túmulo do meu avô paterno e de minha avó materna, Luiz Enedino e Dona Marica. Enquanto procurávamos os jazigos me deparei com uma triste realidade. Sei que o que expressarei não é novidade para ninguém, mas a situação do Cemitério é vergonhosa. Não há mais espaço, não há como se locomover sem pisar sobre os túmulos. Enquanto estive lá alguém reclamava por não localizar o túmulo do pai - A cruz havia sido retirada .

Soube que já existe um terreno comprado para um novo cemitério embora não saiba a que pé vai o projeto. Mesmo que o novo cemitério venha a ser construído em breve o atual deve receber atenção do poder público. A forma como ele foi tratado durante tantos anos não transparece o respeito que aqueles que fizeram nossa história merecem. Recordo de uma revista impressa com parcos recursos por Genildo Bezerra, o palhaço Pipoquinha, que alertava desde o início dessa década sobre a situação caótica em que se encontrava o cemitério. Muito tempo se passou e quase nada foi feito.

Talvez porque os que lá repousam sejam incapazes de reclamar.